sábado, 3 de agosto de 2013

Prova-biologia-enem-2010


  1. ENEM - 2010

    Muitos processos erosivos se concentram nas encostas, principalmente aqueles motivados pela água e pelo vento. No entanto, os reflexos também são sentidos nas áreas de baixada, onde geralmente há ocupação urbana.
    Um exemplo desses reflexos na vida cotidiana de muitas cidades brasileiras é
    A) a maior ocorrência de enchentes, já que os rios assoreados comportam menos água em seus leitos.
    B) a contaminação da população pelos sedimentos trazidos pelo rio e carregados de matéria orgânica.
    C) o desgaste do solo em áreas urbanas, causado pela redução do escoamento superficial pluvial na encosta.
    D) a maior facilidade de captação de água potável para o abastecimento público, já que é maior o efeito do escoamento sobre a infiltração.
    E) o aumento da incidência de doenças como a amebíase na população urbana, em decorrência do escoamento de água poluída do topo das encostas.
    Comentário: As consequências do processo de erosão em encostas não se limitam apenas às áreas afetadas. Os sedimentos transportados pelas águas são levados para as áreas mais baixas e os leitos dos rios. O acúmulo de sedimentos nesses leitos, fenômeno conhecido como assoreamento, diminui o volume das suas calhas, produzindo, nos períodos de chuvas, enchentes de maiores proporções no local.  
  2. ENEM - 2010 - Os lixões são o pior tipo de disposição final dos resíduos sólidos de uma cidade, representando um grave problema ambiental e de saúde pública. Nesses locais, o lixo é jogado diretamente no solo e a céu aberto, sem nenhuma norma de controle, o que causa, entre outros problemas, a contaminação do solo e das águas pelo chorume (líquido escuro com alta carga poluidora, proveniente da decomposição da matéria orgânica presente no lixo).
    RICARDO, B.; CANPANILLI, M. Almanaque Brasil Socioambiental 2008. São Paulo, Instituto Sociambiental, 2007.
    Considere um município que deposita os resíduos sólidos produzidos por sua população em um lixão. Esse procedimento é considerado um problema de saúde pública porque os lixões
    A) causam problemas respiratórios, devido ao mau cheiro que provém da decomposição.
    B) são locais propícios a proliferação de vetores de doenças, além de contaminarem o solo e as águas.
    C) provocam o fenômeno da chuva ácida, devido aos gases oriundos da decomposição da matéria orgânica.
    D) são instalados próximos ao centro das cidades, afetando toda a população que circula diariamente na área.
    E) são responsáveis pelo desaparecimento das nascentes na região onde são instalados, o que leva à escassez de água.
    Comentário:  Normalmente localizados na periferia urbana, os lixões, por não apresentarem uma solução eficiente para o destino final dos resíduos sólidos nas grandes cidades, tendem a se tornar problemas para as autoridades de saúde, devido à decomposição dos resíduos orgânicos (chorume), comprometendo os recursos hídricos (com a contaminação de águas subterrâneas e leito de rios) e o solo. Também são consideradas áreas de disseminação de doenças, por serem locais propícios à proliferação de vetores como pequenos roedores e insetos.
    (fonte: http://veja.abril.com.br/educacao/enem) 
  3. ENEM - 2010 - A vacina, o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos biológicos diferentes. Pessoas que viajam para regiões em que ocorrem altas incidências de febre amarela, de picadas de cobras peçonhentas e de leptospirose e querem evitar ou tratar problemas de saúde relacionados a essas ocorrências devem seguir determinadas orientações.
    Ao procurar um posto de saúde, um viajante deveria ser orientado por um médico a tomar preventivamente ou como medida de tratamento
    A) antibióticos contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e vacina contra a leptospirose.
    B) vacina contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e antibiótico caso entre em contato com a Leptospira sp.
    C) soro contra o vírus da febre amarela, antibiótico caso seja picado por uma cobra e soro contra toxinas bacterianas.
    D) antibiótico ou soro, tanto contra o vírus da febre amarela como para veneno de cobras, e vacina contra a leptospirose.
    E) soro antiofídico e antibiótico contra a Leptospira sp e vacina contra a febre amarela caso entre em contato com o vírus causador da doença.
    Comentário: A febre amarela é provocada por um vírus; a prevenção dessa doença se faz por meio de vacinação. Picadas de cobra são tratadas com soro antiofídico. A leptospirose é causada por uma bactéria; no tratamento dessa enfermidade empregam-se antibióticos. 
  4. ENEM - 2010 - O fósforo, geralmente representado pelo íon de fosfato (PO4–3), é um ingrediente insubstituível da vida, já que é parte constituinte das membranas celulares e das moléculas do DNA e do trifosfato de adenosina (ATP), principal forma de armazenamento de energia das células. O fósforo utilizado nos fertilizantes agrícolas é extraído de minas, cujas reservas estão cada vez mais escassas. Certas práticas agrícolas aceleram a erosão do solo, provocando o transporte de fósforo para sistemas aquáticos, que fica imobilizado nas rochas. Ainda, a colheita das lavouras e o transporte dos restos alimentares para os lixões diminuem a disponibilidade dos íons no solo. Tais fatores têm ameaçado a sustentabilidade desse íon.
    Uma medida que amenizaria esse problema seria:
    A) Incentivar a reciclagem de resíduos biológicos, utilizando dejetos animais e restos de culturas para produção de adubo.
    B) Repor o estoque retirado das minas com um íon sintético de fósforo para garantir o abastecimento da indústria de fertilizantes.
    C) Aumentar a importação de íons fosfato dos países ricos para suprir as exigências das indústrias nacionais de fertilizantes.
    D) Substituir o fósforo dos fertilizantes por outro elemento com a mesma função para suprir as necessidades do uso de seus íons.
    E) Proibir, por meio de lei federal, o uso de fertilizantes com fósforo pelos agricultores, para diminuir sua extração das reservas naturais.
    Comentário: A reciclagem de resíduos biológicos e a incorporação deles ao solo permite a reutilização de seus componentes minerais, dentre eles o fósforo, pela vegetação. 
  5. ENEM - 2010 - O texto “O voo das Folhas” traz uma visão dos índios Ticunas para um fenômeno usualmente observado na natureza.
    O voo das Folhas
    Com o vento
    as folhas se movimentam.
    E quando caem no chão
    ficam paradas em silêncio.
    Assim se forma o ngaura. O ngaura cobre o chão da floresta, enriquece a terra e alimenta as árvores.
    As folhas velhas morrem para ajudar o crescimento das folhas novas.
    Dentro do ngaura vivem aranhas, formigas, escorpiões, centopeias, minhocas, cogumelos e vários tipo de outros seres muito pequenos.]
    As folhas também caem nos lagos, nos igarapés e igapós.
    A natureza segundo os Ticunas / Livros das Árvores. Organização Geral dos Professores Bilíngues Ticunas, 2000.
    Na visão dos índios Ticunas, a descrição sobre o ngaura permite classificá-lo como um produto diretamente relacionado ao ciclo
    A) da água.
    B) do oxigênio.
    C) do fósforo.
    D) do carbono.
    E) do nitrogênio.
    Comentário: A questão se refere aos restos orgânicos decompostos no solo. Esse material está diretamente relacionado ao ciclo do nitrogênio e também, em certa medida, ao ciclo do fósforo. 
  6. ENEM - 2010 - O despejo de dejetos de esgotos domésticos e industriais vem causando sérios problemas aos rios brasileiros. Esses poluentes são ricos em substâncias que contribuem para a eutrofização de ecossistemas, que é um enriquecimento da água por nutrientes, o que provoca um grande crescimento bacteriano e, por fim, pode promover escassez de oxigênio.
    Uma maneira de evitar a diminuição da concentração de oxigênio no ambiente é:
    A) Aquecer as águas dos rios para aumentar a velocidade de decomposição dos dejetos.
    B) Retirar do esgoto os materiais ricos em nutrientes para diminuir a sua concentração nos rios.
    C) Adicionar bactérias anaeróbicas às águas dos rios para que elas sobrevivam mesmo sem o oxigênio.
    D) Substituir produtos não degradáveis por biodegradáveis para que as bactérias possam utilizar os nutrientes.
    E) Aumentar a solubilidade dos dejetos no esgoto para que os nutrientes fiquem mais acessíveis às bactérias.
    Comentário: Uma maneira de evitar a eutrofização é tratar previamente o esgoto a fim de reduzir a quantidade de nutrientes (que provêm de materiais orgânicos). Dessa forma, reduz-se a proliferação bacteriana e o consequente consumo de oxigênio por esses micro-organismos. 
  7. ENEM - 2010 - No ano de 2000, um vazamento em dutos de óleo na baía de Guanabara (RJ) causou um dos maiores acidentes ambientais do Brasil. Além de afetar a fauna e a flora, o acidente abalou o equilíbrio da cadeia alimentar de toda a baía. O petróleo forma uma película na superfície da água, o que prejudica as trocas gasosas da atmosfera com a água e desfavorece a realização de fotossíntese pela algas, que estão na base da cadeia alimentar hídrica.
    Além disso, o derramamento de óleo contribuiu para o envenenamento das árvores e, consequentemente, para a intoxicação da fauna e flora aquáticas, bem como conduziu a morte diversas espécies de animais, entre outras formas de vida, afetando também a atividade pesqueira.
    LAUBIER. L. Diversidade da Maré Negra. In: Scientific American Brasil. 4(39), ago. 2005 (adaptado).
    A situação exposta no texto e suas implicações
    A) indicam a independência da espécie humana com relação ao ambiente marinho.
    B) alertam para a necessidade do controle da poluição ambiental para a redução do efeito estufa.
    C) ilustram a interdependência das diversas formas de vida (animal, vegetal e outras) e o seu habitat.
    D) indicam a alta resistência do meio ambiente à ação do homem, além de evidenciar a sua sustentabilidade
    mesmo em condições extremas de poluição.
    E) evidenciam a grande capacidade animal de se adaptar às mudanças ambientais, em contraste com a baixa capacidade das espécies vegetais, que estão na base da cadeia alimentar hídrica.
    Comentário: A situação exposta no texto põe em evidência as profundas relações entre as diversas formas de vida e delas com o ambiente em que vivem.
  8. ENEM - 2010 - Para explicar a absorção de nutrientes, bem como a função das microvilosidades das membranas das células que revestem as paredes internas do intestino delgado, um estudante realizou o seguinte experimento:
    Colocou 200mL de água em dois recipientes. No primeiro recipiente, mergulhou, por 5 segundos, um pedaço de papel liso, como na FIGURA 1; no segundo recipiente, fez o mesmo com um pedaço de papel com dobras simulando as microvilosidades, conforme FIGURA 2. Os dados obtidos foram: a quantidade de água absorvida pelo papel liso foi de
    8mL, enquanto pelo papel dobrado foi de 12mL.

    Com base nos dados obtidos, infere-se que a função das microvilosidades intestinais com relação à absorção de nutrientes pelas células das paredes internas do intestino é a de
    A) manter o volume de absorção.
    B) aumentar a superfície de absorção.
    C) diminuir a velocidade de absorção.
    D) aumentar o tempo de absorção.
    E) manter a seletividade na absorção.
    Comentário: O pedaço de papel dobrado, embora ocupe a mesma área (10 cm × 5 cm) do papel liso, apresenta uma maior superfície de contato com a água, o que permite uma absorção maior. 
  9. ENEM - 2010 - Alguns anfíbios e répteis são adaptados à vida subterrânea. Nessa situação, apresentam algumas características corporais como, por exemplo, ausência de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns casos, ausências de olhos.
    Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que
    A) as características citadas no texto foram originadas pela seleção natural.
    B) a ausência de olhos teria sido causada pela falta de uso dos mesmos, segundo a lei do uso e desuso.
    C) o corpo anelado é uma característica fortemente adaptativa, mas seria transmitida apenas à primeira geração de descendentes.
    D) as patas teriam sido perdidas pela falta de uso e, em seguida, essa característica foi incorporada ao patrimônio genético e então transmitidas aos descendentes.
    E) as características citadas no texto foram adquiridas por meio de mutações e depois, ao longo do tempo, foram selecionadas por serem mais adaptadas ao ambiente em que os organismos se encontram.
    Comentário: Sob um ponto de vista lamarckista clássico, a falta de uso da visão pelo animal levaria à ausência de olhos; tal característica acabaria por se perpetuar na descendência (lei do uso e desuso, seguida de herança dos caracteres adquiridos). 
  10. ENEM - 2010 - Um ambiente capaz de asfixiar todos os animais conhecidos do planeta foi colonizado por pelo menos três espécies diferentes de invertebrados marinhos. Descobertos a mais de 3000 m de profundidade no Mediterrâneo, eles são os primeiros membros do reino animal a prosperar mesmo diante da ausência total de oxigênio. 
    Até agora, achava-se que só bactérias pudessem ter esse estilo de vida. Não admira que os bichos pertençam a um grupo pouco conhecido, o dos loricíferos, que mal chegam a 1,0 mm. Apesar do tamanho, possuem cabeça, boca, sistema digestivo e uma carapaça. A adaptação dos bichos à vida no sufoco é tão profunda que suas células dispensaram as chamadas mitocôndrias.
    LOPES, R. J. Italianos descobrem animal que vive em água sem oxigênio. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br.
    Acesso em: 10 abr. 2010 (adaptado).
    Que substâncias poderiam ter a mesma função do O2 na respiração celular realizada pelos loricíferos?
    A) S e CH4
    B) S e NO3
    C) H2 e NO3
    D) CO2 e CH4
    E) H2 e CO2
    Comentário: Na respiração celular aeróbia, o oxigênio é o aceptor final de elétrons na cadeia respiratória. Na respiração anaeróbia, essa função é desempenhada pelo enxofre, pelo nitrato e por outros aceptores. 
  11. ENEM - 2010 - O abastecimento de nossas necessidades energéticas futuras dependerá certamente do desenvolvimento de tecnologias para aproveitar a energia solar com maior eficiência. A energia solar é a maior fonte de energia mundial. Num dia ensolarado, por exemplo, aproximadamente 1 kJ de energia solar atinge cada metro quadrado da superfície terrestre por segundo. No entanto, o aproveitamento dessa energia é difícil porque ela é  diluída (distribuída por uma área muito extensa) e oscila com o horário e as condições climáticas. O uso efetivo da energia solar depende de formas de estocar a energia coletada para uso posterior.
    BROWN, T. Química e Ciência Central. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
    Atualmente, uma das formas de se utilizar a energia solar tem sido armazená-la por meios de processos químicos endotérmicos que mais tarde podem ser revertidos para liberar calor. Considerando a reação: 
    e analisando-a como potencial mecanismo para o aproveitamento posterior da energia solar, conclui-se que se trata de uma estratégia
    A) insatisfatória, pois a reação apresentada não permite que a energia presente no meio externo seja absorvida pelo sistema para ser utilizada posteriormente.
    B) insatisfatória, uma vez que há formação de gases poluentes e com potencial poder explosivo, tornando-a uma reação perigosa e de difícil controle.
    C) insatisfatória, uma vez que há formação de gás CO que não possui conteúdo energético passível de ser aproveitado posteriormente e é considerado um gás poluente.
    D) satisfatória, uma vez que a reação direta ocorre com absorção de calor e promove a formação das substâncias combustíveis que poderão ser utilizadas posteriormente para obtenção de energia e realização de trabalho útil.
    E) satisfatória, uma vez que a reação direta ocorre com liberação de calor havendo ainda a formação das substâncias combustíveis que poderão ser utilizadas posteriormente para obtenção de energia e realização de trabalho útil.
    Comentário: Conforme a afirmação: “Uma das formas de se utilizar a energia solar tem sido armazená-la por meio de processos químicos endotérmicos que mais tarde podem ser revertidos para liberar calor.”
    A reação:
    é endotérmica e produz substâncias combustíveis que em contato com um comburente (O2) podem fornecer energia. 
  12. ENEM - 2010 - O uso prolongado de lentes de contato, sobretudo durante a noite, aliado a condições precárias de higiene representam fatores de risco para o aparecimento de uma infecção denominada ceratite microbiana, que causa ulceração inflamatória da córnea. Para interromper o processo da doença, é necessário tratamento antibiótico. De modo geral, os fatores de risco provocam a diminuição da oxigenação corneana e determinam mudanças no seu metabolismo, de um estado aeróbico para anaeróbico. Como decorrência, observa-se a diminuição no número e na velocidade de mitoses do epitélio, o que predispõe ao aparecimento de defeitos epiteliais e à invasão bacteriana.
    CRESTA, F. Lente de contato e infecção ocular. Revista Sinopse de Oftalmologia. São Paulo: Moreira Jr., v. 04, n. 04, 2002 (adaptado).
    A instalação das bactérias e o avanço do processo infeccioso na córnea estão relacionados a algumas características gerais desses microrganismos, tais como:
    A) A grande capacidade de adaptação, considerando as constantes mudanças no ambiente em que se reproduzem e o processo aeróbico como a melhor opção desses microrganismos para a obtenção de energia.
    B) A grande capacidade de sofrer mutações, aumentando a probabilidade do aparecimento de formas resistentes e o processo anaeróbico da fermentação como a principal via de obtenção de energia.
    C) A diversidade morfológica entre as bactérias, aumentando a variedade de tipos de agentes infecciosos e a nutrição heterotrófica, como forma de esses microrganismos obterem matéria-prima e energia.
    D) O alto poder de reprodução, aumentando a variabilidade genética dos milhares de indivíduos e a nutrição heterotrófica, como única forma de obtenção de matéria-prima e energia desses microrganismos.
    E) O alto poder de reprodução, originando milhares de descendentes geneticamente idênticos entre si e a diversidade metabólica, considerando processos aeróbicos e anaeróbicos para a obtenção de energia.
    Comentário: A capacidade de reprodução acentuada e a plasticidade metabólica (aerobiose e anaerobiose) das bactérias são características gerais desses organismos. 
  13. ENEM - 2010 -


    Dois pesquisadores percorreram os trajetos marcados no mapa. A tarefa deles foi analisar os ecossistemas e, encontrando problemas, relatar e propor medidas de recuperação. A seguir, são reproduzidos trechos aleatórios extraídos dos relatórios desses dois pesquisadores.
    Trechos aleatórios extraídos do relatório do pesquisador P1:
    I. “Por causa da diminuição drástica das espécies vegetais deste ecossistema, como os pinheiros, a gralha-azul também está em processo de extinção”.
    II. “As árvores de troncos tortuosos e cascas grossas que predominam nesse ecossistema estão sendo utilizadas em carvoarias”.
    Trechos aleatórios extraídos do relatório do pesquisador P2:
    III. “Das palmeiras que predominam nesta região podem ser extraídas substâncias importantes para a economia regional”.
    IV. “Apesar da aridez desta região, em que encontramos muitas plantas espinhosas, não se pode desprezar a sua biodiversidade”.
    Ecossistemas brasileiros: mapa da distribuição dos ecossistemas. Disponível em
    http://educação.uol.com.br/ciencias/ult168u52.jhtm. Acesso em: 20 abr. 2010 (adaptado) Os trechos I, II, III e IV referem-se, pela ordem, aos seguintes ecossistemas:
    A) Caatinga, Cerrado, Zona dos cocais e Floresta Amazônica.
    B) Mata de Araucárias, Cerrado, Zona dos cocais e Caatinga.
    C) Manguezais, Zona dos cocais, Cerrado e Mata Atlântica.
    D) Floresta Amazônica, Cerrado, Mata Atlântica e Pampas.
    E) Mata Atlântida, Cerrado, Zona dos cocais e Pantanal.
    Comentário: Os biomas descritos nos trechos I, II, III e IV do texto correspondem, respectivamente, à Mata de Araucárias, no Cerrado, à Zona dos Cocais e à Caatinga. 
  14. ENEM - 2010 - Investigadores das Universidades de Oxford e da Califórnia desenvolveram uma variedade de Aedes aegypti geneticamente modificada que é candidata para uso na busca de redução na transmissão do vírus da dengue. 
    Nessa nova variedade de mosquito, as fêmeas não conseguem voar devido à interrupção do desenvolvimento do músculo das asas. A modificação genética introduzida é um gene dominante condicional, isso é, o gene tem expressão dominante (basta apenas uma cópia do alelo) e este só atua nas fêmeas.
    FU, G. et al. Female-specific flightless phenotype for mosquito control.
    PNAS 107 (10): 4550-4554, 2010.
    Prevê-se, porém, que a utilização dessa variedade de Aedes aegypti demore ainda anos para ser implementada, pois há demanda de muitos estudos com relação ao impacto ambiental. A liberação de machos de Aedes aegypti dessa variedade geneticamente modificada reduziria o número de casos de dengue em uma determinada região porque
    A) diminuiria o sucesso reprodutivo desses machos transgênicos.
    B) restringiria a área geográfica de voo dessa espécie de mosquito.
    C) dificultaria a contaminação e reprodução do vetor natural da doença.
    D) tornaria o mosquito menos resistente ao agente etiológico da doença.
    E) dificultaria a obtenção de alimentos pelos machos geneticamente modificados.
    Comentário: Fêmeas incapazes de voar, que deverão nascer em maior número nas gerações seguintes, também estão impossibilitadas de se contaminar sugando o sangue de doentes, além de terem maior dificuldade em se reproduzir.  
  15. ENEM - 2010 - Três dos quatro tipos de testes atualmente empregados para a detecção de príons patogênicos em tecidos
    Analisando os testes I, II e III, para a detecção de príons patogênicos, identifique as condições em que os resultados
    A) Animal A, lâmina B e gel A.
    B) Animal A, lâmina A e gel B.
    C) Animal B, lâmina A e gel B.
    D) Animal B, lâmina B e gel A.
    E) Animal A, lâmina B e gel B.
     
    COMENTÁRIO: No teste I, a morte do animal B revela a presença de príons patogênicos. No teste II, a lâmina A mostra um resultado positivo para anticorpos contra o príon patogênico. No caso do teste III, o gel B revela que não ocorreu digestão por proteases, às quais o príon patogênico é resistente. 
  16. ENEM - 2010 - De 15% a 20% da área de um canavial precisa ser renovada anualmente. Entre o período de corte e o de plantação de novas canas, os produtores estão optando por plantar leguminosas, pois elas fixam nitrogênio no solo, um adubo natural para a cana. Essa opção de rotação é agronomicamente favorável, de forma que municípios canavieiros são hoje grandes produtores de soja, amendoim e feijão.
    As encruzilhadas da fome. Planeta. São Paulo, ano 36, no 430, jul. 2008 (adaptado).
    A rotação de culturas citada no texto pode beneficiar economicamente os produtores de cana porque
    A) a decomposição da cobertura morta dessas culturas resulta em economia na aquisição de adubos industrializados.
    B) o plantio de cana-de-açúcar propicia um solo mais adequado para o cultivo posterior de soja, do amendoim e do feijão.
    C) as leguminosas absorvem do solo elementos químicos diferentes dos absorvidos pela cana, restabelecendo o equilíbrio do solo.
    D) a queima dos restos vegetais do cultivo da cana-de-açúcar transforma-se em cinzas, sendo reincorporadas ao solo, o que gera economia na aquisição de adubo.
    E) a soja, o amendoim e o feijão, além de possibilitarem a incorporação ao solo de determinadas moléculas disponíveis na atmosfera, são grãos comercializados no mercado produtivo.
    Comentário: O cultivo das leguminosas (soja, amendoim e feijão), além de sua importância econômica, enriquece o solo em elementos nitrogenados, favorecendo o cultivo da cana, posteriormente. 
  17. ENEM - 2010 - Diversos comportamentos e funções fisiológicas do nosso corpo são periódicos, sendo assim, são classificados como ritmo biológico. Quando o ritmo biológico responde a um período aproximado de 24 horas, ele é denominado ritmo circadiano. Esse ritmo diário é mantido pelas pistas ambientais de claro-escuro e determina comportamentos como o ciclo do sono-vigília e o da alimentação. Uma pessoa, em condições normais, acorda às 8 h e vai dormir às 21 h, mantendo seu ciclo de sono dentro do ritmo dia e noite. Imagine que essa mesma pessoa tenha sido mantida numa sala totalmente escura por mais de quinze dias. Ao sair de lá, ela dormia às 18 h e acordava às 3 h da manhã. Além disso, dormia mais vezes durante o dia, por curtos períodos de tempo, e havia perdido a noção da contagem dos dias, pois, quando saiu, achou que havia passado muito mais tempo no escuro.
    BRANDÃO, M. L. Psicofisiologia. São Paulo: Atheneu, 2000 (adaptado).
    Em função das características observadas, conclui-se que a pessoa
    A) apresentou aumento do seu período de sono contínuo e passou a dormir durante o dia, pois seu ritmo biológico foi alterado apenas no período noturno.
    B) apresentou pouca alteração do seu ritmo circadiano, sendo que sua noção de tempo foi alterada somente pela sua falta de atenção à passagem do tempo.
    C) estava com seu ritmo já alterado antes de entrar na sala, o que significa que apenas progrediu para um estado mais avançado de perda do ritmo biológico no escuro.
    D) teve seu ritmo biológico alterado devido à ausência de luz e de contato com o mundo externo, no qual a noção de tempo de um dia é modulada pela presença ou ausência do sol.
    E) deveria não ter apresentado nenhuma mudança do seu período de sono porque, na realidade, continua com o seu ritmo normal, independentemente do ambiente em que seja colocada.
    Comentário: O ritmo circadiano (palavra que significa “cerca de um dia”) é claramente perturbado pela ausência da alternância entre períodos de claro e de escuro. 
  18. ENEM - 2010 - O lixão que recebia 130 toneladas de lixo e contaminava a região com o seu chorume (líquido derivado da decomposição de compostos orgânicos) foi recuperado, transformando-se em um aterro sanitário controlado, mudando a qualidade de vida e a paisagem e proporcionando condições dignas de trabalho para os que dele subsistiam.
    Revista Promoção da Saúde da Secretaria de Políticas de Saúde.
    Ano 1, no 4, dez. 2000 (adaptado).
    Quais procedimentos técnicos tornam o aterro sanitário mais vantajoso que o lixão, em relação às problemáticas abordadas no texto?
    A) O lixo é recolhido e incinerado pela combustão a altas temperaturas.
    B) O lixo hospitalar é separado para ser enterrado e sobre ele, colocada cal virgem.
    C) O lixo orgânico e inorgânico é encoberto, e o chorume canalizado para ser tratado e neutralizado.
    D) O lixo orgânico é completamente separado do lixo inorgânico, evitando a formação de chorume.
    E) O lixo industrial é separado e acondicionado de forma adequada, formando uma bolsa de resíduos.
    Comentário: O aterro sanitário se diferencia do lixão porque nele adotam-se procedimentos técnicos em que o lixo é compactado e recoberto por uma camada de terra, sendo o chorume canalizado e tratado de modo a não contaminar o solo e os lençóis freáticos. 
  19. ENEM - 2010 - Deseja-se instalar uma estação de geração de energia elétrica em um município localizado no interior de um pequeno vale cercado de altas montanhas de difícil acesso. A cidade é cruzada por um rio, que é fonte de água para consumo, irrigação das lavouras de subsistência e pesca. Na região, que possui pequena extensão territorial, a incidência solar é alta o ano todo. A estação em questão irá abastecer apenas o município apresentado.
    Qual forma de obtenção de energia, entre as apresentadas, é a mais indicada para ser implantada nesse município de modo a causar o menor impacto ambiental?
    A) Termelétrica, pois é possível utilizar a água do rio no sistema de refrigeração.
    B) Eólica, pois a geografia do local é própria para a captação desse tipo de energia.
    C) Nuclear, pois o modo de resfriamento de seus sistemas não afetaria a população.
    D) Fotovoltaica, pois é possível aproveitar a energia solar que chega à superfície do local.
    E) Hidrelétrica, pois o rio que corta o município é suficiente para abastecer a usina construída.
    Comentário: Nas condições do enunciado, a melhor opção seria o uso das células fotovoltaicas, pois a incidência solar é alta o ano todo.
  20. ENEM - 2010

    O esquema mostra depósitos em que aparecem fósseis de animais do Período Jurássico. As rochas em que se encontram esses fósseis são
    A) magmáticas, pois a ação de vulcões causou as maiores extinções desses animais já conhecidas ao longo da história terrestre.
    B) sedimentares, pois os restos podem ter sido soterrados e litificados com o restante dos sedimentos.
    C) magmáticas, pois são as rochas mais facilmente erodidas, possibilitando a formação de tocas que foram posteriormente lacradas.
    D) sedimentares, já que cada uma das camadas encontradas na figura simboliza um evento de erosão dessa área representada.
    E) metamórficas, pois os animais representados precisavam estar perto de locais quentes.
    Comentário: As rochas ilustradas são sedimentares, formadas pela deposição de sedimentos provenientes de rochas mais antigas e restos de matéria orgânica animal e vegetal. A deposição, combinada a outros processos geológicos — como a litificação, a compactação e a cimentação —, originaram essas rochas, que apresentam como uma das suas principais características a estratificação de camadas.
  21. ENEM - 2010 - A usina hidrelétrica de Belo Monte será construída no rio Xingu, no município de Vitória de Xingu, no Pará. A usina será a terceira maior do mundo e a maior totalmente brasileira, com capacidade de 11,2 mil megawatts. 
    Os índios do Xingu tomam a paisagem com seus cocares, arcos e flechas. Em Altamira, no Pará, agricultores fecharam estradas de uma região que será inundada pelas águas da usina.
    BACOCCINA, D.; QUEIROZ. G.; BORGES, R. Fim do leilão, começo da confusão.
    Istoé Dinheiro. Ano 13, no 655,28 abr. 2010 (adaptado).
    Os impasses, resistências e desafios associados à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte estão relacionados
    A) ao potencial hidrelétrico dos rios no norte e nordeste quando comparados às bacias hidrográficas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
    B) à necessidade de equilibrar e compatibilizar o investimento no crescimento do país com os esforços para a a conservação ambiental.
    C) à grande quantidade de recursos disponíveis para as obras e à escassez dos recursos direcionados para o pagamento pela desapropriação das terras.
    D) ao direito histórico dos indígenas à posse dessas terras e à ausência de reconhecimento desse direito por parte das empreiteiras.
    E) ao aproveitamento da mão de obra especializada disponível na região Norte e o interesse das construtoras na vinda de profissionais do Sudeste do país.
    Comentário: A energia hidrelétrica é de fundamental importância para o crescimento econômico do país. Ao anunciar a construção de uma nova usina na Amazônia, o maior desafio para os gerentes do empreendimento será viabilizar o projeto, compatibilizando-o com a conservação ambiental de uma das mais ricas biodiversidades do planeta. 
  22. ENEM - 2010 - “Pecado nefando” era expressão correntemente utilizada pelos inquisidores para a sodomia. Nefandus: o que não pode ser dito. A Assembleia de clérigos reunida em Salvador, em 1707, considerou a sodomia “tão péssimo e horrendo crime”, tão contrário à lei da natureza que “era indigno ser nomeado” e, por isso mesmo, nefando.
    NOVAIS, F; MELLO E SOUZA, L. História da Vida Privada no Brasil. V. 1. São Paulo: Companhia das Letras, 1997 (adaptado).
    O número de homossexuais assassinados no Brasil bateu o recorde histórico em 2009. De acordo com o Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais (LGBT — Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis), nesse ano foram registrados 195 mortos por motivação homofóbica no País.
    Disponível em: www.alemdanoticia.com.br/ultimas_noticias.php?codnoticia=3871.
    Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado).

    A homofobia é a rejeição e menosprezo à orientação sexual do outro e, muitas vezes, expressa-se sob a forma de comportamentos violentos. Os textos indicam que as condenações públicas, perseguições e assassinatos de homossexuais no país estão associados
    A) à baixa representatividade política de grupos organizados que defendem os direitos de cidadania dos homossexuais.
    B) à falência da democracia no país, que torna impeditiva a divulgação de estatísticas relacionadas à violência contra homossexuais.
    C) à Constituição de 1988, que exclui do tecido social os homossexuais, além de impedi-los de exercer seus direitos políticos.
    D) a um passado histórico marcado pela demonização do corpo e por formas recorrentes de tabus e intolerância.
    E) a uma política eugênica desenvolvida pelo Estado, justificada a partir dos posicionamentos de correntes filosófico-científicas.
    COMENTÁRIO: A homofobia e suas manifestações discriminatórias e violentas são antigas e sólidas expressões de preconceito nas sociedades. Ainda que relativamente recentes, e apesar da frequente omissão do Estado, os grupos homossexuais vêm se articulando para enfrentar o segregacionismo e se autoafirmar no âmbito dos direitos da cidadania.
      
  23. ENEM - 2012 - A cárie dental resulta da atividade de bactérias que degradam os açúcares e os transformam em ácidos que corroem a porção mineralizada dos dentes. O flúor, juntamente com o cálcio e um açúcar chamado xilitol, agem inibindo esse processo. Quando não se escovam os dentes corretamente e neles acumulam-se restos de alimentos, as bactérias que vivem na boca aderem aos dentes, formando a placa bacteriana ou biofilme. Na placa, elas transformam o açúcar dos restos de alimentos em ácidos, que corroem o esmalte do dente formando uma cavidade, que é a cárie. Vale lembrar que a placa bacteriana se forma mesmo na ausência de ingestão de carboidratos fermentáveis, pois as bactérias possuem polissacarídeos intracelulares de reserva.
    Disponível em: http://www.diariodasaude.com.br. Acesso em: 11 ago 2010 (adaptado).
    cárie 1. destruição de um osso por corrosão progressiva,
    *cárie dentária: efeito da destruição da estrutura dentária por bactérias.
    HOUAISS, Antônio. Dicionário eletrônico. Versão 1.0. Editora Objetiva, 2001 (adaptado).
    A partir da leitura do texto, que discute as causas do aparecimento de cáries, e da sua relação com as informações do dicionário, conclui-se que a cárie dental resulta, principalmente, de
    A) falta de flúor e de cálcio na alimentação diária da população brasileira.
    B) consumo exagerado do xilitol, um açúcar, na dieta alimentar diária do indivíduo.
    C) redução na proliferação bacteriana quando a saliva é desbalanceada pela má alimentação.
    D) uso exagerado do flúor, um agente que em alta quantidade torna-se tóxico à formação dos dentes.
    E) consumo excessivo de açúcares na alimentação e má higienização bucal, que contribuem para a proliferação de bactérias.
    COMENTÁRIO: 
    De acordo com o texto, a má higienização bucal e restos de alimentos, como açúcares, favorecem a proliferação de bactérias que provocam a cárie dental.  
  24. ENEM - 2010 - As cidades industrializadas produzem grandes proporções de gases como o CO2, o principal gás causador do efeito estufa. Isso ocorre por causa da quantidade de combustíveis fósseis queimados, principalmente no transporte, mas também em caldeiras industriais. Além disso, nessas cidades concentram-se as maiores áreas com solos asfaltados e concretados, o que aumenta a retenção de calor, formando o que se conhece por “ilhas de calor”. Tal fenômeno ocorre porque esses materiais absorvem o calor e o devolvem para o ar sob a forma de radiação térmica.
    Em áreas urbanas, devido à atuação conjunta do efeito estufa e das “ilhas de calor”, espera-se que o consumo de energia elétrica
    A) diminua devido à utilização de caldeiras por indústrias metalúrgicas.
    B) aumente devido ao bloqueio da luz do sol pelos gases do efeito estufa.
    C) diminua devido à não necessidade de aquecer a água utilizada em indústrias.
    D) aumente devido à necessidade de maior refrigeração de indústrias e residências.
    E) diminua devido à grande quantidade de radiação térmica reutilizada.
    COMENTÁRIO:
    O efeito estufa e as “ilhas de calor” causam o aumento da temperatura local, impondo a necessidade de maior refrigeração, tanto em indústrias cujas máquinas devem operar em certas faixas de temperatura, quanto em residências, a fim de garantir conforto térmico aos seus habitantes. Logo, haverá aumento do consumo de energia elétrica. 
  25. ENEM - 2010 - A lavoura arrozeira na planície costeira da região sul do Brasil comumente sofre perdas elevadas devido à salinização da água de irrigação, que ocasiona prejuízos diretos, como a redução de produção da lavoura. 
    Solos com processo de salinização avançado não são indicados, por exemplo, para o cultivo de arroz. As plantas retiram a água do solo quando as forças de embebição dos tecidos das raízes são superiores às forças com que a água é retirada no solo.
    WINKEL. H.L.; TSCHIEDEL, M. Cultura do arroz: salinização de solos em cultivos de arroz.
    Disponível em: http://agropage.tripod.com/saliniza.hml. Acesso em: 25 jun. 2010 (adaptado).
    A presença de sais na solução do solo faz com que seja dificultada a absorcão de água pelas plantas, o que provoca o fenômeno conhecido por seca fisiológica, caracterizado pelo(a)
    A) aumento da salinidade, em que a água do solo atinge uma concentração de sais maior que a das células das raízes das plantas, impedindo, assim, que a água seja absorvida.
    B) aumento da salinidade, em que o solo atinge um nível muito baixo de água, e as plantas não têm força de sucção para absorver a água.
    C) diminuição da salinidade, que atinge um nível em que as plantas não têm forças de sucção, fazendo com que a água não seja absorvida.
    D) aumento da salinidade, que atinge um nível em que as plantas têm muita sudação, não tendo força de sucção para superá-la.
    E) diminuição da salinidade, que atinge um nível em que as plantas ficam túrgidas e não têm força de sudação para superá-la.
    COMENTÁRIO:
    O aumento da concentração de sais no solo impede que as células das raízes dos vegetais absorvam água por osmose.

Um comentário:

  1. Essas questões tão furada, a maior parte não bate com as questões do Enem 2010. Pois eu fiz a consulta.

    ResponderExcluir