sábado, 3 de agosto de 2013

Prova-biologia-enem-2004


  1. ENEM - 2004 - A grande produção brasileira de soja, com expressiva participação na economia do país, vem avançando nas regiões do Cerrado brasileiro. Esse tipo de produção demanda grandes extensões de terra, o que gera preocupação, sobretudo
    (A) econômica, porque desestimula a mecanização.
    (B) social, pois provoca o fluxo migratório para o campo.
    (C) climática, porque diminui a insolação na região.
    (D) política, pois deixa de atender ao mercado externo.
    (E) ambiental, porque reduz a biodiversidade regional. 
    COMENTÁRIO: O avanço do cultivo da soja em áreas de cerrado do centro-oeste de Minas Gerais e oeste da Bahia é um dos principais responsáveis pelo grande impacto ambiental, com destruição da flora e da fauna do segundo maior domínio fisiográfico e ecológico do Brasil. (fonte: guia do estudante)    
  2. ENEM - 2004 - Em 2003, deu-se início às discussões do Plano Amazônia Sustentável, que rebatiza o Arco do Desmatamento, uma extensa faixa que vai de Rondônia ao Maranhão, como Arco do Povoamento Adensado, a fim de reconhecer as demandas da população
    que vive na região. A Amazônia Ocidental, em contraste, é considerada nesse plano como uma área ainda amplamente preservada, na qual se pretende encontrar alternativas para tirar mais renda da floresta em pé do que por meio do desmatamento. O quadro apresenta as três macrorregiões e três estratégias que constam do Plano.
    Estratégias:
    I. Pavimentação de rodovias para levar a soja até o rio
    Amazonas, por onde será escoada.
    II. Apoio à produção de fármacos, extratos e couros vegetais.
    III. Orientação para a expansão do plantio de soja, atraindo os
    produtores para áreas já desmatadas e atualmente
    abandonadas.
    Considerando as características geográficas da Amazônia, aplicam-se às macrorregiões Amazônia Ocidental, Amazônia Central
    e Arco do Povoamento Adensado, respectivamente, as estratégias
    (A) I, II e III.      (B) I, III e II.      (C) III, I e II.      (D) II, I e III.      (E) III, II e I.
    COMENTÁRIO: A região da Amazônia Ocidental, área com maior preservação, estrategicamente, teria aproveitada a produção de fármacos (II); na Amazônia Central, a pavimentação de rodovias permitirá o escoamento principalmente da soja da região de Rondônia/Mato Grosso (I); e por fim, no Arco do Desmatamento (III), poderíamos otimizar o aproveitamento para a agricultura de um ponto já em processo de desmatamento na Amazônia. 
  3. ENEM - 2004 - As “margarinas” e os chamados “cremes vegetais” são produtos diferentes, comercializados em embalagens quase idênticas. O consumidor, para diferenciar um produto do outro, deve ler com atenção os dizeres do rótulo, geralmente em letras muito pequenas. As figuras que seguem representam rótulos desses dois produtos.

    Uma função dos lipídios no preparo das massas alimentícias é torná-las mais macias. Uma pessoa que, por desatenção, use 200 g de creme vegetal para preparar uma massa cuja receita pede 200 g de margarina, não obterá a consistência desejada, pois estará utilizando uma quantidade de lipídios que é, em relação à recomendada, aproximadamente
    (A) o triplo.
    (B) o dobro.
    (C) a metade.
    (D) um terço.
    (E) um quarto.
    RESOLUÇÃO: 
    Cálculo da quantidade de lipídeos na margarina:
    200 g margarina x 65 g lipídeos / 100 g margarina = 130 g lipídeos
    Cálculo da quantidade de lipídeos no creme vegetal:
    200 g creme vegetal x 35 g lipídeos / 100 g creme vegetal = 70 g lipídeos
    Desse modo, a quantidade de lipídeos no creme vegetal (70 g) é, praticamente, a metade da encontrada na margarina (135 g). 
  4. ENEM - 2004 - Algumas doenças que, durante várias décadas do século XX, foram responsáveis pelas maiores percentagens das mortes no Brasil, não são mais significativas neste início do século XXI. No entanto, aumentou o percentual de mortalidade devida a outras doenças, conforme se pode observar no diagrama:
    No período considerado no diagrama, deixaram de ser predominantes, como causas de morte, as doenças
    (A) infecto-parasitárias, eliminadas pelo êxodo rural que ocorreu entre 1930 e 1940.
    (B) infecto-parasitárias, reduzidas por maior saneamento básico, vacinas e antibióticos.
    (C) digestivas, combatidas pelas vacinas, vermífugos, novos tratamentos e cirurgias.
    (D) digestivas, evitadas graças à melhoria do padrão alimentar do brasileiro.
    (E) respiratórias, contidas pelo melhor controle da qualidade do ar nas grandes cidades.
    COMENTÁRIO: Da interpretação simples do gráfico, podemos concluir que deixaram de ser predominantes, como causas de morte, as doenças infecto-parasitárias, reduzidas por maior saneamento básico, vacinas e antibióticos. 
  5. ENEM - 2004
    O que têm em comum Noel Rosa, Castro Alves, Franz Kafka, Álvares de Azevedo, José de Alencar e Frédéric Chopin?
    Todos eles morreram de tuberculose, doença que ao longo dos séculos fez mais de 100 milhões de vítimas. Aparentemente controlada durante algumas décadas, a tuberculose voltou a matar. O principal obstáculo para seu controle é o aumento do número de linhagens de bactérias resistentes aos antibióticos usados para combatê-la. Esse aumento do número de linhagens resistentes se deve a
    (A) modificações no metabolismo das bactérias, para neutralizar o efeito dos antibióticos e incorporá-los à sua nutrição.
    (B) mutações selecionadas pelos antibióticos, que eliminam as bactérias sensíveis a eles, mas permitem que as resistentes se multipliquem.
    (C) mutações causadas pelos antibióticos, para que as bactérias se adaptem e transmitam essa adaptação a seus descendentes.
    (D) modificações fisiológicas nas bactérias, para torná-las cada vez mais fortes e mais agressivas no desenvolvimento da doença.
    (E) modificações na sensibilidade das bactérias, ocorridas depois de passarem um longo tempo sem contato com antibióticos.
    COMENTÁRIO: Os antibióticos agem como fatores de seleção, pois selecionam as linhagens de bactérias resistentes a eles, permitindo que se multipliquem. 
  6. ENEM - 2004 - O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) permite avaliar as condições de qualidade de vida e de desenvolvimento de um país, de uma região ou de uma cidade, a partir de seus indicadores de renda, longevidade e educação. Cada indicador varia de 0 (nenhum desenvolvimento) a 1 (desenvolvimento máximo). A tabela apresenta os valores de IDH de três municípios brasileiros, X, Y e Z, medidos nos anos de 1991 e 2000.


    Mudanças desses indicadores de IDH podem ser obtidas com a implantação de políticas públicas tais como:
    I. Expansão dos empregos com melhoria de renda média.
    II. Ações de promoção de saúde e de prevenção de doenças.
    III. Ampliação de escolas de ensino básico e de educação de jovens e adultos.
    Os resultados apresentados em 2000 são compatíveis com a implementação bem sucedida em todos esses três municípios, ao
    longo da década de noventa, das políticas
    (A) I, II e III.
    (B) I e II, apenas.
    (C) I e III, apenas.
    (D) II e III, apenas.
    (E) II, apenas.
    COMENTÁRIO : A tabela mostra que os indicadores de longevidade e educação dos municípios X, Y e Z apresentaram alta entre os anos de 1991 e 2000. Esse fato revela a implementação bem-sucedida de políticas públicas na área da saúde (II) e da educação (III). Somente no município Y houve um aumento da renda. 
  7. ENEM - 2004 - A necessidade de água tem tornado cada vez mais importante a reutilização planejada desse recurso. Entretanto, os processos de tratamento de águas para seu reaproveitamento nem sempre as tornam potáveis, o que leva a restrições em sua utilização.
    Assim, dentre os possíveis empregos para a denominada “água de reuso”, recomenda-se
    (A) o uso doméstico, para preparo de alimentos.
    (B) o uso em laboratórios, para a produção de fármacos.
    (C) o abastecimento de reservatórios e mananciais.
    (D) o uso individual, para banho e higiene pessoal.
    (E) o uso urbano, para lavagem de ruas e áreas públicas.
    COMENTÁRIO: A água que passa pelos processos de tratamento que não se torna potável pode ser reaproveitada, porém com restrições. Esta "água de reuso" pode ser utilizada em processos não nobres como a lavagem de ruas e áreas públicas. 
  8. ENEM - 2004 - O Aquífero Guarani se estende por 1,2 milhão de km2 e é um dos maiores
    reservatórios de águas subterrâneas do mundo. O aquífero é como uma “esponja gigante” de arenito, uma rocha porosa e absorvente, quase totalmente confinada sob centenas de metros de rochas impermeáveis. Ele é recarregado nas áreas em que o arenito aflora à superfície, absorvendo água da chuva. Uma pesquisa realizada em 2002 pela Embrapa apontou cinco pontos de contaminação do aquífero por agrotóxico, conforme a figura:
    Considerando as conseqüências socioambientais e respeitando as necessidades econômicas, pode-se afirmar que, diante do problema apresentado, políticas públicas adequadas deveriam
    (A) proibir o uso das águas do aquífero para irrigação.
    (B) impedir a atividade agrícola em toda a região do aquífero.
    (C) impermeabilizar as áreas onde o arenito aflora.
    (D) construir novos reservatórios para a captação da água na região.
    (E) controlar a atividade agrícola e agroindustrial nas áreas de recarga.
    COMENTÁRIO: Dentre as medidas que deveriam ser tomadas para evitar ou minimizar a contaminação do Aquífero Guarani, podem ser destacadas um maior controle do uso de agrotóxicos nas áreas agrícolas circunvizinhas às áreas de recarga, bem como o controle da contaminação hídrica provinda das agroindústrias e da precária rede de saneamento básico. 
  9. ENEM - 2004 - Por que o nível dos mares não sobe, mesmo recebendo continuamente as águas dos rios? 
    Essa questão já foi formulada por sábios da Grécia antiga. Hoje responderíamos que
    (A) a evaporação da água dos oceanos e o deslocamento do vapor e das nuvens compensam as águas dos rios que deságuam no mar.
    (B) a formação de geleiras com água dos oceanos, nos pólos, contrabalança as águas dos rios que deságuam no mar.
    (C) as águas dos rios provocam as marés, que as transferem para outras regiões mais rasas, durante a vazante.
    (D) o volume de água dos rios é insignificante para os oceanos e a água doce diminui de volume ao receber sal marinho.
    (E) as águas dos rios afundam no mar devido a sua maior densidade, onde são comprimidas pela enorme pressão resultante da coluna de água.
    COMENTÁRIO: A água dos rios provém da evaporação causada pela energia solar. Parte da água evaporada dos oceanos retorna aos rios na forma de nuvens e vapor, compensando o que os rios descarregam no mar. 
  10. ENEM - 2004 - Os sistemas de cogeração representam uma prática de utilização racional de combustíveis e de produção de energia. Isto já se pratica em algumas indústrias de açúcar e de álcool, nas quais se aproveita o bagaço da cana, um de seus subprodutos, para produção de energia. Esse processo está ilustrado no esquema abaixo.

    Entre os argumentos favoráveis a esse sistema de cogeração pode-se destacar que ele
    (A) otimiza o aproveitamento energético, ao usar queima do bagaço nos processos térmicos da usina e na geração de eletricidade.
    (B) aumenta a produção de álcool e de açúcar, ao usar o bagaço como insumo suplementar.
    (C) economiza na compra da cana-de-açúcar, já que o bagaço também pode ser transformado em álcool.
    (D) aumenta a produtividade, ao fazer uso do álcool para a geração de calor na própria usina.
    (E) reduz o uso de máquinas e equipamentos na produção de açúcar e álcool, por não manipular o bagaço da cana.
    COMENTÁRIO: Nas indústrias de açúcar e de álcool, o bagaço de cana é aproveitado para a produção de energia, otimizando o aproveitamento energético.
  11. ENEM - 2004 - O debate em torno do uso da energia nuclear para produção de eletricidade permanece atual. Em um encontro internacional para a discussão desse tema, foram colocados os seguintes argumentos:
    I. Uma grande vantagem das usinas nucleares é o fato de não contribuírem para o aumento do efeito estufa, uma vez que o urânio, utilizado como “combustível”, não é queimado mas sofre fissão.
    II. Ainda que sejam raros os acidentes com usinas nucleares, seus efeitos podem ser tão graves que essa alternativa de geração de eletricidade não nos permite ficar tranquilos.
    A respeito desses argumentos, pode-se afirmar que
    (A) o primeiro é válido e o segundo não é, já que nunca ocorreram acidentes com usinas nucleares.
    (B) o segundo é válido e o primeiro não é, pois de fato há queima de combustível na geração nuclear de eletricidade.
    (C) o segundo é valido e o primeiro é irrelevante, pois nenhuma forma de gerar eletricidade produz gases do efeito estufa.
    (D) ambos são válidos para se compararem vantagens e riscos na opção por essa forma de geração de energia.
    (E) ambos são irrelevantes, pois a opção pela energia nuclear está-se tornando uma necessidade inquestionável.
    COMENTÁRIO: As usinas nucleares não realizam reações químicas que liberam gases que contribuem para o aumento do efeito estufa, pois o seu funcionamento é baseado em reações nucleares de fissão. Por outro lado, a possibilidade de acidentes com vazamento de material radioativo com graves conseqüências ambientais gera grandes preocupações em todos nós. 
  12. ENEM - 2004 - Entre outubro e fevereiro, a cada ano, em alguns estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, os relógios permanecem adiantados em uma hora, passando a vigorar o chamado horário de verão. Essa medida, que se repete todos os anos, visa
    (A) promover a economia de energia, permitindo um melhor aproveitamento do período de iluminação natural do dia, que é maior nessa época do ano.
    (B) diminuir o consumo de energia em todas as horas do dia, propiciando uma melhor distribuição da demanda entre o período da manhã e da tarde.
    (C) adequar o sistema de abastecimento das barragens hidrelétricas ao regime de chuvas, abundantes nessa época do ano nas regiões que adotam esse horário.
    (D) incentivar o turismo, permitindo um melhor aproveitamento do período da tarde, horário em que os bares e restaurantes são mais frequentados.
    (E) responder a uma exigência das indústrias, possibilitando que elas realizem um melhor escalonamento das férias de seus funcionários.
    COMENTÁRIO: Durante o verão no hemisfério Sul, o Brasil, aproveitando o maior período de iluminação na maior parte do seu território, adota o horário de verão com o objetivo de diminuir o consumo de energia elétrica.  
  13. ENEM - 2004 - Há estudos que apontam razões econômicas e ambientais para que o gás natural possa vir a tornar-se, ao longo deste século, a
    principal fonte de energia em lugar do petróleo. Justifica-se essa previsão, entre outros motivos, porque o gás natural
    (A) além de muito abundante na natureza é um combustível renovável.
    (B) tem novas jazidas sendo exploradas e é menos poluente que o petróleo.
    (C) vem sendo produzido com sucesso a partir do carvão mineral.
    (D) pode ser renovado em escala de tempo muito inferior à do petróleo.
    (E) não produz CO2 em sua queima, impedindo o efeito estufa.
    COMENTÁRIO: O gás natural tem novas jazidas sendo exploradas e, principalmente por sofrer combustão mais completa, é menos poluente que os derivados de petróleo. 
  14. ENEM - 2004 - As previsões de que, em poucas décadas, a produção mundial de petróleo possa vir a cair têm gerado preocupação, dado seu caráter estratégico. Por essa razão, em especial no setor de transportes, intensificou-se a busca por alternativas para a
    substituição do petróleo por combustíveis renováveis. Nesse sentido, além da utilização de álcool, vem se propondo, no Brasil, ainda que de forma experimental,
    (A) a mistura de percentuais de gasolina cada vez maiores no álcool.
    (B) a extração de óleos de madeira para sua conversão em gás natural.
    (C) o desenvolvimento de tecnologias para a produção de biodiesel.
    (D) a utilização de veículos com motores movidos a gás do carvão mineral.
    (E) a substituição da gasolina e do diesel pelo gás natural.
    COMENTÁRIO: O biodiesel é combustível renovável que, aos poucos, tentará substituir o óleo diesel (derivado de petróleo), principal combustível utilizado no setor de transportes. 
  15. ENEM - 2004 - O excesso de veículos e os congestionamentos em grandes cidades são temas de frequentes reportagens. Os meios de transportes utilizados e a forma como são ocupados têm reflexos nesses congestionamentos, além de problemas ambientais e
    econômicos. No gráfico a seguir, podem-se observar valores médios do consumo de energia por passageiro e por quilômetro rodado, em diferentes meios de transporte, para veículos em duas condições de ocupação (número de passageiros): ocupação
    típica e ocupação máxima.

    Esses dados indicam que políticas de transporte urbano devem também levar em conta que a maior eficiência no uso de energia
    ocorre para os
    (A) ônibus, com ocupação típica.
    (B) automóveis, com poucos passageiros.
    (C) transportes coletivos, com ocupação máxima.
    (D) automóveis, com ocupação máxima.
    (E) trens, com poucos passageiros.
    COMENTÁRIO: A maior eficiência no uso de energia ocorrerá para os meios de transporte que gastarem uma menor quantidade de energia por passageiro por quilômetro. Assim, a melhor alternativa dentre as apresentadas é a C. 
  16. ENEM - 2004 - Programas de reintrodução de animais consistem em soltar indivíduos, criados em cativeiro, em ambientes onde sua espécie se encontra ameaçada ou extinta.
    O mico-leão-dourado da Mata Atlântica faz parte de um desses programas. Como faltam aos micos criados em cativeiro habilidades para sobreviver em seu habitat, são formados
    grupos sociais desses micos com outros capturados na natureza, antes de soltá-los coletivamente. O gráfico mostra o número total de animais, em uma certa região, a cada ano, ao longo de um programa de reintrodução desse tipo.
    A análise do gráfico permite concluir que o sucesso do programa deveu-se
    (A) à adaptação dos animais nascidos em cativeiro ao ambiente natural, mostrada pelo aumento do número de nascidos na natureza.
    (B) ao aumento da população total, resultante da reintrodução de um número cada vez maior de animais.
    (C) à eliminação dos animais nascidos em cativeiro pelos nascidos na natureza, que são mais fortes e selvagens.
    (D) ao pequeno número de animais reintroduzidos, que se mantiveram isolados da população de nascidos na natureza.
    (E) à grande sobrevivência dos animais reintroduzidos, que compensou a mortalidade dos nascidos na natureza.
    COMENTÁRIO: A adaptação dos animais nascidos em cativeiro ao ambiente natural é mostrada pelo aumento do número de animais nascidos na natureza, depois da reintrodução.  
  17. ENEM - 2004 - O bicho-furão-dos-citros causa prejuízos anuais de US$ 50 milhões à citricultura brasileira, mas pode ser combatido eficazmente se um certo agrotóxico for aplicado à plantação no momento adequado. É possível determinar esse momento utilizando-se uma armadilha constituída de uma caixinha de papelão, contendo uma pastilha com o feromônio da fêmea e um adesivo para prender o macho. Verificando periodicamente a armadilha, percebe-se a época da chegada do inseto. Uma vantagem do uso dessas armadilhas, tanto do ponto de vista ambiental como econômico, seria
    (A) otimizar o uso de produtos agrotóxicos.
    (B) diminuir a população de predadores do bicho-furão.
    (C) capturar todos os machos do bicho-furão.
    (D) reduzir a área destinada à plantação de laranjas.
    (E) espantar o bicho-furão das proximidades do pomar.
    COMENTÁRIO: Tal procedimento visa otimizar o uso de produtos agrotóxicos aplicados à citricultura. 
  18. ENEM - 2004 - No verão de 2000 foram realizadas, para análise, duas coletas do lixo deixado pelos frequentadores em uma praia no litoral brasileiro. O lixo foi pesado, separado e classificado. Os resultados das coletas feitas estão na tabela a seguir.
    Embora fosse grande a venda de bebidas em latas nessa praia, não se encontrou a quantidade esperada dessas embalagens no lixo coletado, o que foi atribuído à existência de um bom mercado para a reciclagem de alumínio. Considerada essa hipótese, para reduzir o lixo nessa praia, a iniciativa que mais diretamente atende à variedade de interesses envolvidos, respeitando a preservação ambiental, seria
    a) proibir o consumo de bebidas e de outros alimentos nas praias.
    b) realizar a coleta de lixo somente no período noturno.
    c) proibir a comercialização apenas de produtos com embalagem.
    d) substituir embalagens plásticas por embalagens de vidro.
    e) incentivar a reciclagem de plásticos, estimulando seu recolhimento.
    COMENTÁRIO: A redução do lixo a ser coletado na praia e também nas cidades passa necessariamente pelo incentivo à reciclagem de plásticos, estimulando seu recolhimento de modo análogo ao das latas de alumínio. 
  19. ENEM - 2004 - Um rio que é localmente degradado por dejetos orgânicos nele lançados pode passar por um processo de autodepuração. No entanto, a recuperação depende, entre outros fatores, da carga de dejetos recebida, da extensão e do volume do rio. Nesse processo, a distribuição das populações de organismos consumidores e decompositores varia, conforme mostra o esquema:

    Com base nas informações fornecidas pelo esquema, são feitas as seguintes considerações sobre o processo de depuração do rio:
    I. a vida aquática superior pode voltar a existir a partir de uma certa distância do ponto de lançamento dos dejetos;
    II. os organismos decompositores são os que sobrevivem onde a oferta de oxigênio é baixa ou inexistente e a matéria orgânica é abundante;
    III. as comunidades biológicas, apesar da poluição, não se alteram ao longo do processo de recuperação.
    Está correto o que se afirma em
    a) I, apenas.
    b) II, apenas.
    c) III, apenas.
    d) I e lI, apenas.
    e) I, II e III.
    COMENTÁRIO: São corretas as afirmações I e II. A afirmativa III está incorreta, pois as comunidades biológicas sofrem alterações com a poluição de seus ambientes naturais. 
  20. ENEM - 2004 - Em conflitos regionais e na guerra entre nações tem sido observada a ocorrência de sequestros, execuções sumárias, torturas e outras violações de direitos.
    Em 10 de dezembro de 1948, a Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração Universal dos Direitos do Homem, que, em seu artigo 5º, afirma:
    Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.
    Assim, entre nações que assinaram essa Declaração, é coerente esperar que
    (A) a Constituição de cada país deva se sobrepor aos Direitos Universais do Homem, apenas enquanto houver conflito.
    (B) a soberania dos Estados esteja em conformidade com os Direitos Universais do Homem, até mesmo em situações de conflito.
    (C) a violação dos direitos humanos por uma nação autorize a mesma violação pela nação adversária.
    (D) sejam estabelecidos limites de tolerância, para além dos quais a violação aos direitos humanos seria permitida.
    (E) a autodefesa nacional legitime a supressão dos Direitos Universais do Homem.
    COMENTÁRIO: De acordo com o enunciado, a soberania dos Estados deve, independentemente das circunstâncias, levar em consideração o respeito aos direitos humanos.
  21. ENEM - 2004 - A questão étnica no Brasil tem provocado diferentes atitudes:
    I. Instituiu-se o “Dia Nacional da Consciência Negra” em 20 de novembro, ao invés da tradicional celebração do 13 de maio. Essa nova data é o aniversário da morte de Zumbi, que hoje simboliza a crítica à segregação e à exclusão social.
    II. Um turista estrangeiro que veio ao Brasil, no carnaval, afirmou que nunca viu tanta convivência harmoniosa entre as diversas etnias. 
    Também sobre essa questão, estudiosos fazem diferentes reflexões:
    Entre nós [brasileiros], (...) a separação imposta pelo sistema de produção foi a mais fluida possível. Permitiu constante mobilidade de classe para classe e até de uma raça para outra. Esse amor, acima de preconceitos de raça e de convenções de classe, do branco pela cabocla, pela cunhã, pela índia (...) agiu poderosamente na formação do Brasil, adoçando-o.
    (Gilberto Freire. O mundo que o português criou.)
    [Porém] o fato é que ainda hoje a miscigenação não faz parte de um processo de integração das “raças” em condições de igualdade social. O resultado foi que (...) ainda são pouco numerosos os segmentos da “população de cor” que conseguiram se integrar, efetivamente, na sociedade competitiva.
    (Florestan Fernandes. O negro no mundo dos brancos.)
    Considerando as atitudes expostas acima e os pontos de vista dos estudiosos, é correto aproximar
    (A) a posição de Gilberto Freire e a de Florestan Fernandes igualmente às duas atitudes.
    (B) a posição de Gilberto Freire à atitude I e a de Florestan Fernandes à atitude II.
    (C) a posição de Florestan Fernandes à atitude I e a de Gilberto Freire à atitude II.
    (D) somente a posição de Gilberto Freire a ambas as atitudes.
    (E) somente a posição de Florestan Fernandes a ambas as atitudes.
    COMENTÁRIO: Face a determinadas tradições no interior das Ciências Sociais nos anos trinta do século XX, que valorizavam a eugenia, Gilberto Freire, por intermédio de suas obras, questiona essa tradição, chamando a atenção para o fenômeno da miscigenação na sociedade brasileira. 
    Face a outras vertentes no interior das Ciências Sociais que valorizam a cooperação no lugar dos conflitos, a obra de Florestan Fernandes procura destacar que, sob certas circunstâncias, as situações de tensão e conflito podem ser tão ou mais importantes que os aspectos de cooperação para a compreensão da sociedade brasileira. 
    Provavelmente, Florestan Fernandes não endossaria um relato histórico que cultiva heróis, sejam quais forem as suas origens. A identificação da estrutura do DNA foi fundamental para compreender seu papel na continuidade da vida. Na década de 1950,
    um estudo pioneiro determinou a proporção das bases nitrogenadas que compõem moléculas de DNA de várias espécies. 
  22. ENEM - 2004 - Nas recentes expedições espaciais que chegaram ao solo de Marte, e através dos sinais fornecidos por diferentes sondas e
    formas de análise, vem sendo investigada a possibilidade da existência de água naquele planeta. A motivação principal dessas
    investigações, que ocupam freqüentemente o noticiário sobre Marte, deve-se ao fato de que a presença de água indicaria,
    naquele planeta,
    (A) a existência de um solo rico em nutrientes e com potencial para a agricultura.
    (B) a existência de ventos, com possibilidade de erosão e formação de canais.
    (C) a possibilidade de existir ou ter existido alguma forma de vida semelhante à da Terra.
    (D) a possibilidade de extração de água visando ao seu aproveitamento futuro na Terra.
    (E) a viabilidade, em futuro próximo, do estabelecimento de colônias humanas em Marte.
    COMENTÁRIO: A presença de água em Marte indicaria a possibilidade de existir ou ter existido alguma forma de vida semelhante à da Terra.
  23. ENEM - 2004 A identificação da estrutura do DNA foi fundamental para compreender seu papel na continuidade da vida. Na década de 1950, um estudo pioneiro determinou a proporção das bases nitrogenadas que compõem moléculas de DNA de várias espécies.
    A comparação das proporções permitiu concluir que ocorre emparelhamento entre as bases nitrogenadas e que elas formam

    (A) pares de mesmo tipo em todas as espécies, evidenciando a universalidade da estrutura do DNA.
    (B) pares diferentes de acordo com a espécie considerada, o que garante a diversidade da vida.
    (C) pares diferentes em diferentes células de uma espécie, como resultado da diferenciação celular.
    (D) pares específicos apenas nos gametas, pois essas células são responsáveis pela perpetuação das espécies.
    (E) pares específicos somente nas bactérias, pois esses organismos são formados por uma única célula.
    COMENTÁRIO: As bases nitrogenadas formam pares do mesmo tipo (A-T e C-G) em todas as espécies, evidenciando a universalidade da estrutura do DNA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário