sábado, 3 de agosto de 2013

Prova-biologia-enem-1998



  1. ENEM - 1998 - O sol participa do ciclo da água, pois além de aquecer a superfície da Terra dando origem aos ventos,provoca a evaporação da água dos rios, lagos e mares. O vapor da água, ao se resfriar, condensa em minúsculas gotinhas, que se agrupam formando as nuvens, neblinas ou névoas úmidas. As nuvens podem ser levadas pelos ventos de uma região para outra. Com a condensação e, em seguida, a chuva, a água volta à superfície da Terra, caindo sobre o solo, rios, lagos e mares. Parte dessa água evapora retornando à atmosfera, outra parte escoa superficialmente ou infiltra-se no solo, indo alimentar rios e lagos. Esse processo é chamado de ciclo da água.
    Considere, então, as seguintes afirmativas:
    I. a evaporação é maior nos continentes, uma vez que o aquecimento ali é maior do que nos oceanos.
    II. a vegetação participa do ciclo hidrológico por meio da transpiração.
    III. o ciclo hidrológico condiciona processos que ocorrem na litosfera, na atmosfera e na biosfera.
    IV. a energia gravitacional movimenta a água dentro do seu ciclo.
    V. o ciclo hidrológico é passível de sofrer interferência humana, podendo apresentar desequilíbrios.
    (A) somente a afirmativa III está correta.
    (B) somente as afirmativas III e IV estão corretas
    (C) somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
    (D) somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
    (E) todas as afirmativas estão corretas.   
  2. ENEM - 1998 - Matéria publicada em jornal diário discute o uso de anabolizantes (apelidados de “bombas”) por praticantes de musculação. Segundo o jornal, “ os anabolizantes são hormônios que dão uma força extra aos músculos. Quem toma consegue ganhar massa muscular mais rápido que normalmente. Isso porque uma pessoa pode crescer até certo ponto, segundo sua herança genética e independentemente do quanto ela se exercite”. Um professor de musculação, diz: “Comecei a tomar bomba por conta própria. Ficava nervoso e tremia. Fiquei impotente durante uns seis meses. Mas como sou lutador de vale tudo, tenho que tomar”.
    A respeito desta matéria, dois amigos fizeram os seguintes comentários:
    I. o maior perigo da auto-medicação é seu fator anabolizante, que leva à impotência sexual.
    II. o crescimento corporal depende tanto dos fatores hereditários quanto do tipo de alimentação da pessoa, se pratica ou não esportes, se dorme as 8 horas diárias.
    III. os anabolizantes devem ter mexido com o sistema circulatório do professor de musculação, pois ele até ficou impotente.
    IV. os anabolizantes são mais perigosos para os homens, pois as mulheres, além de não correrem o risco da impotência, são protegidas pelos hormônios femininos.
    Tomando como referência as informações da matéria do jornal e o que se conhece da fisiologia humana, pode-se considerar que estão corretos os comentários:
    (A) I, II, III e IV.
    (B) I, II e IV, apenas.
    (C) III e IV, apenas.
    (D) II e III, apenas.
    (E) I, II e III, apenas. 
  3. ENEM - 1998 - O assunto na aula de Biologia era a evolução do Homem. Foi apresentada aos alunos uma árvore filogenética, igual à mostrada na ilustração, que relacionava primatas atuais e seus ancestrais.
    Após observar o material fornecido pelo professor, os alunos emitiram várias opiniões, a saber:
    I. os macacos antropoides (orangotango, gorila e chimpanzé e gibão) surgiram na Terra mais ou menos contemporaneamente ao Homem.
    II. alguns homens primitivos, hoje extintos, descendem dos macacos antropoides.
    III. na história evolutiva, os homens e os macacos antropoides tiveram um ancestral comum.
    IV. não existe relação de parentesco genético entre macacos antropoides e homens.
    Analisando a árvore filogenética, você pode concluir que:
    (A) todas as afirmativas estão corretas.
    (B) apenas as afirmativas I e III estão corretas.
    (C) apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
    (D) apenas a afirmativa II está correta.
    (E) apenas a afirmativa IV está correta.
  4. ENEM - 1998 - Foram feitas comparações entre DNA e proteínas da espécie humana com DNA e proteínas de diversos primatas. Observando a árvore filogenética, você espera que os dados bioquímicos tenham apontado, entre os primatas atuais, como nosso parente mais próximo o:
    (A) Australopithecus.
    (B) Chimpanzé.
    (C) Ramapithecus.
    (D) Gorila.
    (E) Orangotango. 
  5. ENEM - 1998 - João ficou intrigado com a grande quantidade de notícias envolvendo DNA: clonagem da ovelha Dolly, terapia gênica, testes de paternidade, engenharia genética, etc. Para conseguir entender as notícias, estudou a estrutura da molécula de DNA e seu funcionamento e analisou os dados do quadro a seguir.

    Analisando-se o DNA de um animal, detectou-se que 40% de suas bases nitrogenadas eram constituídas por Adenina. Relacionando esse valor com o emparelhamento específico das bases, os valores encontrados para as outras bases nitrogenadas foram:
    (A) T = 40%; C = 20%; G = 40%
    (B) T = 10%; C = 10%; G = 40%
    (C) T = 10%; C = 40%; G = 10%
    (D) T = 40%; C = 10%; G = 10%
    (E) T = 40%; C = 60%; G = 60% 
  6. ENEM - 1998 - Em I está representado o trecho de uma molécula de DNA. Observando o quadro, pode-se concluir que:
    (A) a molécula de DNA é formada por 2 cadeias caracterizadas por sequências de bases nitrogenadas.
    (B) na molécula de DNA, podem existir diferentes tipos de complementação de bases nitrogenadas.
    (C) a quantidade de A presente em uma das cadeias é exatamente igual à quantidade de A da cadeia.
    complementar.
    (D) na molécula de DNA, podem existir 5 diferentes tipos de bases nitrogenadas.
    (E) no processo de mitose, cada molécula de DNA dá origem a 4 moléculas de DNA exatamente iguais. 
  7. ENEM - 1998 - Um dos índices de qualidade do ar diz respeito à concentração de monóxido de carbono (CO), pois esse gás pode causar vários danos à saúde. A tabela abaixo mostra a relação entre a qualidade do ar e a concentração de CO.
    Para analisar os efeitos do CO sobre os seres humanos, dispõe-se dos seguintes dados:
    Suponha que você tenha lido em um jornal que na cidade de São Paulo foi atingido um péssimo nível de qualidade do ar. Uma pessoa que estivesse nessa área poderia:
    (A) não apresentar nenhum sintoma.
    (B) ter sua capacidade visual alterada.
    (C) apresentar fraqueza muscular e tontura.
    (D) ficar inconsciente.
    (E) morrer. 
  8. ENEM - 1998 - Em uma aula de Biologia, o seguinte texto é apresentado:
    LAGOA AZUL ESTÁ DOENTE
    Os vereadores da pequena cidade de Lagoa Azul estavam discutindo a situação da Saúde no Município. A situação era mais grave com relação a três doenças: Doença de Chagas, Esquistossomose e Ascaridíase (lombriga). Na tentativa de prevenir novos casos, foram apresentadas várias propostas :
    Proposta 1: Promover uma campanha de vacinação.
    Proposta 2: Promover uma campanha de educação da população com relação a noções básicas de higiene, incluindo fervura de água.
    Proposta 3: Construir rede de saneamento básico.
    Proposta 4: Melhorar as condições de edificação das moradias e estimular o uso de telas nas portas e janelas e mosquiteiros de filó.
    Proposta 5: Realizar campanha de esclarecimento sobre os perigos de banhos nas lagoas.
    Proposta 6: Aconselhar o uso controlado de inseticidas.
    Proposta 7: Drenar e aterrar as lagoas do município.
    Em relação à Esquistossomose, a situação é complexa, pois o ciclo de vida do verme que causa a doença tem vários estágios, incluindo a existência de um hospedeiro intermediário, um caramujo aquático que é contaminado pelas fezes das pessoas doentes.
    Analisando as medidas propostas, o combate à doença terá sucesso se forem implementadas:
    (A) 1 e 6, pois envolvem a eliminação do agente causador da doença e de seu hospedeiro intermediário.
    (B) 1 e 4, pois além de eliminarem o agente causador da doença, também previnem o contato do transmissor com as pessoas sãs.
    (C) 4 e 6, pois envolvem o extermínio do transmissor da doença.
    (D) 1, 4 e 6, pois atingirão todas as fases do ciclo de vida do agente causador da doença, incluindo o seu hospedeiro intermediário.
    (E) 3 e 5, pois prevenirão a contaminação do hospedeiro intermediário pelas fezes das pessoas doentes e a contaminação de pessoas sãs por águas contaminadas.
  9. ENEM - 1998 - Para o combate da Ascaridíase, a proposta que trará maior benefício social, se implementada pela Prefeitura, será:
    (A) 1               (B) 3               (C) 4               (D) 5               (E) 6  
  10. ENEM - 1998 - Você sabe que a Doença de Chagas é causada por um protozoário (Trypanosoma cruzi) transmitido por meio da picada de insetos hematófagos (barbeiros). Das medidas propostas no texto “A Lagoa Azul Está Doente”, as mais efetivas na prevenção dessa doença são:
    (A) 1 e 2          (B) 3 e 5          (C) 4 e 6          (D) 1 e 3          (E) 2 e 3  
  11. ENEM - 1998 - Alunos de uma escola no Rio de Janeiro são convidados a participar de uma excursão ao Parque Nacional de Jurubatiba. Antes do passeio, eles leem o trecho de uma reportagem publicada em uma revista: “Jurubatiba será o primeiro parque nacional em área de restinga, num braço de areia com quilômetros de extensão, formado entre o mar e dezoito lagoas. Numa área de 14.000 hectares, ali vivem jacarés, capivaras, lontras, tamanduás-mirins, além de milhares de aves e de peixes de água doce e salgada.Os peixes de água salgada, na época das cheias, passam para as lagoas, onde encontram abrigo, voltando ao mar na cheia seguinte. Nos terrenos mais baixos, próximos aos lençóis freáticos, as plantas têm água suficiente para aguentar longas secas. Já nas áreas planas, os cactos são um dos poucos vegetais que proliferam, pintando o areal com um verde pálido.” Depois de ler o texto, os alunos podem supor que, em Jurubatiba, os vegetais que sobrevivem nas áreas planas têm características tais como:
    (A) quantidade considerável de folhas, para aumentar a área de contato com a umidade do ar nos dias chuvosos.
    (B) redução na velocidade da fotossíntese e realização ininterrupta desse processo, durante as 24 horas.
    (C) caules e folhas cobertos por espessas cutículas que impedem o ressecamento e a consequente perda de água.
    (D) redução do calibre dos vasos que conduzem a água e os sais minerais da raiz aos centros produtores do vegetal, para evitar perdas.
    (E) crescimento sob a copa de árvores frondosas, que impede o ressecamento e conseqüente perda de água.
    COMENTÁRIO: Como aparece no texto, as plantas das áreas planas são cactáceas que, dentre outras adaptações à vida em locais secos, possuem:
    - Folhas modificadas em espinhos;
    - Presença de parênquima aquífero;
    - Cutícula bem desenvolvida para impedir a desidratação;
    - Raízes superficiais longas e ramificadas;
    - Estômatos que se abrem à noite...
  12. ENEM - 1998 - O texto anterior cita alguns exemplos de animais que vivem em Jurubatiba e podem ser classificados como:
    (A) mamíferos, peixes e aves, apenas.
    (B) mamíferos, peixes, aves e anfíbios.
    (C) répteis, aves e anfíbios apenas.
    (D) mamíferos, répteis, peixes e aves.
    (E) animais pertencentes a uma só classe.
  13. ENEM - 1998 - Um dos problemas ambientais decorrentes da industrialização é a poluição atmosférica. Chaminés altas lançam ao ar, entre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO2) que pode ser transportado por muitos quilômetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente (chuva ácida). Um dos danos ao meio ambiente diz respeito à corrosão de certos materiais. Considere as seguintes obras:
    I. monumento Itamarati - Brasília (mármore).
    II. esculturas do Aleijadinho - MG (pedra sabão, contém carbonato de cálcio).
    III. grades de ferro ou alumínio de edifícios.
    A ação da chuva ácida pode acontecer em:
    (A) I, apenas.
    (B) I e II, apenas.
    (C) I e III, apenas.
    (D) II e III, apenas.
    (E) I, II e III.  
  14. ENEM  - 19998 - Um dos problemas ambientais decorrentes da industrialização é a poluição atmosférica. Chaminés altas lançam ao ar, entre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO2) que pode ser transportado por muitos quilômetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente (chuva ácida).
    Com relação aos efeitos sobre o ecossistema, pode-se afirmar que:
    I. as chuvas ácidas poderiam causar a diminuição do pH da água de um lago, o que acarretaria a morte de algumas espécies, rompendo a cadeia alimentar.
    II. as chuvas ácidas poderiam provocar acidificação do solo, o que prejudicaria o crescimento de certos vegetais.
    III. as chuvas ácidas causam danos se apresentarem valor de pH maior que o da água destilada.
    Dessas afirmativas está(ão) correta(s):
    a) I, apenas.
    b) III, apenas.
    c) I e II, apenas.
    d) II e III, apenas.
    e) I e III, apenas. 
  15. ENEM - 1998 - No início deste século, com a finalidade de possibilitar o crescimento da população de veados no planalto de Kaibab, no Arizona (EUA), moveu-se uma caçada impiedosa aos seus predadores – pumas, coiotes e lobos. No gráfico abaixo, a linha cheia indica o crescimento real da população de veados, no período de 1905 a 1940; a linha pontilhada indica a expectativa quanto ao crescimento da população de veados, nesse mesmo período, caso o homem não tivesse interferido em Kaibab.
    Para explicar o fenômeno que ocorreu com a população de veados após a interferência do homem, o mesmo estudante elaborou as seguintes hipóteses e/ou conclusões:
    I. lobos, pumas e coiotes não eram, certamente, os únicos e mais vorazes predadores dos veados; quando estes predadores, até então desapercebidos, foram favorecidos pela eliminação de seus competidores, aumentaram numericamente e quase dizimaram a população de veados.
    II. a falta de alimentos representou para os veados um mal menor que a predação.
    III. ainda que a atuação dos predadores pudesse representar a morte para muitos veados, a predação demonstrou-se um fator positivo para o equilíbrio dinâmico e sobrevivência da população como um todo.
    IV. a morte dos predadores acabou por permitir um crescimento exagerado da população de veados, isto levou à degradação excessiva das pastagens, tanto pelo consumo excessivo como pelo seu pisoteamento.
    O estudante, desta vez, acertou se indicou as alternativas:
    (A) I, II, III e IV.
    (B) I, II e III, apenas.
    (C) I, II e IV, apenas.
    (D) II e III, apenas.
    (E) III e IV, apenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário