sábado, 3 de agosto de 2013

Prova-biologia-enem-2009


  1. ENEM - 2009 - A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99%, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2O), metano (CH4), ozônio (O3) e o óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1% do ar que respiramos. Os gases traços, por serem constituídos por pelo menos três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da Revolução Industrial (século XIX), a concentração de gases traços na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da concentração de CO2 na atmosfera: o desmatamento. 
    BROWN, I. F.; ALECHANDRE, A. S. Conceitos básicos sobre clima carbono, florestas e comunidades. A.G. Moreira & S. Schwartzman.
    As mudanças climáticas globais e os ecossistemas brasileiros.
    Brasília: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, 2000 (adaptado). 
    Considerando o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é 
    (A) reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização refrigerada.
    (B) promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH4.
    (C) reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera.
    (D) aumentar a concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande quantidade de calor.
    (E) remover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor.
    Comentário:
    O efeito estufa é um processo natural que ocorre na Terra e é muito importante para a vida dos seres vivos, por manter a temperatura global em equilíbrio. Mas com o desenvolvimento das cidades, a poluição, o desmatamento, além da retirada excessiva dos recursos naturais para consumo, este processo tem se intensificado aumentando o aquecimento do planeta devido ao acúmulo de gases como CO2 na atmosfera.
    As plantas são muito importantes neste equilíbrio da temperatura na Terra, pois elas necessitam de gás carbônico para realizar seus processos químicos, assim como nós precisamos de oxigênio para sobreviver. Assim, se reduzirmos o desmatamento, reduziremos também o excesso de gás carbônico presente no planeta devido à absorção realizada pelos vegetais. Desta forma, a quantidade de plantas influencia na temperatura global. Quanto maior o número de plantas maior será o consumo de gás carbônico por elas e menor a quantidade de gases que retém o calor na Terra.
     
  2. ENEM - 2009 - Analise a figura:

    Supondo que seja necessário dar um título para essa figura, a alternativa que melhor traduziria o processo representado seria:
    a) Concentração média de álcool no sangue ao longo do dia.
    b) Variação da frequência da ingestão de álcool ao longo das horas.
    c) Concentração mínima de álcool no sangue a partir de diferentes dosagens.
    d) Estimativa de tempo necessário para metabolizar diferentes quantidades de álcool.
    e) Representação gráfica da distribuição de frequência de álcool em determinada hora do dia.
    Comentário: 
    Um possível título para o gráfico da figura poderia ser: “Estimativa do tempo necessário para metabolizar diferentes quantidades de álcool”. Isso se conclui pelo fato de que, quanto maior a quantidade inicial de álcool ingerida, mais tempo decorre até que essa concentração diminua, indicando um maior tempo para metabolizar. 
  3. ENEM - 2009 - Estima-se que haja atualmente no mundo 40 milhões de pessoas infectadas pelo HIV (o vírus que causa a AIDS), sendo que as taxas de novas infecções continuam crescendo, principalmente na África, Ásia e Rússia. Nesse cenário de pandemia, uma vacina contra o HIV teria imenso impacto, pois salvaria milhões de vidas. Certamente seria um marco na história planetária e também uma esperança para as populações carentes de tratamento
    antiviral e de acompanhamento médico.
    TANURI, A.; FERREIRA JUNIOR, O. C. Vacina contra Aids: desafios e esperanças. Ciência Hoje (44) 26, 2009 (adaptado).
    Uma vacina eficiente contra o HIV deveria
    A) induzir a imunidade, para proteger o organismo da contaminação viral.
    B) ser capaz de alterar o genoma do organismo portador, induzindo a síntese de enzimas protetoras.
    C) produzir antígenos capazes de se ligarem ao vírus, impedindo que este entre nas células do organismo humano.
    D) ser amplamente aplicada em animais, visto que esses são os principais transmissores do vírus para os seres humanos.
    E) estimular a imunidade, minimizando a transmissão do vírus por gotículas de saliva.
    Comentário: Uma vacina induz a imunidade por meio da produção de anticorpos específicos contra determinado antígeno de um microorganismo.
    O vírus do HIV (vírus da imunodeficiência adquirida) infecta células de defesa do organismo se incorporando ao genoma do portador e se proliferando. Com uma vacina substâncias ou partes de microorganismos atenuados induziriam o sistema imunológico a desenvolver anticorpos de resistência. Por isso, uma vacina eficiente seria aquela capaz de proteger o organismo da contaminação.   
  4. ENEM - 2009 - Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas. 
    Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram 
    (A) os genótipos e os fenótipos idênticos. 
    (B) os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.
    (C) diferenças nos genótipos e fenótipos.
    (D) o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes. 
    (E) o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos. 
    Comentário: Como as plantas foram clonadas, significa que são geneticamente idênticas à planta mãe e entre si. Assim, possuem o mesmo genótipo (constituição genética do indivíduo). Mas como as plantas sofreram diferentes condições de luz, isso alterou suas características externas (neste caso a cor). A planta que permaneceu no escuro apresentou folhas amareladas.
    Mesmo com genótipos idênticos, o fenótipo pode sofrer alterações de acordo com a interação do indivíduo com as diferentes condições do ambiente em que está. E foi isso o que ocorreu.
     
  5. ENEM - 2009 - O ciclo biogeoquímico do carbono compreende diversos compartimentos, entre os quais a Terra, a atmosfera e os oceanos, e diversos processos que permitem a transferência de compostos entre esses reservatórios. Os estoques de carbono armazenados na forma de recursos não renováveis, por exemplo, o petróleo, são limitados, sendo de grande relevância que se perceba a importância da substituição de combustíveis fósseis por combustíveis de fontes renováveis. 
    A utilização de combustíveis fósseis interfere no ciclo do carbono, pois provoca 
    (A) aumento da porcentagem de carbono contido na Terra. 
    (B) redução na taxa de fotossíntese dos vegetais superiores. 
    (C) aumento da produção de carboidratos de origem vegetal. 
    (D) aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera. 
    (E) redução da quantidade global de carbono armazenado nos oceanos.
    Comentário: A utilização de combustíveis fósseis como o petróleo, aumenta a emissão de carbono na atmosfera. E o acúmulo de carbono causa o aumento do efeito estufa. Assim, a Terra se aquece cada vez mais. Por isso, devemos utilizar combustíveis de fontes renováveis, minimizando a poluição. 
  6. ENEM - 2009 - Um novo método para produzir insulina artificial que utiliza tecnologia de DNA recombinante foi desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a iniciativa privada. Os pesquisadores modificaram geneticamente a bactéria Escherichia coli para torná-la capaz de sintetizar o hormônio. O processo permitiu fabricar insulina em maior quantidade e em apenas 30 dias, um terço do tempo necessário para obtê-la pelo método tradicional, que consiste na extração do hormônio a partir do pâncreas de animais abatidos. 
    Ciência Hoje, 24 abr. 2001. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br (adaptado). 
    A produção de insulina pela técnica do DNA recombinante tem, como consequência, 
    (A) o aperfeiçoamento do processo de extração de insulina a partir do pâncreas suíno.
    (B) a seleção de microrganismos resistentes a antibióticos.
    (C) o progresso na técnica da síntese química de hormônios. 
    (D) impacto favorável na saúde de indivíduos diabéticos.
    (E) a criação de animais transgênicos. 
    Comentário:
    Pessoas com diabetes possuem níveis altos de glicose no sangue, devido à não produção ou produção insuficiente de insulina, o que pode gerar diversas consequências. Assim, consequência da produção de insulina pela técnica do DNA recombinante favorece a saúde e a vida dos diabéticos.
     
  7. ENEM  - 2009 - A economia moderna depende da disponibilidade de muita energia em diferentes formas, para funcionar e crescer. No Brasil, o consumo total de energia pelas indústrias cresceu mais de quatro 
    vezes no período entre 1970 e 2005. Enquanto os investimentos em energias limpas e renováveis, como solar e eólica, ainda são incipientes, ao se avaliar a possibilidade de instalação de usinas geradoras de energia elétrica, diversos fatores devem ser levados em consideração, tais como os impactos causados ao ambiente e às populações locais. 
    RICARDO, B.; CAMPANILI, M. Almanaque Brasil socioambiental. 
    São Paulo: Instituto Socioambiental, 2007 (adaptado). 
    Em uma situação hipotética, optou-se por construir uma usina hidrelétrica em região que abrange diversas quedas d’água em rios cercados por mata, alegando-se que causaria impacto ambiental muito menor que uma usina termelétrica. Entre os possíveis impactos da instalação de uma usina hidrelétrica nessa região, inclui-se 
    (A) a poluição da água por metais da usina. 
    (B) a destruição do habitat de animais terrestres. 
    (C) o aumento expressivo na liberação de CO2 para a atmosfera. 
    (D) o consumo não renovável de toda água que passa pelas turbinas. 
    (E) o aprofundamento no leito do rio, com a menor deposição de resíduos no trecho de rio anterior à represa.
    Comentário: 
    Na construção de usinas hidrelétricas há a criação de reservatórios de água, fonte de geração de energia. O local destes reservatórios, composto por grandes áreas verdes, é onde vivem diferentes seres vivos. Então, quando uma usina hidrelétrica é instalada, o habitat de diferentes animais é destruído. Nestes casos, as empresas responsáveis devem realizar o resgate dos animais.
  8. ENEM - 2009 - As mudanças climáticas e da vegetação ocorridas nos trópicos da América do Sul têm sido bem documentadas por diversos autores, existindo um grande acúmulo de evidências geológicas ou paleoclimatológicas que evidenciam essas mudanças ocorridas durante o Quaternário nessa região. Essas mudanças resultaram em restrição da distribuição das florestas pluviais, com expansões concomitantes de habitats não-florestais durante períodos áridos (glaciais), seguido da expansão das florestas pluviais e restrição das áreas não-florestais durante períodos úmidos (inter glaciais). 
    Disponível em: http://zoo.bio.ufpr.br. 
    Acesso em: 1 maio 2009. 
    Durante os períodos glaciais, 
    (A) as áreas não-florestais ficam restritas a refúgios ecológicos devido à baixa adaptabilidade de espécies não-florestais a ambientes áridos. 
    (B) grande parte da diversidade de espécies vegetais é reduzida, uma vez que necessitam de condições semelhantes a dos períodos interglaciais. 
    (C) a vegetação comum ao cerrado deve ter se limitado a uma pequena região do centro do Brasil, da qual se expandiu até atingir a atual distribuição. 
    (D) plantas com adaptações ao clima árido, como o desenvolvimento de estruturas que reduzem a perda de água, devem apresentar maior área de distribuição. 
    (E) florestas tropicais como a amazônica apresentam distribuição geográfica mais ampla, uma vez que são densas e diminuem a ação da radiação solar sobre o solo e reduzem os efeitos da aridez 
    Comentário: Nos períodos de mudanças climáticas as plantas que possuem adaptações são as que se sobressaem. Por isso, em períodos glaciais, aqueles vegetais que desenvolveram estruturas capazes de mantê-los vivos e resistentes às adversidades são os que apresentam maior área de distribuição.  
  9. ENEM - 2009 - A fotossíntese é importante para a vida na Terra. Nos cloroplastos dos organismos fotossintetizantes, a energia solar é convertida em energia química que, juntamente com água e gás carbônico (CO2), é utilizada para a síntese de compostos orgânicos (carboidratos). A fotossíntese é o único processo de importância biológica capaz de realizar essa conversão. Todos os organismos, incluindo os produtores, aproveitam a energia armazenada nos carboidratos para impulsionar os processos celulares, liberando CO2 para a atmosfera e água para a célula por meio da respiração celular. Além disso, grande fração dos recursos energéticos do planeta, produzidos tanto no presente (biomassa) como em tempos remotos (combustível fóssil), é resultante da atividade fotossintética. 
    As informações sobre obtenção e transformação dos recursos naturais por meio dos processos vitais de fotossíntese e respiração, descritas no texto, permitem concluir que 
    (A) o CO2 e a água são moléculas de alto teor energético. 
    (B) os carboidratos convertem energia solar em energia química. 
    (C) a vida na Terra depende, em última análise, da energia proveniente do Sol. 
    (D) o processo respiratório é responsável pela retirada de carbono da atmosfera. 
    (E) a produção de biomassa e de combustível fóssil, por si, é responsável pelo aumento de CO2 atmosférico.
    Comentário: O enfoque do texto é o processo de fotossíntese e a necessidade que todos os seres vivos possuem dela. E, para que a fotossíntese ocorra é necessária energia proveniente do Sol. A energia luminosa é utilizada pelas plantas e por outros organismos fotossintetizantes na síntese de matéria orgânica, que sustenta a vida na Terra. 
  10. ENEM - 2009 - Na manipulação em escala nanométrica, os átomos revelam características peculiares, podendo apresentar tolerância à temperatura, reatividade química, condutividade elétrica, ou mesmo exibir força de intensidade extraordinária. Essas características explicam o interesse industrial pelos nanomateriais que estão sendo muito pesquisados em diversas áreas , desde o desenvolvimento de cosméticos, tintas e tecidos, até o de terapias contra o câncer.
    LACAVA. Z. G. M; MORAIS, P. C. Nanobiotecnologia e Saúde. Disponível em: http://www.comciencia.br (adaptado).
    A utilização de nanopartículas na indústria e na medicina requer estudos mais detalhados, pois
    A) as partículas, quanto menores, mais potentes e radiativas se tornam.
    B) as partículas podem ser manipuladas, mas não caracterizadas com a atual tecnologia.
    C) as propriedades biológicas das partículas somente podem ser testadas em microrganismos.
    D) as partículas podem atravessar poros e canais celulares, o que poderia causar impactos desconhecidos aos seres vivos e, até mesmo, aos ecossistemas.
    E) o organismo humano apresenta imunidade contra partículas tão pequenas, já que apresentam a mesma dimensão das bactérias (um bilionésimo de metro).
    Comentário: Antes de lançar tais produtos que utilizam nanopartículas, deve ser feito um estudo criterioso dos impactos provocados por elas a fim de se obter a relação energia x efeito biológico. A eventual entrada de nanopartículas nas células poderá ocasionar alterações ainda não avaliadas, exigindo, portanto, estudo mais detido antes de sua aplicação.
  11. ENEM - 2009 - Para que todos os órgãos do corpo humano funcionem em boas condições, é necessário que a temperatura do corpo fique sempre entre 36 º(C) e 37 ºC. Para manter-se dentro dessa faixa, em dias de muito calor ou durante intensos exercícios físicos, uma série de mecanismos fisiológicos é acionada.Pode-se citar como o principal responsável pela manutenção da temperatura corporal humana o sistema
    (A) digestório, pois produz enzimas que atuam na quebra de alimentos calóricos.
    (B) imunológico, pois suas células agem no sangue, diminuindo a condução do calor.
    (C) nervoso, pois promove a sudorese, que permite perda de calor por meio da evaporação da água. 
    (D) reprodutor, pois secreta hormônios que alteram a temperatura, principalmente durante a menopausa.
    (E) endócrino, pois fabrica anticorpos que, por sua vez, atuam na variação do diâmetro dos vasos periféricos.

    Comentário: Nos seres endotérmicos ou homeotérmicos a temperatura corporal é mantida constante, ou seja, dentro de uma faixa precisa de variação. Assim, nos dias de excessivo calor, para regulação da temperatura corpórea, o sistema nervoso promove a sudorese que ao liberar suor libera também parte do calor, sendo muito importante para a manutenção da vida. Grandes variações podem levar inclusive à morte.
  12. ENEM - 2009 A abertura e a pavimentação de rodovias em zonas rurais e regiões afastadas dos centros urbanos, por um lado, possibilita melhor acesso e maior integração entre as comunidades, contribuindo com o desenvolvimento social e urbano de populações isoladas. Por outro lado, a construção de rodovias pode trazer impactos indesejáveis ao meio ambiente, visto que a abertura de
    estradas pode resultar na fragmentação de habitats, comprometendo o fluxo gênico e as interações entre espécies silvestres, além de prejudicar o fluxo natural de rios e riachos, possibilitar o ingresso de espécies exóticas em ambientes naturais e aumentar a pressão antrópica sobre os ecossistemas nativos. 
    BARBOSA, N. P. U.; FERNANDES, G. W. A destruição do jardim. Scientific 
    American Brasil. Ano 7, número 80, dez. 2008 (adaptado). 
    Nesse contexto, para conciliar os interesses aparentemente contraditórios entre o progresso social e urbano e a conservação do meio ambiente, seria razoável
    (A) impedir a abertura e a pavimentação de rodovias em áreas rurais e em regiões preservadas, pois a qualidade de vida e as tecnologias encontradas nos centros urbanos são prescindíveis às populações rurais.
    (B) impedir a abertura e a pavimentação de rodovias em áreas rurais e em regiões preservadas, promovendo a migração das populações rurais para os centros urbanos, onde a qualidade de vida é melhor.
    (C) permitir a abertura e a pavimentação de rodovias apenas em áreas rurais produtivas, haja vista que nas demais áreas o retorno financeiro necessário para produzir uma melhoria na qualidade de vida da região não é garantido.
    (D) permitir a abertura e a pavimentação de rodovias, desde que comprovada a sua real necessidade e após a realização de estudos que demonstrem ser possível contornar ou compensar seus impactos ambientais. 
    (E) permitir a abertura e a pavimentação de rodovias, haja vista que os impactos ao meio ambiente são temporários e podem ser facilmente revertidos com as tecnologias existentes para recuperação de áreas degradadas.
    Comentário:
    O desenvolvimento das cidades e uma melhor qualidade de vida aos moradores urbanos requerem dentre inúmeros requisitos, a construção de estradas e rodovias que ligam as cidades diminuindo o tempo gasto para chegar a outros locais. Ocorre que, com isso, o meio ambiente é prejudicado, perdendo sua harmonia natural. Por isso, as rodovias devem ser abertas somente depois de verificada e comprovada extrema necessidade e realizados estudos que possibilitem uma forma de minimizar seus impactos ambientais.
  13. ENEM - 2009 - Os seres vivos apresentam diferentes ciclos de vida, caracterizados pelas fases nas quais gametas são produzidos e pelos processos reprodutivos que resultam na geração de novos indivíduos.
    Considerando-se um modelo simplificado padrão para geração de indivíduos viáveis, a alternativa que corresponde ao observado em seres humanos é: # C
    Comentário: No caso do ser humano, cada indivíduo possui gametas haploides (n), espermatozoide e óvulo. Após a fecundação, esses gametas se unem formando o zigoto ou célula ovo diploide (2n). Este zigoto irá sofrer processo de mitose, no qual se dividirá originando novas células até formar um ser completo que quando adulto sofrerá processo de meiose para a formação de novos gametas.
  14. ENEM - 2009 - Um medicamento, após ser ingerido, atinge a corrente sanguínea e espalha-se pelo organismo, mas, como suas moléculas “não sabem” onde é que está o problema, podem atuar em locais diferentes do local “alvo” e desencadear efeitos além daqueles desejados. Não seria perfeito se as moléculas dos medicamentos soubessem exatamente onde está o problema e fossem apenas até aquele local exercer sua ação? A técnica conhecida como iontoforese, indolor e não invasiva, promete isso. Como mostram as figuras, essa nova técnica baseia-se na aplicação de uma corrente elétrica de baixa intensidade sobre a pele do paciente, permitindo que fármacos permeiem membranas biológicas e alcancem a corrente sanguínea, sem passar pelo estômago. Muitos pacientes relatam apenas um formigamento no local de aplicação. O objetivo da corrente elétrica é formar poros que permitam a passagem do fármaco de interesse. A corrente elétrica é distribuída por eletrodos, positivo e negativo, por meio de uma solução aplicada sobre a pele. Se a molécula do medicamento tiver carga elétrica positiva ou negativa, ao entrar em contato com o eletrodo de carga de mesmo sinal, ela será repelida e forçada a entrar na pele (eletrorrepulsão - A). Se for neutra, a molécula será forçada a entrar na pele juntamente com o fluxo de solvente fisiológico que se forma entre os eletrodos (eletrosmose - B).

    De acordo com as informações contidas no texto e nas figuras, o uso da iontoforese
    (A) provoca ferimento na pele do paciente ao serem introduzidos os eletrodos, rompendo o epitélio. 
    (B) aumenta o risco de estresse nos pacientes, causado pela aplicação da corrente elétrica. 
    (C) inibe o mecanismo de ação dos medicamentos no tecido alvo, pois estes passam a entrar por meio da pele. 
    (D) diminui o efeito colateral dos medicamentos, se comparados com aqueles em que a ingestão se faz por via oral. 
    (E) deve ser eficaz para medicamentos constituídos de moléculas polares e ineficaz, se essas forem apolares.
    Comentário: No texto, pode-se verificar que a técnica denominada iontoforese é indolor e não invasiva. Além disso, os fármacos passam pela pele, minimizando os efeitos colaterais que podem ser causados pela passagem de medicamentos no trato digestório. 
    O uso da iontoforese diminui o efeito colateral dos medicamentos, pois permite que os mesmos permeiem pelas membranas biológicas e alcancem a corrente sanguínea, sem passar pelo estômago. Não provoca ferimentos na pele nem aumenta o risco de estresse nos pacientes e é eficaz tanto para medicamentos constituídos de moléculas polares como de moléculas apolares. 
  15. ENEM - 2009 - Cerca de 1% do lixo urbano é constituído por resíduos sólidos contendo elementos tóxicos. Entre esses elementos estão metais pesados como o cádmio, o chumbo e o mercúrio, componentes de pilhas e baterias, que são perigosos à saúde humana e ao meio ambiente. Quando descartadas em lixos comuns, pilhas e baterias vão para aterros sanitários ou lixões a céu aberto, e o vazamento de seus componentes contamina o solo, os rios e o lençol freático, atingindo a flora e a fauna. Por serem bioacumulativos e não biodegradáveis, esses metais chegam de forma acumulada aos seres humanos, por meio da cadeia alimentar. 
    A legislação vigente (Resolução CONAMA nº 257/1999) regulamenta o destino de pilhas e baterias após seu esgotamento energético e determina aos fabricantes e/ou importadores a quantidade máxima permitida desses metais em cada tipo de pilha/bateria, porém o problema ainda persiste. 
    Disponível em: http://www.mma.gov.br. 
    Acesso em: 11 jul. 2009 (adaptado). 
    Uma medida que poderia contribuir para acabar definitivamente com o problema da poluição ambiental por metais pesados relatado no texto seria 
    (A) deixar de consumir aparelhos elétricos que utilizem pilha ou bateria como fonte de energia. 
    (B) usar apenas pilhas ou baterias recarregáveis e de vida útil longa e evitar ingerir alimentos contaminados, especialmente peixes. 
    (C) devolver pilhas e baterias, após o esgotamento da energia armazenada, à rede de assistência técnica especializada para repasse a fabricantes e/ou importadores. 
    (D) criar nas cidades, especialmente naquelas com mais de 
    100 mil habitantes, pontos estratégicos de coleta de baterias e pilhas, para posterior repasse a fabricantes e/ou importadores. 
    (E) exigir que fabricantes invistam em pesquisa para a substituição desses metais tóxicos por substâncias menos nocivas ao homem e ao ambiente, e que não sejam bioacumulativas.
    Comentário:
    A iniciativa tomada pelos fabricantes, em investir em pesquisa para a substituição dos metais tóxicos por substâncias menos nocivas, resolveria o problema definitivamente, uma vez que o descarte incorreto já não seria tão perigoso. Medidas como devolução ao fabricante após o uso, produtos recarregáveis e pontos de coleta, não são totalmente eficientes, visto que nem todos possuem uma consciência ambiental.
     
  16. ENEM - 2009 - Os planos de controle e erradicação de doenças em animais envolvem ações de profilaxia e dependem em grande medida da correta utilização e interpretação de testes diagnósticos. O quadro mostra um exemplo hipotético de aplicação de um teste diagnóstico.
    Manual Técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal – PNCEBT. Brasília: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2006 (adaptado).
    Considerando que, no teste diagnóstico, a sensibilidade é a probabilidade de um animal infectado ser classificado como positivo e a especificidade é a probabilidade de um animal não infectado ter
    resultado negativo, a interpretação do quadro permite inferir que
    (A) a especificidade aponta um número de 5 falsos positivos.
    (B) o teste, a cada 100 indivíduos infectados, classificaria 90 como positivos.
    (C) o teste classificaria 96 como positivos em cada 100 indivíduos não infectados.
    (D) ações de profilaxia são medidas adotadas para o tratamento de falsos positivos.
    (E) testes de alta sensibilidade resultam em maior número de animais falsos negativos comparado a um teste de baixa sensibilidade.
    Comentário: 
    Conforme indica a tabela, num grupo de 50 indivíduos infectados e submetidos ao teste, observa-se resultado positivo em 45. Logo, em 100 indivíduos infectados submetidos ao teste, 90 seriam classificados como positivos.
    ou
    O total de pessoas infectadas é 50. Dentre esses 50, são positivos 45 e são negativos 05. Então, a cada 100 pessoas infectadas, (o dobro do que está na tabela), 90 serão positivos e 10 serão negativos. 
  17. ENEM - 2009 - O processo de industrialização tem gerado sérios problemas de ordem ambiental, econômica e social, entre os quais se pode citar a chuva ácida. Os ácidos usualmente presentes em maiores proporções na água da chuva são o H2CO3, formado pela reação do CO2 atmosférico com a água, o HNO3, o HNO2, o H2SO4 e o H2SO3. Esses quatro últimos são formados principalmente a partir da reação da água com os óxidos de nitrogênio e de enxofre gerados pela queima de combustíveis fósseis. 
    A formação de chuva mais ou menos ácida depende não só da concentração do ácido formado, como também do tipo de ácido. Essa pode ser uma informação útil na elaboração de estratégias para minimizar esse problema ambiental. Se consideradas concentrações idênticas, quais dos ácidos citados no texto conferem maior acidez às águas das chuvas? 
    (A) HNO3 e HNO2. 
    (B) H2SO4 e H2SO3. 
    (C) H2SO3 e HNO2. 
    (D) H2SO4 e HNO3. 
    (E) H2CO3 e H2SO3.
    Comentário: A força de um ácido é medida através de seu grau de ionização, uma vez que, ácidos fortes se ionizam mais rapidamente liberando maiores quantidades de íons H+. Tanto o ácido nítrico como o sulfúrico tornam a água da chuva ácida, ambos liberam grande quantidade de H+ em solução. Essa característica confere menores valores de pH e portanto uma maior acidez aos compostos.
  18. ENEM 2009 - Sabe-se que o olho humano não consegue diferenciar componentes de cores e vê apenas a cor resultante, diferentemente do ouvido, que consegue distinguir, por exemplo, dois instrumentos diferentes tocados simultaneamente. Os raios luminosos do espectro visível, que têm comprimento de onda entre 380nm e 780nm, incidem na córnea, passam pelo cristalino e são projetados na retina. Na retina, encontram-se dois tipos de fotorreceptores, os cones e os bastonetes, que convertem a cor e a intensidade da luz recebida em impulsos nervosos. Os cones distinguem as cores primárias: vermelho, verde e azul, e os bastonetes diferenciam apenas níveis de intensidade, sem separar comprimentos de onda. Os impulsos nervosos produzidos são enviados ao cérebro por meio do nervo óptico, para que se dê a percepção da imagem.
    Um indivíduo que, por alguma deficiência, não consegue captar as informações transmitidas pelos cones, perceberá um objeto branco, iluminado apenas por luz vermelha, como
    A) um objeto indefinido, pois as células que captam a luz estão inativas.
    B) um objeto rosa, pois haverá mistura da luz vermelha com o branco do objeto.
    C) um objeto verde, pois o olho não consegue diferenciar componentes de cores.
    D) um objeto cinza, pois os bastonetes captam luminosidade, porém não diferenciam cor.
    E) um objeto vermelho, pois a retina capta a luz refletida pelo objeto, transformando-a em vermelho.
    Comentário:
    Um indivíduo que apresente defeitos nos cones, e portanto deficiência na percepção das cores, só se valerá dos bastonetes e perceberá as imagens apenas em tons de cinza. 
  19. ENEM - 2009 - Uma pesquisadora deseja reflorestar uma área de mata ciliar quase que totalmente desmatada. Essa formação vegetal é um tipo de floresta muito comum nas margens de rios dos cerrados no Brasil central e, em seu clímax, possui vegetação arbórea perene e apresenta dossel fechado, com pouca incidência luminosa no solo e nas plântulas. Sabe-se que a incidência de luz, a disponibilidade de nutrientes e a umidade do solo são os principais fatores do meio ambiente físico que influenciam no desenvolvimento da planta. Para testar unicamente os efeitos da variação de luz, a pesquisadora analisou, em casas de vegetação com condições controladas, o desenvolvimento de plantas de 10 espécies nativas da região desmatada sob quatro condições de luminosidade: uma sob sol pleno e as demais em diferentes níveis de sombreamento. Para cada tratamento experimental, a pesquisadora relatou se o desenvolvimento da planta foi bom, razoável ou ruim, de acordo com critérios específicos. Os resultados obtidos foram os seguintes:

    (A) a espécie 8 é mais indicada que a 1, uma vez que aquela possui melhor adaptação a regiões com maior incidência de luz.
    (B) recomenda-se a utilização de espécies pioneiras, isto é, aquelas que suportam alta incidência de luz, como as espécies 2, 3 e 5.
    (C) sugere-se o uso de espécies exóticas, pois somente essas podem suportar a alta incidência luminosa característica de regiões desmatadas.
    (D) espécies de comunidade clímax, como as 4 e 7, são as mais indicadas, uma vez que possuem boa capacidade de aclimatação a diferentes ambientes.
    (E) é recomendado o uso de espécies com melhor desenvolvimento à sombra, como as plantas das espécies 4, 6, 7, 9 e 10, pois essa floresta, mesmo no estágio de degradação referido, possui dossel fechado, o que impede a entrada de luz.
    Comentário: Percebe-se, pelos dados da tabela, que as espécies 2, 3 e 5 são pioneiras e, assim, suportam alta incidência de luz típica de ambientes abertos. Assim, são espécies recomendadas para o reflorestamento de uma área desmatada. Como a área de mata ciliar está quase totalmente devastada e não está em seu clímax (vegetação de dossel fechado, com pouca incidência luminosa) é importante escolher as espécies pioneiras que têm crescimento rápido, são resistentes ao sol pleno e são menos exigentes quanto às características de fertilidade do solo, pois até que a vegetação seja formada, todo o solo e as plantas receberão incidência luminosa forte. Assim, posteriormente, as espécies não pioneiras poderão se desenvolver.
     
  20. ENEM - 2009 - Os ratos Peromyscus polionotus encontram-se distribuídos em ampla região na América do Norte. A pelagem de ratos dessa espécie varia do marrom claro até o escuro, sendo que os ratos de uma mesma população têm coloração muito semelhante. Em geral, a coloração da pelagem também é muito parecida à cor do solo da região em que se encontram, que também apresenta a mesma variação de cor, distribuída ao longo de um gradiente sul-norte. Na figura, encontram-se representadas sete diferentes populações de P. polionotus
    Cada população é representada pela pelagem do rato, por uma amostra de solo e por sua posição geográfica no mapa.

    O mecanismo evolutivo envolvido na associação entre cores de pelagem e de substrato é
    (A) a alimentação, pois pigmentos de terra são absorvidos e alteram a cor da pelagem dos roedores.
    (B) o fluxo gênico entre as diferentes populações, que mantém constante a grande diversidade inter populacional. 
    (C) a seleção natural, que, nesse caso, poderia ser entendida como a sobrevivência diferenciada de indivíduos com características distintas. 
    (D) a mutação genética, que, em certos ambientes, como os de solo mais escuro, têm maior ocorrência e capacidade de alterar significativamente a cor da pelagem dos animais.
    (E) a herança de caracteres adquiridos, capacidade de organismos se adaptarem a diferentes ambientes e transmitirem suas características genéticas aos descendentes.

    Comentário: As diferentes cores das pelagens são adaptações dos indivíduos a determinados ambientes. A explicação é a seleção natural, que é um processo de evolução na qual os organismos se adaptam e se especializam de acordo com as adversidades do meio em que vivem. A coincidência entre a cor da pelagem e a cor do solo revela uma adaptação das diferentes populações a diferentes condições do ambiente em que vivem. Isso se dá por meio de um processo de seleção natural, como revela o título do artigo que serviu de base ao enunciado (Natural selection along...). 
  21. ENEM - 2009 - O lixo orgânico de casa – constituído de restos de verduras, frutas, legumes, cascas de ovo, aparas de grama, entre outros –, se for depositado nos lixões, pode contribuir para o aparecimento de animais e de odores indesejáveis. Entretanto, sua reciclagem gera um excelente adubo orgânico, que pode ser usado no cultivo de hortaliças, frutíferas e plantas ornamentais. A produção do adubo ou composto orgânico se dá por meio da com postagem, um processo simples que requer alguns cuidados especiais. O material que é acumulado diariamente em recipientes próprios deve ser revirado com auxílio de ferramentas adequadas, semanalmente, de forma a homogeneizá-lo. É preciso também umedecê-lo periodicamente. O material de restos de capina pode ser intercalado entre uma camada e outra de lixo da cozinha. Por meio desse método, o adubo orgânico estará pronto em aproximadamente dois a três meses. 
    Como usar o lixo orgânico em casa? Ciência Hoje, v. 42, jun. 2008 (adaptado). 
    Suponha que uma pessoa, desejosa de fazer seu próprio adubo orgânico, tenha seguido o procedimento descrito no texto, exceto no que se refere ao umedecimento periódico do composto. Nessa situação, 
    (A) o processo de com postagem iria produzir intenso mau cheiro. 
    (B) o adubo formado seria pobre em matéria orgânica que não foi transformada em composto. 
    (C) a falta de água no composto vai impedir que microrganismos decomponham a matéria orgânica. 
    (D) a falta de água no composto iria elevar a temperatura da mistura, o que resultaria na perda de nutrientes essenciais. 
    (E) apenas microrganismos que independem de oxigênio poderiam agir sobre a matéria orgânica e transformá-la em adubo.
    Comentário: A falta de água vai impedir que microrganismos decomponham a matéria orgânica, pois a umidade é fator fundamental para a formação do adubo orgânico. Sem atividade microbiológica não há decomposição do lixo, e consequentemente não há formação da compostagem. 
  22. ENEM  - 2009 - Uma vítima de acidente de carro foi encontrada carbonizada devido a uma explosão. Indícios, como certos adereços de metal usados pela vítima, sugerem que a mesma seja filha de um determinado casal. Uma equipe policial de perícia teve acesso ao material biológico carbonizado da vítima, reduzido, praticamente, a fragmentos de ossos. Sabe-se que é possível obter DNA em condições para análise genética de parte do tecido interno de ossos. Os peritos necessitam escolher, entre cromossomos autossômicos, cromossomos sexuais (X e Y) ou DNAmt (DNA mitocondrial), a melhor opção para identificação do parentesco da vítima com o referido casal. Sabe-se que, entre outros aspectos, o número de cópias de um mesmo cromossomo por célula maximiza a chance de se obter moléculas não degradadas pelo calor da explosão. 
    Com base nessas informações e tendo em vista os diferentes padrões de herança de cada fonte de DNA citada, a melhor opção para a perícia seria a utilização 
    (A) do DNAmt, transmitido ao longo da linhagem materna,pois, em cada célula humana, há várias cópias dessa molécula. 
    (B) do cromossomo X, pois a vítima herdou duas cópias desse cromossomo, estando assim em número superior aos demais. 
    (C) do cromossomo autossômico, pois esse cromossomo apresenta maior quantidade de material genético quando comparado aos nucleares, como, por exemplo, o DNAmt. 
    (D) do cromossomo Y, pois, em condições normais, este é transmitido integralmente do pai para toda a prole e está presente em duas cópias em células de indivíduos do sexo feminino. 
    (E) de marcadores genéticos em cromossomos autossômicos, pois estes, além de serem transmitidos pelo pai e pela mãe, estão presentes em 44 cópias por célula, e os demais, em apenas uma.
    Comentário: O enunciado indica que, quanto maior o número de cópias de um certo cromossomo, maiores as chances de uma análise adequada do DNA da vítima. Assim, como uma célula apresenta grande número de mitocôndrias, o DNA dessas organelas se prestaria melhor para essa análise.Para verificar o parentesco da vítima com possíveis pais, a utilização do DNA mitocondrial, que é transmitido pela mãe e se encontra em grande quantidade nas células, é a melhor opção. 
  23. ENEM - 2009 - O cultivo de camarões de água salgada vem se desenvolvendo muito nos últimos anos na região Nordeste do Brasil e, em algumas localidades, passou a ser a principal atividade econômica. 
    Uma das grandes preocupações dos impactos negativos dessa atividade está relacionada à descarga, sem nenhum tipo de tratamento, dos efluentes dos viveiros diretamente no ambiente marinho, em estuários ou em manguezais. Esses efluentes possuem matéria orgânica particulada e dissolvida, amônia, nitrito, nitrato, fosfatos, partículas de sólidos em suspensão e outras substâncias que podem ser consideradas contaminantes potenciais. 
    CASTRO, C. B.; ARAGÃO, J. S.; COSTA-LOTUFO, L. V. Monitoramento da toxicidade de efluentes de uma fazenda de cultivo de camarão marinho. 
    Anais do IX Congresso Brasileiro deEcotoxicologia, 2006 (adaptado).
    Suponha que tenha sido construída uma fazenda de carcinicultura próximo a um manguezal. Entre as perturbações ambientais causadas pela fazenda, espera-se que 
    (A) a atividade microbiana se torne responsável pela reciclagem do fósforo orgânico excedente no ambiente marinho. 
    (B) a relativa instabilidade das condições marinhas torne as alterações de fatores físico-químicos pouco críticas à vida no mar. 
    (C) a amônia excedente seja convertida em nitrito, por meio do processo de nitrificação, e em nitrato, formado como produto intermediário desse processo. 
    (D) os efluentes promovam o crescimento excessivo de plantas aquáticas devido à alta diversidade de espécies vegetais permanentes no manguezal. 
    (E) o impedimento da penetração da luz pelas partículas em suspensão venha a comprometer a produtividade primária do ambiente marinho, que resulta da atividade metabólica do fitoplâncton. 
    Comentário: O acúmulo de partículas em suspensão na água dificulta a penetração de luz nesse meio, o que resulta numa diminuição da fotossíntese, comprometendo a produtividade primária do ambiente afetado.A descarga dos efluentes (que contém matéria orgânica e outras substâncias contaminantes que ficam em suspensão) pode impedir a passagem de luz, o que altera as cadeias alimentares, pois o fitoplâncton necessita de luz solar para produzir energia química. Se o fitoplâncton não consegue captar a luz solar para produzir a matéria orgânica que necessita, os animais que dele se alimentam não terão como adquirir energia gerando assim uma grande perturbação ambiental. 
  24. ENEM - 2009 - Os Yanomami constituem uma sociedade indígena do norte da Amazônia e formam um amplo conjunto linguístico e cultural. Para os Yanomami, urihi, a “terrafloresta”, não é um mero cenário inerte, objeto de exploração econômica, e sim uma entidade viva, animada por uma dinâmica de trocas entre os diversos seres que a povoam. A floresta possui um sopro vital, wixia, que é muito longo. Se não a desmatarmos, ela não morrerá. Ela não se decompõe, isto é, não se desfaz. É graças ao seu sopro úmido que as plantas crescem. A floresta não está morta pois, se fosse assim, as florestas não teriam folhas. Tampouco se veria água. Segundo os Yanomami, se os brancos os fizerem desaparecer para desmatá-la e morar no seu lugar, ficarão pobres e acabarão tendo fome e sede. 
    ALBERT, B. Yanomami, o espírito da floresta. Almanaque Brasil socioambiental. São Paulo: ISA, 2007 (adaptado). 
    De acordo com o texto, os Yanomami acreditam que 
    (A) a floresta não possui organismos decompositores.
    (B) o potencial econômico da floresta deve ser explorado. 
    (C) o homem branco convive harmonicamente com urihi. 
    (D) as folhas e a água são menos importantes para a floresta que seu sopro vital. 
    (E) Wixia é a capacidade que tem a floresta de se sustentar por meio de processos vitais. 
    Comentário: Os Yanomami consideram o wixia como um sopro vital que é responsável pelo crescimento das plantas, caracterizando assim, através desse processo, a capacidade da floresta de se sustentar por meio de processos vitais. 
  25. ENEM - 2009

    Reunindo-se as informações contidas nas duas charges, infere-se que
    (A) os regimes climáticos da Terra são desprovidos de padrões que os caracterizem.
    (B) as intervenções humanas nas regiões polares são mais intensas que em outras partes do globo.
    (C) o processo de aquecimento global será detido com a eliminação das queimadas.
    (D) a destruição das florestas tropicais é uma das causas do aumento da temperatura em locais distantes como os polos.
    (E) os parâmetros climáticos modificados pelo homem afetam todo o planeta, mas os processos naturais têm alcance regional.
    Comentário: O desmatamento das florestas tropicais gera um desequilíbrio climático, alterando as temperaturas de locais distantes, como por exemplo, os polos. Partindo da premissa de que existe relação entre a ação antrópica e as mudanças climáticas globais atuais, pode-se concluir, com base nas informações veiculadas pelas charges, que as queimadas das florestas tropicais estão entre as causas da elevação da temperatura do planeta e, consequentemente, de mudanças ambientais das regiões polares. 
  26. ENEM - 2009 - As áreas do planalto do cerrado – como a chapada dos Guimarães, a serra de Tapirapuã e a serra dos Parecis, no Mato Grosso, com altitudes que variam de 400 m a 800 m – são importantes para a planície pantaneira mato-grossense (com altitude média  inferior a 200 m), no que se refere à manutenção do nível de água, sobretudo durante a estiagem. Nas cheias, a inundação ocorre em função da alta pluviosidade nas cabeceiras dos rios, do afloramento de lençóis freáticos e da baixa declividade do relevo, entre outros fatores. Durante a estiagem, a grande biodiversidade é assegurada pelas águas da calha dos principais rios, cujo volume tem diminuído, principalmente nas cabeceiras. 
    Cabeceiras ameaçadas. Ciência Hoje. Rio de Janeiro: SBPC. Vol. 42, jun. 2008 (adaptado). 
    A medida mais eficaz a ser tomada, visando à conservação da planície pantaneira e à preservação de sua grande biodiversidade, é a conscientização da sociedade e a organização de movimentos sociais que exijam 
    (A) a criação de parques ecológicos na área do pantanal matogrossense. 
    (B) a proibição da pesca e da caça, que tanto ameaçam a biodiversidade. 
    (C) o aumento das pastagens na área da planície, para que a cobertura vegetal, composta de gramíneas, evite a erosão do solo. 
    (D) o controle do desmatamento e da erosão, principalmente nas nascentes dos rios responsáveis pelo nível das águas durante o período de cheias. 
    (E) a construção de barragens, para que o nível das águas dos rios seja mantido, sobretudo na estiagem, sem prejudicar os ecossistemas.
    Comentário: A planície pantaneira vem sofrendo, nas últimas décadas, um forte processo de degradação ambiental. A destruição da biodiversidade, o comprometimento do volume e da qualidade de suas águas e o intenso processo de erosão e assoreamento, como ocorre nas cabeceiras que a abastecem, estão entre as principais consequências da ação humana. A conscientização da sociedade acerca da importância de medidas que visem modificar tal quadro aparecem como ações fundamentais para que se altere essa situação.  controle do desmatamento irá reduzir a ocorrência de erosões, esse controle é extremamente necessário, principalmente da mata ciliar (próxima dos rios), minimizando o desnível dos rios. 
  27. ENEM - 2009 - À medida que a demanda por água aumenta, as reservas desse recurso vão se tornando imprevisíveis. Modelos matemáticos que analisam os efeitos das mudanças climáticas sobre a disponibilidade de água no futuro indicam que haverá escassez em muitas regiões do planeta. São esperadas mudanças nos padrões de precipitação, pois
    A) o maior aquecimento implica menor formação de nuvens e, consequentemente, a eliminação de áreas úmidas e subúmidas do globo.
    B) as chuvas frontais ficarão restritas ao tempo de permanência da frente em uma determinada localidade, o que limitará a produtividade das atividades agrícolas.
    C) as modificações decorrentes do aumento da temperatura do ar diminuirão a umidade e, portanto, aumentarão a aridez em todo o planeta.
    D) a elevação do nível dos mares pelo derretimento das geleiras acarretará redução na ocorrência de chuvas nos continentes, o que implicará a escassez de água para abastecimento.
    E) a origem da chuva está diretamente relacionada com a temperatura do ar, sendo que atividades antropogênicas são capazes de provocar interferências em escala local e global.
    Comentário:
    A origem da chuva está diretamente relacionada com a temperatura do ar. Isso significa que as mudanças climáticas provocadas pela ação antrópica (humana) podem provocar alterações na dinâmica da temperatura em escala global e, dessa forma, determinar a escassez ou o excesso de chuvas em algumas regiões. 
  28. ENEM - 2009 - A mais profunda objeção que se faz à ideia da criação de uma cidade, como Brasília, é que o seu desenvolvimento não poderá jamais ser natural. É uma objeção muito séria, pois provém de uma concepção de vida fundamental: a de que a atividade social e cultural não pode ser uma construção. Esquecem-se, porém, aqueles que fazem tal crítica, que o Brasil, como praticamente toda a América, é criação do homem ocidental.
    PEDROSA, M. Utopia: obra de arte. Vis — Revista do Programa de Pós-graduação em arte (UnB), Vol. 5, n. 1, 2006 (adaptado)
    As ideias apontadas no texto estão em oposição, porque
    A) a cultura dos povos é reduzida a exemplos esquemáticos que não encontram respaldo na história do Brasil ou da América.
    B) as cidades, na primeira afirmação, têm um papel mais fraco na vida social, enquanto a América é mostrada como um exemplo a ser evitado.
    C) a objeção inicial, de que as cidades não podem ser inventadas, é negada logo em seguida pelo exemplo utópico da colonização da América.
    D) a concepção fundamental da primeira afirmação defende a construção de cidades e a segunda mostra, historicamente, que essa estratégia acarretou sérios problemas.
    E) a primeira entende que as cidades devem ser organismos vivos, que nascem de forma espontânea, e a segunda mostra que há exemplos históricos que demonstram o contrário.
    Comentário:
    O texto apresenta ideias contrárias acerca do processo de formação das cidades. 
    A alternativa E elucida essa contradição ao apresentar as duas teses abordadas no texto: 1º-, a cidade como um organismo vivo, cujo crescimento é natural; 2º-, a cidade como produto de um processo de formação histórica.
  29. ENEM - 2009 - O homem construiu sua história por meio do constante processo de ocupação e transformação do espaço natural. Na verdade, o que variou, nos diversos momentos da experiência humana, foi a intensidade dessa exploração.
    Disponível em: http://www.simposioreformaagraria.propp.ufu.br.
    Acesso em: 09 jul. 2009 (adaptado).
    Uma das consequências que pode ser atribuída à crescente intensificação da exploração de recursos naturais, facilitada pelo desenvolvimento tecnológico ao longo da história, é
    A) a diminuição do comércio entre países e regiões, que se tornaram autossuficientes na produção de bens e serviços.
    B) a ocorrência de desastres ambientais de grandes proporções, como no caso de derramamento de óleo por navios petroleiros.
    C) a melhora generalizada das condições de vida da população mundial, a partir da eliminação das desigualdades econômicas na atualidade.
    D) o desmatamento, que eliminou grandes extensões de diversos biomas improdutivos, cujas áreas passaram a ser ocupadas por centros industriais modernos.
    E) o aumento demográfico mundial, sobretudo nos países mais desenvolvidos, que apresentam altas taxas de crescimento vegetativo.
    Comentário:
    A criação dos espaços geográficos a partir das transformações do espaço natural determinaram ao longo da história inúmeros desastres ambientais, dentre os quais o derramamento de óleo (petróleo) por navios petroleiros é apenas um dos exemplos mais lembrados.
  30. ENEM - 2009 - No presente, observa-se crescente atenção aos efeitos da atividade humana, em diferentes áreas, sobre o meio ambiente, sendo constante, nos fóruns internacionais e nas instâncias nacionais, a referência à sustentabilidade como princípio orientador de ações e propostas que deles emanam. A sustentabilidade explica-se pela
    A) incapacidade de se manter uma atividade econômica ao longo do tempo sem causar danos ao meio ambiente.
    B) incompatibilidade entre crescimento econômico acelerado e preservação de recursos naturais e de fontes não renováveis de energia.
    C) interação de todas as dimensões do bem-estar humano com o crescimento econômico, sem a preocupação com a conservação dos recursos naturais que estivera presente desde a Antiguidade.
    D) proteção da biodiversidade em face das ameaças de destruição que sofrem as florestas tropicais devido ao avanço de atividades como a mineração, a monocultura, o tráfico de madeira e de espécies selvagens.
    E) necessidade de se satisfazer as demandas atuais colocadas pelo desenvolvimento sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades nos campos econômico, social e ambiental.
    Comentário:
    O conceito de desenvolvimento sustentável foi divulgado pela ONU em 1987 num documento denominado “Nosso Futuro Comum”, segundo o qual, conforme o próprio título revela, o desenvolvimento atual não deveria comprometer a qualidade de vida das gerações futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário