sábado, 3 de agosto de 2013

Prova-biologia-enem-2010-segunda aplicação


  1. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA
    A tirinha mostra que o ser humano, na busca de atender suas necessidades e de se apropriar dos espaços,
    A) adotou a acomodação evolucionária como forma de sobrevivência ao se dar conta de suas deficiências impostas pelo meio ambiente.
    B) utilizou o conhecimento e a técnica para criar equipamentos que lhe permitiram compensar as suas limitações físicas.
    C) levou vantagens em relação aos seres de menor estatura, por possuir um físico bastante desenvolvido, que lhe permitia muita agilidade.
    D) dispensou o uso da tecnologia por ter um organismo adaptável aos diferentes tipos de meio ambiente.
    E) sofreu desvantagens em relação a outras espécies por utilizar os recursos naturais como forma de se apropriar dos diferentes espaços. 
  2. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA - Se, por um lado, o ser humano, como animal, é parte integrante da natureza e necessita dela para continuar sobrevivendo, por outro, como ser social, cada dia mais sofistica os mecanismos de extrair da natureza recursos que, ao serem aproveitados, podem alterar de modo profundo a funcionalidade harmônica dos ambientes naturais.
    ROSS, J. L. S. (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2005 (adaptado).
    A relação entre a sociedade e a natureza vem sofrendo profundas mudanças em razão do conhecimento técnico. A partir da leitura do texto, identifique a possível consequência do avanço da técnica sobre o meio natural.
    a) sociedade aumentou o uso de insumos químicos – agrotóxicos e fertilizantes – e, assim, os riscos de contaminação. 
    b) O homem, a partir da evolução técnica, conseguiu explorar a natureza e difundir harmonia na vida social.
    c) As degradações produzidas pela exploração dos recursos naturais são reversíveis, o que, de certa forma, possibilita a recriação da natureza.
    d) O desenvolvimento técnico, dirigido para a recomposição de áreas degradadas, superou os efeitos negativos da degradação.
    e) As mudanças provocadas pelas ações humanas sobre a natureza foram mínimas, uma vez que os recursos utilizados são de caráter renovável.
  3. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA - O crescimento rápido das cidades nem sempre é acompanhado, no mesmo ritmo, pelo atendimento de infraestrutura para a melhoria da qualidade de vida. A deficiência de redes de água tratada, de coleta e tratamento de esgoto, de pavimentação de ruas, de galerias de águas pluviais, de áreas de lazer, de áreas verdes, de núcleos de formação educacional e profissional, de núcleos de atendimento médico-sanitário é comum nessas cidades.
    ROSS, J. L .S. (Org.) Geografia do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2009 (adaptado)
    Sabendo que o acelerado crescimento populacional urbano está articulado com a escassez de recursos financeiros e a dificuldade de implementação de leis de proteção ao meio ambiente, pode-se estabelecer o estímulo a uma relação sustentável entre conservação e produção a partir
    a) do aumento do consumo, pela população mais pobre, de produtos industrializados para o equilíbrio da capacidade de consumo entre as classes.
    b) da seleção e recuperação do lixo urbano, que já é uma prática rotineira nos grandes centros urbanos dos países em desenvolvimento.
    c) da diminuição acelerada do uso de recursos naturais, ainda que isso represente perda da qualidade de vida de milhões de pessoas.
    d) da fabricação de produtos reutilizáveis e biodegradáveis, evitando-se substituições e descartes, como medidas para a redução da degradação ambiental. 
    e) da transferência dos aterros sanitários para as partes mais periféricas das grandes
    cidades,visando-se à preservação dos ambientes naturais. 
  4. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA - O volume de matéria-prima recuperado pela reciclagem do lixo está muito abaixo das necessidades da indústria. No entanto, mais que uma forma de responder ao aumento da demanda industrial por matérias-primas e energia, a reciclagem é uma forma de reintroduzir o lixo no processo industrial.
    SCARLATO, F. C.; PONTIN, J. A. Do nicho ao lixo. São Paulo: Atual, 1992 (adaptado).
    A prática abordada no texto corresponde, no contexto global, a uma situação de
    sustentabilidade que
    a) reduz o buraco na camada de ozônio nos distritos industriais.
    b) ameniza os efeitos das chuvas ácidas nos polos petroquímicos.
    c) diminui os efeitos da poluição atmosférica das indústrias siderúrgicas.
    d) diminui a possibilidade de formação das ilhas de calor nas áreas urbanas.
    e) reduz a utilização de matérias-primas nas indústrias de bens de consumo.  
  5. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA - De fato, que alternativa restava aos portugueses, ao se verem diante de uma mata virgem e necessitando de terra para cultivo, a não ser derrubar a mata e atear-lhe fogo? Seria, pois, injusto reprová-los por terem começado dessa maneira. Toda via, podemos culpar os seus descendentes, e com razão, por continuarem a queimar as florestas quando há agora, no início do século XIX, tanta terra limpa e pronta para o cultivo à sua disposição.
    No texto, há informações sobre a prática da queimada em diferentes períodos da história do Brasil. Segundo a análise apresentada, os portugueses:
    a) evitaram emitir juízo de valor sobre a prática da queimada.
    b) consideraram que a queimada era necessária em certas circunstâncias.
    c) concordaram quanto a queimada ter sido uma prática agrícola insuficiente.
    d) entenderam que a queimada era uma prática necessária no início do século XIX.
    e) relacionaram a queimada ao descaso dos agricultores da época com a terra.
  6. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA

    A maior frequência na ocorrência do fenômeno atmosférico apresentado na figura relaciona-se a 
    a) concentrações urbano-industriais. 
    b) episódios de queimadas florestais. 
    c) atividades de extrativismo vegetal. 
    d) índices de pobreza elevados. 
    e) climas quentes e muito úmidos.
  7. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA - A Convenção da ONU sobre Direitos das Pessoas com Deficiências, realizada, em 2006, em Nova York, teve como objetivo melhorar a vida da população de 650 milhões de pessoas com deficiência em todo o mundo. Dessa convenção foi elaborado e acordado, entre os países das Nações Unidas, um tratado internacional para garantir direitos a esse público.
    Entidades ligadas aos direitos das pessoas com deficiência acreditam que, para o Brasil, a ratificação do tratado pode significar avanços na implementação de leis no país. 
    Disponível em: http://www.bbc.co.uk. Acesso em: 18 mai. 2010 (adaptado). 
    No Brasil, as políticas públicas de inclusão social apontam para o discurso, tanto da parte do governo quanto da iniciativa privada, sobre a efetivação da cidadania. Nesse sentido, a temática da inclusão social de pessoas com deficiência
    a) vem sendo combatida por diversos grupos sociais, em virtude dos elevados custos para a adaptação e manutenção de prédios e equipamentos públicos.
    b) está assumindo o status de política pública bem como representa um diferencial positivo de marketing institucional. 
    c) reflete prática que viabiliza políticas compensatórias voltadas somente para as pessoas desse grupo que estão socialmente organizadas.
    d) associa-se a uma estratégia de mercado que objetiva atrair consumidores com algum tipo de deficiência, embora esteja descolada das metas da globalização.
    e) representa preocupação isolada, visto que o Estado ainda as discrimina e não lhes possibilita meios de integração à sociedade sob a ótica econômica. 
  8. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA - “A ética exige um governo que defenda a igualdade entre os cidadãos, a qual constitui a base da pátria. Sem ela, muitos indivíduos não se sentem em casa, mas vivem como estrangeiros em seu próprio lugar de nascimento.” 
    (SILVA, R. R. Ética, defesa nacional, cooperação dos povos. In: OLIVEIRA, E. R (Org.). Segurança & Defesa Nacional: da competição à cooperação regional. São Paulo: Fundação Memorial da America Latina, 2007. Adaptado.) 
    Os pressupostos éticos são essenciais para a estruturação política e a integração de indivíduos em uma sociedade. 
    Segundo o texto, a ética corresponde a 
    a) valores e costumes partilhados pela maioria da sociedade. 
    b) preceitos normativos impostos pela coação das leis. 
    c) normas próprias determinadas pelo governo de um país. 
    d) transferência dos valores familiares para a esfera social.
    e) proibição da interferência de estrangeiros na pátria de cada um. 
    Comentário: A Ética, assim como a Lógica e a Moral, constitui um ramo da Filosofia. A maioria de seus princípios têm valor atemporal, pois se destinam a instituir normas para o bom convívio entre os membros de uma sociedade.  
  9. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA - A interferência do homem no meio ambiente tem feito com que espécies de seres vivos desapareçam muito mais rapidamente do que em épocas anteriores. Vários mecanismos de proteção ao planeta têm sido discutidos por cientistas, organizações e governantes. Entre esses mecanismos, destaca-se o acordado na Convenção sobre a Diversidade Biológica durante a Rio 92, que afirma que a nação tem direito sobre a variedade devida contida em seu território e o dever de conservá-la utilizando-se dela de forma sustentável.
    A dificuldade encontrada pelo Brasil em seguir o acorda da Convenção sobre a Diversidade Biológica decorre, entre outros fatores, do fato de a
    A) extinção de várias espécies ter ocorrido em larga escala.
    B) alta biodiversidade no país impedir a sua conservação.
    C) utilização de espécies nativas de forma sustentável ser utópica.
    D) grande extensão de nosso território dificultar a sua fiscalização. 
    E) classificação taxonômica de novas espécies ocorrer de forma lenta. 
  10. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA - Em 2009, o município maranhense de Bacabal foi fortemente atingido por enchentes, submetendo a população local a viver em precárias condições durante algum tempo. Em razão das enchentes, os agentes de saúde manifestaram, na ocasião, temor pelo aumento dos casos de doenças como, por exemplo, a malária,a leptospirose, a leishmaniose e a esquistossomose. 
    Cidades inundadas enfrentam aumento de doenças. Folha online. 22.abr.2009
    Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br.
    Acesso: em 28 abr. 2010 (adaptado). 
    Que medidas o responsável pela promoção da saúde da população afetada pela enchente deveria sugerir para evitar o aumento das doenças mencionadas no texto,respectivamente?
    A) Evitar o contato com a água contaminada por mosquitos, combater os percevejos hematófagos conhecidos como barbeiros, eliminar os caramujos do gênero Biomphalaria e combater o mosquito Anopheles
    B) Combater o mosquito Anopheles, evitar o contato com a água suja acumulada pelas enchentes, combater o mosquito flebótomo e eliminar os caramujos do gênero Biomphalaria
    C) Eliminar os caramujos do gênero Biomphalaria, combater o mosquito flébotomo, evitar o contato com a água suja acumulada pelas enchentes e combater o mosquito Aedes. 
    D) Combater o mosquito Aedes, evitar o contato com a água suja acumulada pelas enchentes, eliminar os caramujos do gênero Biomphalaria e combater os percevejos hematófagos conhecidos como barbeiros. 
    E) Combater o mosquito Aedes, eliminar os caramujos do gênero Biomphalaria, combater o mosquito flébotomo e evitar o contato com a água contaminada por mosquitos.  
  11. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA - No nosso dia a dia deparamo-nos com muitas tarefas pequenas e problemas que demandam pouca energia para serem resolvidos e, por isso, não consideramos a eficiência energética de nossas ações. No global, isso significa desperdiçar muito calor que poderia ainda ser usado como fonte de energia para outros processos. Em ambientes industriais, esse reaproveitamento é feito por um processo chamado de cogeração. A figura a seguir ilustra um exemplo de cogeração na produção de energia elétrica.

    Em relação ao processo secundário de aproveitamento de energia ilustrado na figura, a perda global de energia é reduzida por meio da transformação de energia:
    A) térmica em mecânica.
    B) mecânica em térmica.
    C) química em térmica.
    D) química em mecânica.
    E) elétrica em luminosa. 
  12. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA - A utilização de células-tronco do próprio indivíduo (autotransplante) tem apresentado sucesso como terapia medicinal para a regeneração de tecidos e órgãos cujas células perdidas não têm capacidade de reprodução, principalmente em substituição aos transplantes, que causam muitos problemas devidos à rejeição pelos receptores. O autotransplante pode causar menos problemas de rejeição quando comparado aos transplantes tradicionais, realizados entre diferentes indivíduos. Isso porque as
    A) células-tronco se mantêm indiferenciadas após sua introdução no organismo do receptor. 
    B) células provenientes de transplantes entre diferentes indivíduos envelhecem e morrem rapidamente. 
    C) células-tronco, por serem doadas pelo próprio indivíduo receptor, apresentam material genético semelhante. 
    D) células transplantadas entre diferentes indivíduos se diferenciam em tecidos tumorais no receptor. 
    E) células provenientes de transplantes convencionais não se reproduzem dentro do corpo do receptor. 
  13. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA - Os frutos são exclusivos das angiospermas, e a dispersão das sementes dessas plantas é muito importante para garantir seu sucesso reprodutivo, pois permite a conquista de novos territórios. A dispersão é favorecida por certas características dos frutos (ex.: cores fortes e vibrantes, gosto e odor agradáveis, polpa suculenta) e das sementes (ex.: presença de ganchos e outras estruturas fixadoras que se aderem às penas e pelos de animais, tamanho reduzido, leveza e presença de expansões semelhantes a asas). Nas matas brasileiras, os animais da fauna silvestre têm uma importante contribuição na dispersão de sementes e, portanto, na manutenção da diversidade da flora. 
      CHIARADIA, A. Mini-manual de pesquisa: Biologia. Jun. 2004 (adaptado).   
    Das características de frutos e sementes apresentadas, quais estão diretamente associadas a um mecanismo de atração de aves e mamíferos?    
    a) Ganchos que permitem a adesão aos pelos e penas.      
    b) Expansões semelhantes a asas que favorecem a flutuação.      
    c) Estruturas fixadoras que se aderem às asas das aves.      
    d) Frutos com polpa suculenta que fornecem energia aos dispersores.      
    e) Leveza e tamanho reduzido das sementes, que favorecem a flutuação. 
  14. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA - A tabela apresenta dados comparados de respostas de brasileiros, norte-americanos e europeus a perguntas relacionadas à compreensão de fatos científicos pelo público leigo. Após cada afirmativa, entre parênteses, aparece se a afirmativa é Falsa ou Verdadeira. Nas três colunas da direita aparecem os respectivos percentuais de acertos dos três grupos sobre esses afirmativas.

    De acordo com os dados apresentados na tabela, os norte-americanos, em relação aos europeus e aos brasileiros, demonstram melhor compreender o fato científico sobre
    a) a ação dos antibióticos.
    b) a origem do ser humano.
    c) os períodos da pré-história.
    d) o deslocamento dos continentes.
    e) o tamanho das partículas atômicas.
  15. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA - O aquecimento global, ocasionado pelo aumento do efeito estufa, tem como uma de suas causas a disponibilização acelerada de átomos de carbono para a atmosfera. Essa disponibilização acontece, por exemplo, na queima de combustíveis fósseis,como a gasolina, os óleos e o carvão, que libera o gás carbônico (CO2) para a atmosfera. Por outro lado, a produção de metano (CH4), outro gás causador do efeito estufa, está associada à pecuária e à degradação de matéria orgânica em aterros sanitários.
    Apesar dos problemas causados pela disponibilização acelerada dos gases citados, eles são imprescindíveis à vida na Terra e importantes para a manutenção do equilíbrio ecológico, porque, por exemplo, o
    A) metano é fonte de carbono para os organismos fotossintetizantes.
    B) metano é fonte de hidrogênio para os organismos fotossintetizantes.
    C) gás carbônico é fonte de energia para os organismos fotossintetizantes.
    D) gás carbônico é fonte de carbono inorgânico para os organismos fotossintetizantes. 
    E) gás carbônico é fonte de oxigênio molecular para os organismos heterotróficos aeróbicos. 
  16. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA - Os espelhos retrovisores, que deveriam auxiliar os motoristas na hora de estacionar ou mudar de pista, muitas vezes causam problemas. É que o espelho retrovisor do lado direito, em alguns modelos, distorce a imagem, dando a impressão de que o veículo está a uma distância maior do que a real.
    Este tipo de espelho, chamado convexo, é utilizado com o objetivo de ampliar o campo visual do motorista, já que no Brasil se adota a direção do lado esquerdo e, assim, o espelho da direita fica muito mais distante dos olhos do condutor.
    Disponível em: http://noticias.vrum.com.br. Acesso em: 3 nov. 2010 (adaptado).
    Sabe-se que, em um espelho convexo, a imagem formada está mais próxima do 
    espelho do que este está mais próxima do espelho do que este está do objeto, o que parece estar em conflito com a informação apresentada na reportagem. Essa aparente contradição é explicada pelo fato de:
    a) a imagem projetada na retina do motorista ser menor do que o objeto.
    b) a velocidade do automóvel afetar a percepção da distância.
    c) o cérebro humano interpretar como distante uma imagem pequena.
    d) o espelho convexo ser capaz de aumentar o campo visual do motorista.
    e) o motorista perceber a luz vinda do espelho com a parte lateral do olho.
  17. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA - Um agricultor, buscando o aumento da produtividade de sua lavoura, utilizou o adubo NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) com alto teor de sais minerais. A irrigação dessa lavoura é feita por canais que são desviados de um rio próximo dela. Após algum tempo, notou-se uma grande mortandade de peixes no rio que abastece os canais, devido à contaminação das águas pelo excesso de adubo usado pelo agricultor.
    Que processo biológico pode ter sido provocado na água do rio pelo uso do adubo NPK?
    a) Lixiviação, processo em que ocorre a lavagem do solo, que acaba disponibilizando os nutrientes para a água do rio.
    b) Acidificação, processo em que os sais, ao se dissolverem na água do rio, formam ácidos.
    c) Eutrofização, ocasionada pelo aumento de fósforo e de nitrogênio dissolvidos na água, que resulta na proliferação do fitoplâncton.
    d) Aquecimento, decorrente do aumento de sais dissolvidos na água do rio, que eleva sua temperatura.
    e) Denitrificação, processo em que o excesso de nitrogênio que chega ao rio é disponibilizado para a atmosfera, prejudicando o desenvolvimento dos peixes. 
  18. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA - A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é a manifestação clínica da infecção pelo vírus HIV, que leva, em média, oito anos para se manifestar. No Brasil, desde a identificação do primeiro caso de AIDS em 1980 até junho de 2007, já foram  identificados cerca de 474 mil casos da doença. O país acumulou, aproximadamente, 192 mil óbitos devido à AIDS até junho de 2006, 
    sendo as taxas de mortalidade crescentes até meados da década de 1990 e estabilizando-se em cerca de 11 mil óbitos anuais desde 1998. […] A partir do ano 2000, essa taxa se estabilizou em cerca de 6,4 óbitos por 100 mil habitantes, sendo esta estabilização mais evidente em São Paulo e no Distrito Federal.
    Disponível em: http://www.aids.gov.br. Acesso em: 01 maio 2009 (adaptado).
    A redução nas taxas de mortalidade devido à AIDS a partir da década de 1990 é decorrente
    a) do aumento do uso de preservativos nas relações sexuais, que torna o vírus HIV menos letal.
    b) da melhoria das condições alimentares dos soropositivos, a qual fortalece o sistema imunológico deles.
    c) do desenvolvimento de drogas que permitem diferentes formas de ação contra o vírus HIV.
    d) das melhorias sanitárias implementadas nos últimos 30 anos, principalmente nas grandes capitais.
    e) das campanhas que estimulam a vacinação contra o vírus e a busca pelos serviços de saúde.
  19. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA - A figura representa uma cadeia alimentar em uma lagoa. As setas indicam o sentido do fluxo de energia entre os componentes dos níveis tróficos.

    Sabendo-se que o mercúrio se acumula nos tecidos vivos, que componente dessa cadeia alimentar apresentará maior teor de mercúrio no organismo se nessa lagoa ocorrer um derramamento desse metal?
    (A) As aves, pois são os predadores do topo dessa cadeia e acumulam mercúrio incorporado pelos componentes dos demais elos. 
    (B) Os caramujos, pois se alimentam das raízes das plantas, que acumulam maior quantidade de metal. 
    (C) Os grandes peixes, pois acumulam o mercúrio presente nas plantas e nos peixes pequenos. 
    (D) Os pequenos peixes, pois acumulam maior quantidade de mercúrio, já que se alimentam das plantas contaminadas. 
    (E) As plantas aquáticas, pois absorvem grande quantidade de mercúrio da água através de suas raízes e folhas.  
  20. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA - Segundo Jeffrey M. Smith, pesquisador de um laboratório que faz análises de organismos geneticamente modificados, após a introdução da soja transgênica no Reino Unido, aumentaram em 50% os casos de alergias. “O gene que é colocado na soja cria uma proteína nova que até então não existia na alimentação humana, a qual poderia ser potencialmente alergênica”, explica o pesquisador.
    Correio do Estado/MS. 19 abr. 2004 (adaptado).
    Considerando-se as informações do texto, os grãos transgênicos que podem causar alergias aos indivíduos que irão consumi-los são aqueles que apresentam, em sua composição, proteínas
    a) que podem ser reconhecidas como antigênicas pelo sistema imunológico desses consumidores.
    b) que não são reconhecidas pelos anticorpos produzidos pelo sistema imunológico desses consumidores.
    c) com estrutura primária idêntica às já encontradas no sistema sanguíneo desses consumidores.
    d) com sequência de aminoácidos idêntica às produzidas pelas células brancas do sistema sanguíneo desses consumidores.
    e) com estrutura quaternária idêntica à dos anticorpos produzidos pelo sistema imunológico desses consumidores. 
  21. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA - “Experimentos realizados no século XX demonstraram que hormônios femininos e mediadores químicos atuam no comportamento materno de determinados animais, como cachorros, gatos e ratos, reduzindo o medo e a ansiedade, o que proporciona maior habilidade de orientação espacial.
    Por essa razão, as fêmeas desses animais abandonam a prole momentaneamente, a fim de encontrar alimentos, o que ocorre com facilidade e rapidez. Ainda, são capazes de encontrar rapidamente o caminho de volta para proteger os filhotes”.
    VARELLA, D. Borboletas da alma: escritos sobre a ciência e saúde. 
    Companhia das Letras, 2006 (adaptado).
    Considerando a situação descrita sob ponto de vista da hereditariedade e da evolução biológica, o comportamento materno decorrente da ação das substâncias citadas é
    a) transmitido de geração a geração, sendo que indivíduos portadores dessas características terão mais chance de sobreviver e deixar descendentes com as mesmas características.
    b) transmitido em intervalos de gerações, alternando descendentes machos e fêmeas, ou seja, em uma geração recebem a característica apenas os machos e, na outra geração, apenas as fêmeas.
    c) determinado pela ação direta do ambiente sobre a fêmea quando ela está no período gestacional, portanto todos os descendentes receberão as características.
    d) determinado pelas fêmeas, à medida que elas transmitem o material genético necessário à produção de hormônios e dos mediadores químicos para sua prole de fêmeas, durante o período gestacional.
    e) determinado após a fecundação, pois os espermatozoides dos machos transmitem as características para a prole e, ao nascerem, os indivíduos são selecionados pela ação do ambiente. 
  22. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA - O Brasil é um dos países que obtêm melhores resultados na reciclagem de latinhas de alumínio. O esquema a seguir representa as várias etapas desse processo:
    Disponível em: http://ambiente.hsw.uol.com.br. Acesso em: 27 abr. 2010 (adaptado).
    A temperatura do forno em que o alumínio é fundido é útil também porque
    A) sublima outros metais presentes na lata.
    B) evapora substâncias radioativas remanescentes.
    C) impede que o alumínio seja eliminado em altas temperaturas.
    D) desmagnetiza as latas que passaram pelo processo de triagem.
    E) queima os resíduos de tinta e outras substâncias presentes na lata. 
  23. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA - A perda de pelos foi uma adaptação às mudanças vida sedentária e viajar enormes distâncias à procura de água e comida. Junto com o surgimento de membros mais alongados e com a substituição de glândulas apócrinas (produtoras de suor oleoso e de lenta evaporação) por glândulas écrinas (suor aquoso e de rápida evaporação), a menor quantidade de pelos teria favorecido a manutenção de uma temperatura corporal saudável nos trópicos castigados por calor sufocante, em que viveram nossos ancestrais.
    Scientific American. Brasil, mar. 2010 (adaptado). 
    De que maneira o tamanho dos membros humanos poderia estar associado à regulação da temperatura corporal?
    A) Membros mais longos apresentam maior relação superfície/volume, facilitando a perda de maior quantidade de calor. 
    B) Membros mais curtos têm ossos mais espessos, que protegem vasos sanguíneos contra a perda de calor.
    C) Membros mais curtos desenvolvem mais o panículo adiposo, sendo capazes de reter maior quantidade de calor.
    D) Membros mais longos possuem pele mais fina e com menos pelos, facilitando a perda de maior quantidade de calor.
    E) Membros mais longos têm maior massa muscular, capazes de produzir e dissipar maior quantidade de calor.  
  24. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA - Um molusco, que vive no litoral oeste dos EUA, pode redefinir tudo o que se sabe sobre a divisão entre animais e vegetais. Isso porque o molusco (Elysia chlorotica) é um híbrido de bicho com planta. Cientistas americanos descobriram que o molusco conseguiu incorporar um gene das algas e, por isso, desenvolveu a capacidade de fazer fotossíntese. É o primeiro animal a se “alimentar” apenas de luz e CO2, como as plantas. 
    GARATONI, B. Superinteressante. Edição 276, mar. 2010 (adaptado). 
    A capacidade de o molusco fazer fotossíntese deve estar associada ao fato de o gene incorporado permitir que ele passe a sintetizar
    A) clorofila, que utiliza a energia de carbono para produzir glicose.
    B) citocromo, que utiliza a energia da água para formar oxigênio.
    C) clorofila, que doa elétrons para converter gás carbônico em oxigênio.
    D) citocromo, que doa elétrons da energia luminosa para produzir glicose.
    E) clorofila, que transfere a energia de luz para compostos orgânicos.  
  25. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA - Os oceanos absorvem aproximadamente um terço das emissões de CO2 procedentes de atividades humanas, como a queima de combustíveis fosseis e as queimadas. O CO2 combina‐se com as águas dos oceanos, provocando uma alteração importante em suas propriedades. Pesquisa com vários organismos marinhos revelam que essa alteração nos oceanos afeta uma serie de processos biológicos necessários para o desenvolvimento e a sobrevivência de varias espécies da vida marinha. A alteração a que se refere o texto diz respeito ao aumento
    a) da acidez das águas dos oceanos. 
    b) do estoque de pescado nos oceanos.
    c) da temperatura media dos oceanos. 
    d) do nível das águas dos oceanos.
    e) da salinização das águas dos oceanos. 
  26. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA - A produção de hormônios vegetais (como a auxina, ligada ao crescimento vegetal) e sua distribuição pelo organismo são fortemente influenciadas por fatores ambientais. Diversos são os estudos que buscam compreender melhor essas influências. O experimento seguinte integra um desses estudos.

    O fato de a planta do experimento crescer na direção horizontal, e não na vertical, pode ser explicado pelo argumento de que o giro faz com que a auxina se
    a) distribua uniformemente nas faces do caule, estimulando o crescimento de todas elas de forma igual.
    b) acumule na face inferior do caule e, por isso, determine um crescimento maior dessa parte.
    c) concentre na extremidade do caule e, por isso, iniba o crescimento nessa parte.
    d) distribua uniformemente nas faces do caule e, por isso, iniba o crescimento de todas elas.
    e) concentre na face inferior do caule e, por isso, iniba a atividade das gemas laterais.
    Comentário: As auxinas são fitormônios que estimulam o alongamento celular e acumulam-se com maior concentração no lado menos iluminado do caule, que cresce mais, o que o leva em direção à luz. Com o giro da planta, conforme mostrado no experimento, a auxina se distribui uniformemente no caule e, com isso, ocorre crescimento por igual.  
  27. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA - A cafeína atua no cérebro, bloqueando a ação natural de um componente químico associado ao sono, a adenosina. Para uma célula nervosa, a cafeína se parece com a adenosina e combina-se com seus receptores. No entanto, ela não diminui a atividade das células da mesma forma. 
    Então, ao invés de diminuir a atividade por causa do nível de adenosina, as células aumentam sua atividade, fazendo com que os vasos sanguíneos do cérebro se contraiam, uma vez que a cafeína bloqueia a capacidade da adenosina de dilatá-los. Com a cafeína bloqueando a adenosina, aumenta a excitação dos neurônios, induzindo a hipófise a liberar hormônios que ordenam às suprarrenais que produzam adrenalina, considerada o hormônio do alerta.
    Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br. Acesso em: 23 abr. 2010 (adaptado).
    Infere-se do texto que o objetivo da adição de cafeína em alguns medicamentos contra a dor de cabeça é 
    a) contrair os vasos sanguíneos do cérebro, diminuindo a compressão sobre as terminações nervosas. 
    b) aumentar a produção de adrenalina, proporcionando uma sensação de analgesia. 
    c) aumentar os níveis de adenosina, diminuindo a atividade das células nervosas do cérebro. 
    d) induzir a hipófise a liberar hormônios, estimulando a produção de adrenalina. 
    e) excitar os neurônios, aumentando a transmissão de impulsos nervosos. 
  28. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA - Vários materiais, quando queimados, podem levar à formação de dioxinas, um composto do grupo dos organoclorados. Mesmo quando a queima ocorre em incineradores, há liberação de substâncias derivadas da dioxina no meio ambiente. Tais compostos são produzidos em baixas concentrações, como resíduos da queima de matéria orgânica em presença de produtos que contenham cloro. Como consequência de seu amplo espalhamento no meio ambiente, bem como de suas propriedades estruturais, as dioxinas sofrem magnificação trófica na cadeia alimentar. Mais de 90% da exposição humana às dioxinas é atribuída aos alimentos contaminados ingeridos. A estrutura típica de uma dioxina está apresentada a seguir:

    A molécula do 2,3,7,8 - TCDD é popularmente conhecida pelo nome ‘dioxina’, sendo a mais tóxica dos 75 isômeros de compostos clorados de dibenzo-p-dioxina existentes.
    FADINI, P. S.; FADINI, A. A. B. Lixo: desafios e compromissos.Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, São Paulo, n. 1, maio 2001 (adaptado).
    Com base no texto e na estrutura apresentada, as propriedades químicas das dioxinas que permitem sua bioacumulação nos organismos estão relacionadas ao seu caráter
    a) básico, pois a eliminação de materiais alcalinos é mais lenta do que a dos ácidos. 
    b) ácido, pois a eliminação de materiais ácidos é mais lenta do que a dos alcalinos. 
    c) redutor, pois a eliminação de materiais redutores é mais lenta do que a dos oxidantes. 
    d) lipofílico, pois a eliminação de materiais lipossolúveis é mais lenta do que a dos hidrossolúveis. 
    e) hidrofílico, pois a eliminação de materiais hidrossolúveis é mais lenta do que a dos lipossolúveis.  
  29. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA - Os corais que formam o banco dos Abrolhos, na Bahia, podem estar extintos até 2050 devido a uma epidemia. Por exemplo, os corais-cérebro já tiveram cerca de 10% de sua população afetada pela praga-branca, a mais prevalente da seis doenças identificadas em Abrolhos, causada provavelmente por uma bactéria. Os cientistas atribuem a proliferação das patologias ao aquecimento global e à poluição marinha. O aquecimento global reduziria a imunidade dos corais ou estimularia os patógenos causadores desses males, trazendo novos agentes infecciosos.
    FURTADO, F. Peste branca no mar. Ciência hoje. Rio de Janeiro, v. 42, n. 251, ago. 2008 (adaptado).
    A fim de combater a praga-branca, a medida mais apropriada, segura e de efeitos mais duradouros seria
    a) aplicar antibióticos nas águas litorâneas de Abrolhos.
    b) substituir os aterros sanitários por centros de reciclagem de lixo.
    c) introduzir nas águas de Abrolhos espécies que se alimentem da bactéria causadora da doença.
    d) aumentar, mundialmente, o uso de transportes coletivos e diminuir a queima de derivados de petróleo.
    e) criar uma lei que proteja os corais, impedindo que mergulhadores e turistas se aproximem deles e os contaminem.
  30. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA - As estrelas-do-mar comem ostras, o que resulta em efeitos econômicos negativos para criadores e pescadores. Por isso, ao se depararem com esses predadores em suas dragas, costumavam pegar as estrelas-do-mar, parti-las ao meio e atirá-las de novo à água. Mas o resultado disso não era a eliminação das estrelas-do-mar, e sim o aumento do seu número.
    DONAVE, D. A bela é uma fera. Super Interessante. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 30 abr. 2010 (adaptado) 
    A partir do texto e do seu conhecimento a respeito desses organismos, a explicação para o aumento da população de estrelas-do-mar, baseia-se no fato de elas possuírem
    A) papilas respiratórias que facilitaram sua reprodução e respiração por mais tempo no ambiente.
    B) pés ambulacrários que facilitaram a reprodução e a locomoção do equinodermo pelo ambiente aquático. 
    C) espinhos na superfície do corpo que facilitaram sua proteção e reprodução, contribuindo para a sua sobrevivência.
    D) um sistema de canais que contribuíam na distribuição de água pelo seu corpo e ajudaram bastante em sua reprodução.
    E) alta capacidade regenerativa e reprodutiva, sendo cada parte seccionada capaz de dar origem a um novo indivíduo.
    Comentário: As estrelas-do-mar são organismos que possuem elevada capacidade de regeneração. Assim, quando cortadas pelos pescadores, cada pedaço acaba por originar um novo indivíduo.
  31. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA - Um fenômeno importante que vem ocorrendo nas últimas quatro décadas é o baixo crescimento populacional na Europa, principalmente em alguns países como Alemanha e Áustria, onde houve uma brusca queda na taxa de natalidade. Esse fenômeno é especialmente preocupante pelo fato de a maioria desses países já ter chegado a um índice inferior ao “nível de renovação da população”, estimado em 2,1 filhos por mulher. A diminuição da natalidade europeia tem várias causas, algumas de caráter demográfico, outras de caráter cultural e socioeconômico.
    OLIVEIRA, P. S. Introdução à sociologia. São Paulo: Ática, 2004 (adaptado).
    As tendências populacionais nesses países estão relacionadas a uma transformação
    A) na estrutura familiar dessas sociedades, impactada por mudanças nos projetos de vida das novas gerações.
    B) no comportamento das mulheres mais jovens, que têm imposto seus planos de maternidade aos homens.
    C) no número de casamentos, que cresceu nos últimos anos, reforçando a estrutura familiar tradicional.
    D) no fornecimento de pensões de aposentadoria, em queda diante de uma população de maioria jovem.
    E) na taxa de mortalidade infantil europeia, em contínua ascensão, decorrente de pandemias na primeira infância.
  32. ENEM - 2010 - PROVA REAPLICADA - A primeira instituição de ensino brasileira que inclui disciplinas voltadas ao público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) abriu inscrições na semana passada. A grade curricular é inspirada em similares dos Estados Unidos da América e da Europa. Ela atenderá jovens com aulas de expressão artística, dança e criação de fanzines. É aberta a todo o público estudantil e tem como principal objetivo impedir a evasão escolar de grupos socialmente discriminados.
    Época, 11 jan. 2010 (adaptado).
    O texto trata de uma política pública de ação afirmativa voltada ao público LGBT. Com a criação de uma instituição de ensino para atender esse público, pretende-se
    a) contribuir para a invisibilidade do preconceito ao grupo LGBT.
    b) copiar os modelos educacionais dos EUA e da Europa.
    c) permitir o acesso desse segmento ao ensino técnico.
    d) criar uma estratégica de proteção e isolamento desse grupo.
    e) promover o respeito à diversidade sexual no sistema de ensino.
     

Um comentário:

  1. Essas questões tão furada, a maior parte não bate com as questões do Enem 2010. Pois eu fiz a consulta.

    ResponderExcluir