sábado, 3 de agosto de 2013

Prova-biologia-enem-2008


  1.  ENEM - 2008 - Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária — cerca de 35% do rebanho nacional está na região — e que pelo menos 50 milhões de hectares de pastos são pouco produtivos. Enquanto o custo médio para aumentar a produtividade de 1 hectare de pastagem é de 2 mil reais, o custo para derrubar igual área de floresta é estimado em 800 reais, o que estimula novos desmatamentos. Adicionalmente, madeireiras retiram as árvores de valor comercial que foram abatidas para a criação de pastagens. Os pecuaristas sabem que problemas ambientais como esses podem provocar restrições à pecuária nessas áreas, a exemplo do que ocorreu em 2006 com o plantio da soja, o qual, posteriormente, foi proibido em áreas de floresta. 
    Época, 3/3/2008 e 9/6/2008 (com adaptações). 
    A partir da situação-problema descrita, conclui-se que
    a) o desmatamento na Amazônia decorre principalmente da exploração ilegal de árvores de valor comercial.
    b) um dos problemas que os pecuaristas vêm enfrentando na Amazônia é a proibição do plantio de soja.
    c) a mobilização de máquinas e de força humana torna o desmatamento mais caro que o aumento da produtividade de pastagens.
    d) o superavit comercial decorrente da exportação de carne produzida na Amazônia compensa a possível degradação ambiental.
    e) a recuperação de áreas desmatadas e o aumento de produtividade das pastagens podem contribuir para a redução do desmatamento na Amazônia.
    COMENTÁRIO:
    a) Errada, pois a questão do desmatamento da Amazônia não está limitada somente à extração de madeira, já que existem outras atividades extremamente degradantes como a pecuária, agricultura, mineração e outras.
    b) Errada simplesmente pelo fato de que pecuarista não desenvolve plantio de soja.
    c) Errada, o texto deixa claro que o custo da formação de pastagem é superior ao de desmatamento, o que estimula a prática da segunda.
    d) Errada, os índices de produtividade da pecuária desenvolvida na Amazônia não compensam devido aos altos prejuízos ambientais para produzir somente 35% do rebanho nacional.
    e) A recuperação de áreas degradadas e a utilização de insumos para elevação da produtividade das pastagens impedem que haja uma expansão das fronteiras agropecuárias, resultando automaticamente na diminuição dos níveis de desmatamento.
  2. ENEM - 2008 - O gráfico abaixo mostra a área desmatada da Amazônia, em km2, a cada ano, no período de 1988 a 2008.

    As informações do gráfico indicam que
    a) o maior desmatamento ocorreu em 2004.
    b) a área desmatada foi menor em 1997 que em 2007.
    c) a área desmatada a cada ano manteve-se constante entre 1998 e 2001.
    d) a área desmatada por ano foi maior entre 1994 e 1995 que entre 1997 e 1998. 
    e) o total de área desmatada em 1992, 1993 e 1994 é maior que 60.000 km2.
    COMENTÁRIO: 
    a) Errada, o gráfico deixa explícito que 2004 é superado pelo ano de 1995.
    b) Errado, os índices de desmatamento em 2007 são inferiores aos de 1997.
    c) Errada, os índices de desmatamentos nos anos tiveram oscilações.
    d) Os anos de 1994 e 1995 somados resultam em níveis de desmatamento superiores aos dos anos de 1997 e 1998, especialmente o de 1995, que atingiu 30 mil km2.
    e) Errada, nenhum dos anos citados atingiu sequer 20 mil km2, dessa forma, caso sejam somados, o resultado fica distante do valor sugerido na questão. 
  3. ENEM - 2008 - Os ingredientes que compõem uma gotícula de nuvem são o vapor de água e um núcleo de condensação de nuvens (NCN). Em torno desse núcleo, que consiste em uma minúscula partícula em suspensão no ar, o vapor de água se condensa, formando uma gotícula microscópica, que, devido a uma série de processos físicos, cresce até precipitar-se como chuva.
    Na floresta Amazônica, a principal fonte natural de NCN é a própria vegetação. As chuvas de nuvens baixas, na estação chuvosa, devolvem os NCNs, aerossóis, à superfície, praticamente no mesmo lugar em que foram gerados pela floresta. As nuvens altas são carregadas por ventos mais intensos, de altitude, e viajam centenas de quilômetros de seu local de origem, exportando as partículas contidas no interior das gotas de chuva.
    Na Amazônia, cuja taxa de precipitação é uma das mais altas do mundo, o ciclo de evaporação e precipitação natural é altamente eficiente.
    Com a chegada, em larga escala, dos seres humanos à Amazônia, ao longo dos últimos 30 anos, parte dos ciclos naturais está sendo alterada. As emissões de poluentes atmosféricos pelas queimadas, na época da seca, modificam as características físicas e químicas da atmosfera amazônica, provocando o seu aquecimento, com modificação do perfil natural da variação da temperatura com a altura, o que torna mais difícil a formação de nuvens. 
    Paulo Artaxo et al. O mecanismo da floresta para fazer chover. In: Scientific American Brasil, ano 1, n.º 11, abr./2003, p. 38-45 (com adaptações). 
    Na Amazônia, o ciclo hidrológico depende fundamentalmente:
    a) da produção de CO2 oriundo da respiração das árvores.
    b) da evaporação, da transpiração e da liberação de aerossóis que atuam como NCNs. 
    c) das queimadas, que produzem gotículas microscópicas de água, as quais crescem até se precipitarem como chuva.
    d) das nuvens de maior altitude, que trazem para a floresta NCNs produzidos a centenas de quilômetros de seu local de origem.
    e) da intervenção humana, mediante ações que modificam as características físicas e químicas da atmosfera da região.
    COMENTÁRIO: 
    a) Errada, pois os ingredientes do ciclo hidrológicos são vapor de água e NCN.
    b) As nuvens se constituem pela formação de NCNs, que na estação chuvosa se desfazem na forma de chuvas baixas e são devolvidos para a natureza onde recomeça todo o processo, num círculo vicioso.
    c) Errada, pois a poluição está provocando justo o contrário: a não formação de nuvens e conseqüentemente a falta de chuva.
    d) Erro, as nuvens formadas por NCNs na floresta Amazônica se originam na floresta e não são transportadas para lá. 
    e) O homem só atrapalha o ciclo hidrológico, este só ocorre graças à natureza. 
  4. ENEM - 2008 - A Lei Federal n.º 9.985/2000, que instituiu o sistema nacional de unidades de conservação, define dois tipos de áreas protegidas. O primeiro, as unidades de proteção integral, tem por objetivo preservar a natureza, admitindo-se apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, isto é, aquele que não envolve consumo, coleta, dano ou destruição dos recursos naturais. O segundo, as unidades de uso sustentável, tem por função compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos recursos naturais. Nesse caso, permite-se a exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo-se a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável.
    Considerando essas informações, analise a seguinte situação hipotética.
    Ao discutir a aplicação de recursos disponíveis para o desenvolvimento de determinada região, organizações civis, universidade e governo resolveram investir na utilização de uma unidade de proteção integral, o Parque Nacional do Morro do Pindaré, e de uma unidade de uso sustentável, a Floresta Nacional do Sabiá. Depois das discussões, a equipe resolveu levar adiante três projetos:
    ► o projeto I consiste de pesquisas científicas embasadas exclusivamente na observação de animais;
    ► o projeto II inclui a construção de uma escola e de um centro de vivência;
    ► o projeto III promove a organização de uma comunidade extrativista que poderá coletar e explorar comercialmente frutas e sementes nativas.
    Nessa situação hipotética, atendendo-se à lei mencionada acima, é possível desenvolver tanto na unidade de proteção integral quanto na de uso sustentável
    a) apenas o projeto I. 
    b) apenas o projeto III.
    c) apenas os projetos I e II.
    d) apenas os projetos II e III.
    e) todos os três projetos.
    COMENTÁRIO:
    a) A observação de animais não oferece nenhum risco de degradação, pois não envovle consumo, coleta e atividades econômicas. Desta forma, este projeto se insere na proposta da Lei Federal nº 9.985/2000 de Sistema Nacional de Unidades de Conservação.
    b) O projeto III envolve coleta e exploração extrativista, característica esta que não é inserida na proposta da lei.
    c) O projeto I se encontra dentro da proposta da lei. Entretanto, o projeto II envolve atividades que não se adequam a uma unidade de proteção integral já que a própria construção destes ambientes causa dano e destruição dos recursos naturais.
    d) Ambos estão totalmente desvinculados da proposta de atender aos dois tipos de unidades de preservação.
    e) Impossível associar os projetos II e III no quesito de unidade de proteção integral, já que não possuem os requisitos apresentados na primeira proposta da lei. 
  5. ENEM - 2008
    Analisando-se os dados do gráfico acima, que remetem a critérios e objetivos no estabelecimento de unidades de conservação no Brasil, constata-se que 
    a) o equilíbrio entre unidades de conservação de proteção integral e de uso sustentável já atingido garante a preservação presente e futura da Amazônia.
    b) as condições de aridez e a pequena diversidade biológica observadas na Caatinga explicam por que a área destinada à proteção integral desse bioma é menor que a dos demais biomas brasileiros.
    c) o Cerrado, a Mata Atlântica e o Pampa, biomas mais intensamente modificados pela ação humana, apresentam proporção maior de unidades de proteção integral que de unidades de uso sustentável.
    d) o estabelecimento de unidades de conservação deve ser incentivado para a preservação dos recursos hídricos e a manutenção da biodiversidade. 
    e) a sustentabilidade do Pantanal é inatingível, razão pela qual não foram criadas unidades de uso sustentável nesse bioma.
    COMENTÁRIO:
    a) Não garante a preservação presente e nem futura, até por que o percentual de unidades de conservação é modesto.
    b) Isto não está ligado a questões climáticas ou de biodiversidade presentes na caatinga, uma vez que cada bioma possui sua riqueza e relevância e nenhum é mais importante que o outro, tendo em vista que a natureza é um ecossistema e há interdependência entre os diversos tipos de vegetação.
    c) O gráfico apresenta claramente que somente o cerrado possui um percentual de unidade de proteção integral.
    d) As unidades de proteção integral e a unidade de uso sustentável promovem simultaneamente a preservação de áreas dispersas por diversos biomas brasileiros, protegendo, desta forma, os mananciais, a fauna e a flora dos ambientes.
    e) Todo bioma oferece condições de desenvolver atividades produtivas praticadas nos moldes da sustentabilidade. Isto depende unicamente do modo como foi implantado e dirigido. 
  6. ENEM - 2008 - As florestas tropicais estão entre os maiores, mais diversos e complexos biomas do planeta. Novos estudos sugerem que elas sejam potentes reguladores do clima, ao provocarem um fluxo de umidade para o interior dos continentes, fazendo com que essas áreas de floresta não sofram variações extremas de temperatura e tenham umidade suficiente para promover a vida. Um fluxo puramente físico de umidade do oceano para o continente, em locais onde não há florestas, alcança poucas centenas de quilômetros. Verifica-se, porém, que as chuvas sobre florestas nativas não dependem da proximidade do oceano. Esta evidência aponta para a existência de uma poderosa “bomba biótica de umidade” em lugares como, por exemplo, a bacia amazônica. Devido à grande e densa área de folhas, as quais são evaporadores otimizados, essa “bomba” consegue devolver rapidamente a água para o ar, mantendo ciclos de evaporação e condensação que fazem a umidade chegar a milhares de quilômetros no interior do continente. 
    A. D. Nobre. Almanaque Brasil Socioambiental. Instituto Socioambiental, 2008, p. 368-9 (com adaptações). 
    As florestas crescem onde chove, ou chove onde crescem as florestas? De acordo com o texto, 
    A) onde chove, há floresta. 
    B) onde a floresta cresce, chove. 
    C) onde há oceano, há floresta. 
    D) apesar da chuva, a floresta cresce. 
    E) no interior do continente, só chove onde há floresta.
    COMENTÁRIO:
    a) (falso) – não necessariamente, pois uma área interiorana ao continente, mesmo que devastada, está submetida a influencia da umidade gerada pela evapotranspiração da cobertura vegetal de florestas tropicais. 
    b) O desenvolvimento de uma vegetação necessita de condições ambientais (aspectos físicos) favoráveis. Neste caso, a colaboração da umidade provinda tanto dos oceanos, quanto a emissão de umidade despendida pelos vegetais de uma floresta tropical, propiciam no mesmo local ou em um outro local mais distante, o estabelecimento, crescimento e manutenção da vida. Segundo o texto: fazendo com que essas áreas de floresta não sofram variações extremas de temperatura e tenham umidade suficiente para promover a vida.
    c) (falso) – Os oceanos colaboram, mas não é regra a existência de florestas próximas aos oceanos (Verifica-se, porém, que as chuvas sobre florestas nativas não dependem da proximidade do oceano).
    d) (falso) – Existe uma relação de dependência entre a chuva e o crescimento de uma floresta. Porém o texto não evidencia, e a alternativa dissocia esta relação, isolando o fator físico (chuva) de um fator biológico (floresta). 
    e) (falso) – De acordo com o texto: Um fluxo puramente físico de umidade do oceano para o continente, em locais onde não há florestas, a influência do fator umidade provocando chuva, independe da existência e crescimento de uma floresta. 
  7. ENEM - 2008 - Um estudo recente feito no Pantanal dá uma boa ideia de como o equilíbrio entre as espécies, na natureza, é um verdadeiro quebra-cabeça. As peças do quebra-cabeça são o tucano-toco, a arara-azul e o manduvi. O tucano-toco é o único pássaro que consegue abrir o fruto e engolir a semente do manduvi, sendo, assim, o principal dispersor de suas sementes. O manduvi, por sua vez, é uma das poucas árvores onde as araras-azuis fazem seus ninhos. 
    Até aqui, tudo parece bem encaixado, mas... é justamente o tucano-toco o maior predador de ovos de arara-azul — mais da metade dos ovos das araras são predados pelos tucanos. Então, ficamos na seguinte encruzilhada: se não há tucanos-toco, os manduvis se extinguem, pois não há dispersão de suas sementes e não surgem novos manduvinhos, e isso afeta as araras-azuis, que não têm onde fazer seus ninhos. Se, por outro lado, há muitos tucanos-toco, eles dispersam as sementes dos manduvis, e as araras-azuis têm muito lugar para fazer seus ninhos, mas seus ovos são muito predados.
    Internet: (com adaptações).
    De acordo com a situação descrita,
    a) o manduvi depende diretamente tanto do tucano-toco como da arara-azul para sua sobrevivência.
    b) o tucano-toco, depois de engolir sementes de manduvi, digere-as e torna-as inviáveis.
    c) a conservação da arara-azul exige a redução da população de manduvis e o aumento da população de tucanos-toco.
    d) a conservação das araras-azuis depende também da conservação dos tucanos-toco, apesar de estes serem predadores daquelas. 
    e) a derrubada de manduvis em decorrência do desmatamento diminui a disponibilidade de locais para os tucanos fazerem seus ninhos.
    COMENTÁRIO:
    a) (falso) – O manduvi depende diretamente apenas da população de tucanos-toco.
    b) (falso) – O mecanismo alimentar e digestório dos tucanos-toco, não inviabilizam as sementes do manduvi. Se estabelecida esta situação, a população de manduvi estaria comprometida.
    c) (falso) – Para conservação da arara-azul neste ecossistema, é necessária uma condição inversa à proposição sugerida pela alternativa, ou seja: aumento da população de manduvi e redução da população de tucano-toco.
    d) Como a nidificação da arara-azul ocorre principalmente no manduvi, as aves desta espécie necessitam da dispersão deste vegetal, que depende do hábito nutricional dos tucanos-toco. Logo, a conservação das araras-azuis está condicionada a existência dos tucanos-toco, mesmo sendo esta espécie de tucano, predadora dos ovos das araras-azuis.
    e) (falso) – Conforme a situação descrita, não foi mencionada qualquer caracterização a cerca da nidificação dos tucanos-toco. Portanto não é possível inferir que os tucanos-toco nidifiquem também no manduvi.
     
  8. ENEM - 2008 - A China comprometeu-se a indenizar a Rússia pelo derramamento de benzeno de uma indústria petroquímica chinesa no rio Songhua, um afluente do rio Amur, que faz parte da fronteira entre os dois países. O presidente da Agência Federal de Recursos de Água da
    Rússia garantiu que o benzeno não chegará aos dutos de água potável, mas pediu à população que fervesse a água corrente e evitasse a pesca no rio Amur e seus afluentes.
    As autoridades locais estão armazenando centenas de toneladas de carvão, já que o mineral é considerado eficaz absorvente de benzeno.
    Internet: <jbonline.terra.com.br> (com adaptações).
    Levando-se em conta as medidas adotadas para a minimização dos danos ao ambiente e à população, é correto afirmar que
    a) o carvão mineral, ao ser colocado na água, reage com o benzeno, eliminando-o.
    b) o benzeno é mais volátil que a água e, por isso, é necessário que esta seja fervida.
    c) a orientação para se evitar a pesca deve-se à necessidade de preservação dos peixes.
    d) o benzeno não contaminaria os dutos de água potável, porque seria decantado naturalmente no fundo do rio.
    e) a poluição causada pelo derramamento de benzeno da indústria chinesa ficaria restrita ao rio Songhua.
    COMENTÁRIO:
    a) Errada. O carvão possui alta propriedade de adsorção. Como ele é um adsorvente, possui poros que absorvem o contaminante, retendo, então, o benzeno. Sendo assim, o benzeno não é eliminado, e sim retido nos poros presentes no carvão mineral.
    b) Correta. A volatilidade do benzeno permite que ele seja eliminado da água, que possui ponto de ebulição maior que ele.
    c) Errada. É necessário evitar a pesca pois os peixes deste rio podem estar contaminados.
    d) Errada. O benzeno não se decanta no fundo no rio, ele fica submerso e se espalha com muita facilidade.
    e) Errada. A correnteza dos rios pode espalhar ainda mais o benzeno e levar a contaminação para outros rios e não apenas para o Songhua.
     
  9. ENEM - 2008 - Em 2006, foi realizada uma conferência das Nações Unidas em que se discutiu o problema do lixo eletrônico, também denominado e-waste. Nessa ocasião, destacou-se a necessidade de os países em desenvolvimento serem protegidos das doações nem sempre bem-intencionadas dos países mais ricos. Uma vez descartados ou doados, equipamentos eletrônicos chegam a países em desenvolvimento com o rótulo de
    “mercadorias recondicionadas”, mas acabam deteriorandose em lixões, liberando chumbo, cádmio, mercúrio e outros materiais tóxicos. 
    Internet: (com adaptações). 
    A discussão dos problemas associados ao e-waste leva à conclusão de que 
    a) os países que se encontram em processo de industrialização necessitam de matérias-primas recicladas oriundas dos países mais ricos.
    b) o objetivo dos países ricos, ao enviarem mercadorias recondicionadas para os países em desenvolvimento, é o de conquistar mercados consumidores para seus produtos.
    c) o avanço rápido do desenvolvimento tecnológico, que torna os produtos obsoletos em pouco tempo, é um fator que deve ser considerado em políticas ambientais. 
    d) o excesso de mercadorias recondicionadas enviadas para os países em desenvolvimento é armazenado em lixões apropriados.
    e) as mercadorias recondicionadas oriundas de países ricos melhoram muito o padrão de vida da população dos países em desenvolvimento.
    COMENTÁRIO:
    a) Os países emergentes definitivamente não necessitam de nenhum tipo de material reciclado, independentemente da origem, salvo os lixos gerados internamente que podem e devem ser reaproveitados.
    b) O objetivos dos países ricos e, principalmente, das empresas é unicamente de livrar-se do lixo que tais aparelhos geram após sua vida útil. Além disso, as leis ambientais dos países desenvolvidos são extremamente rigorosas e é bastante viável repassar o problema para outro país, usando para isso o pretexto da doação.
    c) Devido ao acelerado volume de inovações tecnológicas que são dispostas no mercado, os produtos se tornam ultrapassados em um curto espaço de tempo, havendo assim um elevado fluxo de consumo de mercadorias desse segmento. Diante deste fato, as políticas ambientais devem analisar esse fator de maneira mais aprofundada.
    d) A entrada de produtos usados e recondicionados promovem um agravamento nos problemas relacionados ao lixo, haja vista que os países em desenvolvimento não conseguem realizar o manejo adequado - muito pelo contrário, já que são acumulados em lixões precários.
    e) Este tipo de iniciativa não tem como objetivo a ajuda social e tecnológica. Isto não passa de um meio para repassar um problema, visto que isso mais prejudica do que contribui para os países emergentes. 
  10. ENEM - 2008 - Usada para dar estabilidade aos navios, a água de lastro acarreta grave problema ambiental: ela introduz indevidamente, no país, espécies indesejáveis do ponto de vista ecológico e sanitário, a exemplo do mexilhão dourado, molusco originário da China. Trazido para o Brasil pelos navios mercantes, o mexilhão dourado foi encontrado na bacia Paraná-Paraguai em 1991.
    A disseminação desse molusco e a ausência de predadores para conter o crescimento da população de moluscos causaram vários problemas, como o que ocorreu na hidrelétrica de Itaipu, onde o mexilhão alterou a rotina de manutenção das turbinas, acarretando prejuízo de US$ 1 milhão por dia, devido à paralisação do sistema.
    Uma das estratégias utilizadas para diminuir o problema é acrescentar gás cloro à água, o que reduz em cerca de 50% a taxa de reprodução da espécie.
    GTÁGUAS, MPF, 4.ª CCR, ano 1, n.º 2, maio/2007 (com adaptações). 
    De acordo com as informações acima, o despejo da água de lastro
    a) é ambientalmente benéfico por contribuir para a seleção natural das espécies e, conseqüentemente, para a evolução delas.
    b) trouxe da China um molusco, que passou a compor a flora aquática nativa do lago da hidrelétrica de Itaipu.
    c) causou, na usina de Itaipu, por meio do microrganismo invasor, uma redução do suprimento de água para as turbinas.
    d) introduziu uma espécie exógena na bacia Paraná-Paraguai, que se disseminou até ser controlada por seus predadores naturais.
    e) motivou a utilização de um agente químico na água como uma das estratégias para diminuir a reprodução do mexilhão dourado.
    COMENTÁRIO:
    a) (falso) – O despejo da água de lastro pode ocasionar malefícios ao invés de benefícios, provocando competição entre espécies nativas e espécies introduzidas, podendo causar desequilíbrio ecológico.
    b) (falso) – O mexilhão passou a compor a fauna aquática, e não a flora aquática.
    c) (falso) – O mexilhão causa problemas de manutenção (interrupção causada pela proliferação), e não de fornecimento de água que passa pelas turbinas (o volume de água permanece constante).
    d) (falso) – A espécie exógena não foi contida por ação biológica (por predadores). Porém a população exógena passou a ser controlada através da aplicação de uma técnica paliativa, empregando-se substâncias químicas (gás cloro). 
    e) Esta alternativa esta de acordo com o texto, pois afirma que para conter a proliferação de mexilhões, foi utilizado um agente químico, reduzindo a taxa reprodutiva destes animais (controle populacional), reduzindo os prejuízos da usina. 
  11. ENEM - 2008 - O diagrama acima representa, de forma esquemática e simplificada, a distribuição da energia proveniente do Sol sobre a atmosfera e a superfície terrestre. Na área delimitada pela linha tracejada, são destacados alguns processos envolvidos no fluxo de energia na atmosfera.
    Com base no diagrama, conclui-se que
    a) a maior parte da radiação incidente sobre o planeta fica retida na atmosfera.
    b) a quantidade de energia refletida pelo ar, pelas nuvens e pelo solo é superior à absorvida pela superfície.
    c) a atmosfera absorve 70% da radiação solar incidente sobre a Terra.
    d) mais da metade da radiação solar que é absorvida diretamente pelo solo é devolvida para a atmosfera.
    e) a quantidade de radiação emitida para o espaço pela atmosfera é menor que a irradiada para o espaço pela superfície.
    COMENTÁRIO:
    a) está incorreta. No trecho “a maior parte..” a palavra maior esta errada. O correto seria: a menor parte da radiação...
    b) alternativa incorreta. No trecho: “...é superior à....” a palavra superior está errada. O correto seria dizer inferior.
    c) alternativa incorreta, pois a atmosfera não absorve 70% da radiação solar incidente sobre a Terra, e sim 64%.
    d) alternativa correta.
    e) alternativa incorreta, pois a radiação emitida para o espaço pala atmosfera é maior que a irradiada para o espaço, e não o contrário como foi dito.
  12. ENEM - 2008 - O diagrama abaixo representa, de forma esquemática e simplificada, a distribuição da energia proveniente do Sol sobre a atmosfera e a superfície terrestre. Na área delimitada pela linha tracejada, são destacados alguns processos envolvidos no fluxo de energia na atmosfera.
    Com base no diagrama acima, conclui-se que 
    A) a maior parte da radiação incidente sobre o planeta fica retida na atmosfera. 
    B) a quantidade de energia refletida pelo ar, pelas nuvens e pelo solo é superior à absorvida pela superfície.
    C) a atmosfera absorve 70% da radiação solar incidente sobre a Terra. 
    D) mais da metade da radiação solar que é absorvida diretamente pelo solo é devolvida para a atmosfera.
    E) a quantidade de radiação emitida para o espaço pela atmosfera é menor que a irradiada para o espaço pela superfície.
    COMENTÁRIO:
    Analisando por itens temos que:
    a) está incorreta. No trecho “a maior parte..” a palavra maior esta errada. O correto seria: a menorparte da radiação...
    b) alternativa incorreta. No trecho: “...é superior à....” a palavra superior está errada. O correto seria dizer inferior.
    c) alternativa incorreta, pois a atmosfera não absorve 70% da radiação solar incidente sobre a Terra, e sim 64%.
    d) alternativa correta. 

    e) alternativa incorreta, pois a radiação emitida para o espaço pala atmosfera é maior que a irradiada para o espaço, e não o contrário como foi dito. 
  13. ENEM - 2008 - O diagrama abaixo representa, de forma esquemática e simplificada, a distribuição da energia proveniente do Sol sobre a atmosfera e a superfície terrestre. Na área delimitada pela linha tracejada, são destacados alguns processos envolvidos no fluxo de energia na atmosfera.
    A chuva é o fenômeno natural responsável pela manutenção dos níveis adequados de água dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Esse fenômeno, assim como todo o ciclo hidrológico, depende muito da energia solar. Dos processos numerados no diagrama, aquele que se relaciona mais diretamente com o nível dos reservatórios de usinas hidrelétricas é o de número
    a) I.               b) II.                c) III.                d) IV.                e) V.
    COMENTÁRIO:
    a) (falso) – Incorreta, pois se trata da primeira fração de energia solar bloqueada através da atmosfera.
    b) (falso) – Incorreta, pois representa o percentual de energia absorvida pela atmosfera.
    c) (falso) – Incorreta, visto que indica o percentual de energia absorvido por elementos que compõem o meio atmosférico.
    d) (falso) – Incorreta, pois representa a energia liberada e circulante no sistema atmosférico. 
    e) Correto, pois é a única alternativa contendo elemento relacionado ao mecanismo de evaporação (vapor d’água), através da absorção de energia solar para promover a passagem da água no estado líquido (contida no reservatório de uma usina hidroelétrica) para o estado de vapor d’água emitido na atmosfera.  
  14. ENEM - 2008 - O potencial brasileiro para gerar energia a partir da biomassa não se limita a uma ampliação do Pró-álcool. O país pode substituir o óleo diesel de petróleo por grande variedade de óleos vegetais e explorar a alta produtividade das florestas tropicais plantadas. Além da produção de celulose, a utilização da biomassa permite a geração de energia elétrica por meio de termelétricas a lenha, carvão vegetal ou gás de madeira, com elevado rendimento e baixo custo.
    Cerca de 30% do território brasileiro é constituído por terras impróprias para a agricultura, mas aptas à exploração florestal. A utilização de metade dessa área, ou seja, de 120 milhões de hectares, para a formação de florestas energéticas, permitiria produção sustentada do equivalente a cerca de 5 bilhões de barris de petróleo por ano, mais que o dobro do que produz a Arábia Saudita atualmente.
    José Walter Bautista Vidal. Desafios Internacionais para o século XXI. Seminário da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, ago./2002 (com adaptações). 
    Para o Brasil, as vantagens da produção de energia a partir da biomassa incluem
    a) implantação de florestas energéticas em todas as regiões brasileiras com igual custo ambiental e econômico.
    b) substituição integral, por biodiesel, de todos os combustíveis fósseis derivados do petróleo.
    c) formação de florestas energéticas em terras impróprias para a agricultura. 
    d) importação de biodiesel de países tropicais, em que a produtividade das florestas seja mais alta.
    e) regeneração das florestas nativas em biomas modificados pelo homem, como o Cerrado e a Mata Atlântica.
    COMENTÁRIO:
    a) Isto não é possível devido às particularidades de cada região e estados que a compõem, tais como solo, clima, vegetação, entre outros que fazem ocorrer variações ambientais e econômicas.
    b) Essa medida não leva em consideração os prejuízos que poderiam ocorrer à Petrobras com plataformas inativas, entre outros equipamentos usados na extração e refino de petróleo.
    c) Favorável, uma vez que áreas impróprias ao desenvolvimento para agricultura poderiam ser utilizadas para o plantio de florestas destinadas à produção de energia que, de acordo com o texto, pode alcançar uma elevada produção de combustível que deve ultrapassar o da Arábia Saudita.
    d) Isso não se torna viável, pois o país voltaria a ser dependente.
    e) A regeneração de florestas nativas, como o Cerrado e a Mata Atlântica não deve ter este objetivo. 
  15. ENEM - 2008 - A biodigestão anaeróbica, que se processa na ausência de ar, permite a obtenção de energia e materiais que podem ser utilizados não só como fertilizante e combustível de veículos, mas também para acionar motores elétricos e aquecer recintos.

    O material produzido pelo processo esquematizado acima e utilizado para geração de energia é o
    a) biodiesel, obtido a partir da decomposição de matéria orgânica e(ou) por fermentação na presença de oxigênio.
    b) metano (CH4), biocombustível utilizado em diferentes máquinas.
    c) etanol, que, além de ser empregado na geração de energia elétrica, é utilizado como fertilizante.
    d) hidrogênio, combustível economicamente mais viável, produzido sem necessidade de oxigênio.
    e) metanol, que, além das aplicações mostradas no esquema, é matéria-prima na indústria de bebidas.
    COMENTÁRIO:
    a) Falsa: o biodiesel é obtido através de vegetais (óleo de babaçu, por exemplo).
    B) o gás metano é útil para o funcionamento de máquinas, é uma fonte de energia economicamente viável.
    c) Falsa: o etanol é produzido através da fermentação de vegetais como: cana de açúcar, beterraba, etc.
    d) Falsa: a partir da reação do oxigênio com o hidrogênio surge o combustível hidrogênio, ou seja, há presença de oxigênio no processo.
    e) Falsa: a matéria-prima utilizada na indústria de bebidas é o etanol e não metanol. 
  16. ENEM - 2008 - Uma fonte de energia que não agride o ambiente, é totalmente segura e usa um tipo de matéria-prima infinita é a energia eólica, que gera eletricidade a partir da força dos ventos. O Brasil é um país privilegiado por ter o tipo de ventilação necessária para produzi-la. Todavia, ela é a menos usada na matriz energética brasileira. O Ministério de Minas e Energia estima que as turbinas eólicas produzam apenas 0,25% da energia consumida no país.
    Isso ocorre porque ela compete com uma usina mais barata e eficiente: a hidrelétrica, que responde por 80% da energia do Brasil. O investimento para se construir uma hidrelétrica é de aproximadamente US$ 100 por quilowatt. Os parques eólicos exigem investimento de cerca de US$ 2 mil por quilowatt e a construção de uma usina nuclear, de aproximadamente US$ 6 mil por quilowatt. Instalados os parques, a energia dos ventos é bastante competitiva, custando R$ 200,00 por megawatt-hora frente a R$ 150,00 por megawatt-hora das hidrelétricas e a R$ 600,00 por megawatt-hora das termelétricas.
    Época. 21/4/2008 (com adaptações).
    De acordo com o texto, entre as razões que contribuem para a menor participação da energia eólica na matriz energética brasileira, inclui-se o fato de
    a) haver, no país, baixa disponibilidade de ventos que podem gerar energia elétrica.
    b) o investimento por quilowatt exigido para a construção de parques eólicos ser de aproximadamente 20 vezes o necessário para a construção de hidrelétricas.
    c) o investimento por quilowatt exigido para a construção de parques eólicos ser igual a 1/3 do necessário para a construção de usinas nucleares.
    d) o custo médio por megawatt-hora de energia obtida após instalação de parques eólicos ser igual a 1,2 multiplicado pelo custo médio do megawatt-hora obtido das hidrelétricas.
    e) o custo médio por megawatt-hora de energia obtida após instalação de parques eólicos ser igual a 1/3 do custo médio do megawatt-hora obtido das termelétricas.
    COMENTÁRIO:
    Um dos fatores que contribuem para que a energia eólica tenha menor participação na matriz energética brasileira é o fato da construção de parques eólicos ser da ordem de US$ 2000,00, o que corresponde a 20 vezes o valor necessário para se construir uma hidrelétrica.
     
  17. ENEM - 2008 - Defende-se que a inclusão da carne bovina na dieta é importante, por ser uma excelente fonte de proteínas. Por outro lado, pesquisas apontam efeitos prejudiciais que a carne bovina traz à saúde, como o risco de doenças cardiovasculares. Devido aos teores de colesterol e de gordura, há quem decida substituí-la por outros tipos de carne, como a de frango e a suína. O quadro abaixo apresenta a quantidade de colesterol em diversos tipos de carne crua e cozida.
    Com base nessas informações, avalie as afirmativas a seguir. 
    I. O risco de ocorrerem doenças cardiovasculares por ingestões habituais da mesma quantidade de carne é menor se esta for carne branca de frango do que se for toucinho.
    II. Uma porção de contrafilé cru possui, aproximadamente, 50% de sua massa constituída de colesterol.
    III. A retirada da pele de uma porção cozida de carne escura de frango altera a quantidade de colesterol a ser ingerida.
    IV. A pequena diferença entre os teores de colesterol encontrados no toucinho cru e no cozido indica que esse tipo de alimento é pobre em água.
    É correto apenas o que se afirma em
    a) I e II.           b) I e III.            c) II e III.            d) II e IV.            e) III e IV.
    COMENTÁRIO:
    Item I – Incorreto, pois a carne branca de frango, mesmo crua ou cozida, apresenta maior teor de colesterol, podendo causal maior propensão cardiovascular e não menor como expresso neste item.
    Item II – Incorreto, possui aproximadamente 0,051% de colesterol.
    Se 100g de contrafilé corresponde a 100 % (uma porção);
    E em cada 100g de contrafilé, contêm 0,051g de colesterol;
    Logo, a porção conterá apenas 0,051% de colesterol.
    Item III – Sim, conforme a tabela o teor de colesterol aumenta (de 80mg /100g, passa para 124mg/100g de carne escura de frango sem pele). 
    Item IV – Sim, pois se trata de um tecido adiposo (rico em gordura) e pobre em água. 
  18. ENEM - 2008 - O índice de massa corpórea (IMC) é uma medida que permite aos médicos fazer uma avaliação preliminar das condições físicas e do risco de uma pessoa desenvolver certas doenças, conforme mostra a tabela abaixo.

    Considere as seguintes informações a respeito de João, Maria, Cristina, Antônio e Sérgio.
    Os dados das tabelas indicam que
    a) Cristina está dentro dos padrões de normalidade.
    b) Maria está magra, mas não corre risco de desenvolver doenças.
    c) João está obeso e o risco de desenvolver doenças é muito elevado.
    d) Antônio está com sobrepeso e o risco de desenvolver doenças é muito elevado.
    e) Sérgio está com sobrepeso, mas não corre risco de desenvolver doenças.
    COMENTÁRIO:
    a) Errada. O IMC de Cristina (15) indica que ela está muito magra e com risco elevado de doença. Portanto, de acordo com a tabela do enunciado, ela não está dentro dos padrões de normalidade.
    b) Errada. A medida do IMC de Maria é 20, o que indica normalidade com baixo risco de doença (e não nenhum, como diz a alternativa).
    c) Correta. João tem 35 de IMC, o que, de acordo com a tabela, indica risco de doença muito elevado.
    d) Errada. Antônio realmente está com sobrepeso (IMC de 28), mas possui um risco de doença elevado e não muito elevado. 
    e) Errada. O IMC de Sérgio (45) indica que ele está com obesidade grave e não sobrepeso como diz a alternativa. Sendo assim, Sérgio possui um risco muitíssimo elevado de desenvolver doenças. 
  19. ENEM - 2008 - Uma pesquisa da ONU estima que, já em 2008, pela primeira vez na história das civilizações, a maioria das pessoas viverá na zona urbana. O gráfico a seguir mostra o crescimento da população urbana desde 1950, quando essa população era de 700 milhões de pessoas, e apresenta uma previsão para 2030, baseada em crescimento linear no período de 2008 a 2030.

    De acordo com o gráfico, a população urbana mundial em 2020 corresponderá, aproximadamente, a quantos bilhões de pessoas?
    a) 4,00.           b) 4,10.            c) 4,15.            d) 4,25.            e) 4,50.
    COMENTÁRIO:
    a) A população urbana em 2020 está entre 4,0 bilhões de habitante e 5,0 bilhões de habitantes, dessa forma a alternativa A é considerada falsa.
    b) e c) Levando em consideração a proporção utilizada na análise dos outros anos percebemos que no ano de 2020 a população está acima dos 4,15 bilhões de habitantes.
    d) É a única alternativa que mais se aproxima do valor indicado no gráfico, levando em consideração as outras proporções.
    e) Para que a população urbana de 2020 fosse 4,5 bilhões de habitantes era preciso que o gráfico estivesse marcando um ponto equidistante a 5,0 e 4,0 bilhões de habitantes. 
  20. ENEM - 2008 - A figura abaixo apresenta dados percentuais que integram os Indicadores Básicos para a Saúde, relativos às principais causas de mortalidade de pessoas do sexo masculino.

    Com base nos dados, conclui-se que
    a) a proporção de mortes por doenças isquêmicas do coração é maior na faixa etária de 30 a 59 anos que na faixa etária dos 60 anos ou mais.
    b) pelo menos 50% das mortes na faixa etária de 15 a 29 anos ocorrem por agressões ou por causas externas de intenção indeterminada. 
    c) as doenças do aparelho circulatório causam, na faixa etária de 60 anos ou mais, menor número de mortes que as doenças do aparelho respiratório.
    d) uma campanha educativa contra o consumo excessivo de bebidas alcoólicas teria menor impacto nos indicadores de mortalidade relativos às faixas etárias de 15 a 59 anos que na faixa etária de 60 anos ou mais.
    e) o Ministério da Saúde deve atuar preferencialmente no combate e na prevenção de doenças do aparelho respiratório dos indivíduos na faixa etária de 15 a 59 anos.
    COMENTÁRIO:
    a) Falsa. As doenças isquêmicas do coração entre 30 e 49 anos é de aproximadamente 10% e dos 60 anos ou mais é maior que os 10% aproximando de 15% da população nessa idade, ou seja, é um tipo de doença mais freqüente nas pessoas com mais de 60 anos.
    b) Se somarmos a porcentagem de pessoas que morrem por agressões (aproximadamente 45%) com a porcentagem de pessoas que morrem por causas externas de intenção indeterminada (aproximadamente 5%) irá chegar a um valor aproximado de 50%.
    c) Falso. Somando as porcentagens aproximadas das mortes causadas pelas doenças do aparelho circulatório que atingem a população com 60 anos ou mais teremos aproximadamente 40%. E a soma das porcentagens das mortes causadas pelas doenças do aparelho reparatório é de aproximadamente 15%, portanto a população na faixa etária dos 60 anos ou mais morrem mais das doenças do aparelho circulatório do que do aparelho respiratório.
    d) Falso. Pois os tipos de acidentes ocorridos por causa do consumo excessivo de bebidas alcoólicas matam mais a população entre os 15 e os 59 anos. 
    e) Falso. Pois a população de idade entre 15 e 59 anos não tem como causa de suas mortes doenças referentes ao aparelho respiratório.  
  21. ENEM - 2008
    A vida na rua como ela é
    O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realizou, em parceria com a ONU, uma pesquisa nacional sobre a população que vive na rua, tendo sido ouvidas 31.922 pessoas em 71 cidades brasileiras. Nesse levantamento, constatou-se que a maioria dessa população sabe ler e escrever (74%), que apenas 15,1% vivem de esmolas e que, entre os moradores de rua que ingressaram no ensino superior, 0,7% se diplomou. Outros dados da pesquisa são apresentados nos quadros abaixo.
    As informações apresentadas no texto são suficientes para se concluir que
    a) as pessoas que vivem na rua e sobrevivem de esmolas são aquelas que nunca estudaram.
    b) as pessoas que vivem na rua e cursaram o ensino fundamental, completo ou incompleto, são aquelas que sabem ler e escrever.
    c) existem pessoas que declararam mais de um motivo para estarem vivendo na rua. 
    d) mais da metade das pessoas que vivem na rua e que ingressaram no ensino superior se diplomou.
    e) as pessoas que declararam o desemprego como motivo para viver na rua também declararam a decepção amorosa.
    COMENTÁRIO:
    a) Falsa. Nenhuma das informações contidas no texto ou nos gráficos nos leva a conclusão que a maioria dos moradores de rua que sobrevive de esmolas não possuem nenhum tipo de grau de instrução. A única informação a esse respeito nos diz que a a minoria dessa população sobrevive com a mendicância.
    b) Falsa. O universo de pessoas que sabem ler e escrever e possuem ensino fundamental completo ou incompleto não corresponde integralmente ao contingente de moradores de rua que tem acesso ao mundo da leitura e da escrita.
    c) Verdadeira. Realizando a somatória do gráfico que aponta os motivos que levaram esses indivíduos a morarem nas ruas, observamos que a pesquisa trabalhou com um quadro de justificativas que, ao todo, atinge os 132%. Tal valor só poderia ser alcançado caso a pesquisa admitisse a escolha de justificativas múltiplas para os entrevistados.
    d) Falsa. A afirmativa pode levar o candidato ao erro caso ele admita que os 0,7 % dos moradores que completaram o ensino superior correspondem à metade dos 1,4% que possuem curso superior completo ou incompleto. Entretanto, o enunciado da questão diz que de todo o universo de moradores de rua que ingressou no nível superior – ou seja, toda a população incluída naquele grupo de 1,4% – somente 0,7% destes terminou um curso superior. 
    e) Falsa. Em nenhum ponto do enunciado da questão ou na informação dos gráficos é possível constatar que todos aqueles que moram na rua por motivo de desemprego necessariamente alegaram algum tipo de decepção amorosa.  
  22. ENEM - 2008 - No universo pesquisado, considere que P seja o conjunto das pessoas que vivem na rua por motivos de alcoolismo/drogas e Q seja o conjunto daquelas cujo motivo para viverem na rua é a decepção amorosa. Escolhendo-se ao acaso uma pessoa no grupo pesquisado e supondo-se que seja igual a 40% a probabilidade de que essa pessoa faça parte do conjunto P ou do conjunto Q, então a probabilidade de que ela faça parte do conjunto interseção de P e Q é igual a
    a) 12%.          b) 16%.          c) 20%.          d) 36%.          e) 52%.
    COMENTÁRIO:
    Sabendo que a porcentagem de pessoas que vivem na rua por causa do alcoolismo/dogras é igual a 36% e que a porcentagem de pessoas que vivem na rua por causa de decepção amorosa é igual a 16%.
    Somando as duas temos 52%, como foi estipulado pelo enunciado que apenas 40% desses 52% vivem nas ruas por causa alcoolismo/drogas ou por decepção amorosa a interseção desses dois casos será a diferença dessas duas porcentagens: 52 – 40 = 12% .
     
  23. ENEM - 2008 - Define-se genoma como o conjunto de todo o material genético de uma espécie, que, na maioria dos casos, são as moléculas de DNA. Durante muito tempo, especulou-se sobre a possível relação entre o tamanho do genoma — medido pelo número de pares de bases (pb) —, o número de proteínas produzidas e a complexidade do organismo. As primeiras respostas começam a aparecer e já deixam claro que essa relação não existe, como mostra a tabela abaixo.
    De acordo com as informações acima, 
    a) o conjunto de genes de um organismo define o seu DNA.
    b) a produção de proteínas não está vinculada à molécula de DNA.
    c) o tamanho do genoma não é diretamente proporcional ao número de proteínas produzidas pelo organismo. 
    d) quanto mais complexo o organismo, maior o tamanho de seu genoma.
    e) genomas com mais de um bilhão de pares de bases são encontrados apenas nos seres vertebrados.
    COMENTÁRIO:
    a) (falso) – Incorreto, pois o genoma de uma espécie inclui não apenas os genes, como também todo o seguimento ativo (eucromatina) e inativo (heterocromatina) das moléculas que formam o DNA.
    b) (falso) – A produção das proteínas esta diretamente condicionada à molécula de DNA.
    c) Comparando o tamanho estimado do genoma de cada uma das espécies, com a respectiva tradução em proteínas, é possível verificar que não há proporcionalidade entre os dois aspectos analisados, tendo como referencia a disparidade entre a espécie Oryza sativa (arroz) e Homo sapiens (homem).
    d) (falso) – Incorreto, pois sendo o homem o organismo mais complexo nesta listagem, o seu tamanho genômico inferior ao do arroz, apresenta um maior número de proteínas descritas do que as sintetizadas pelo arroz. 
    e) (falso) – Incorreto, visto que o arroz é vegetal e não um animal vertebrado.  
  24. ENEM - 2008 - Durante muito tempo, os cientistas acreditaram que variações anatômicas entre os animais fossem conseqüência de diferenças significativas entre seus genomas. Porém, os projetos de sequenciamento de genoma revelaram o contrário. Hoje, sabe-se que 99% do genoma de um camundongo é igual ao do homem, apesar das notáveis diferenças entre eles. Sabe-se também que os genes ocupam apenas cerca de 1,5% do DNA e que menos de 10% dos genes codificam proteínas que atuam na construção e na definição das formas do corpo. O restante, possivelmente, constitui DNA não-codificante.
    Como explicar, então, as diferenças fenotípicas entre as diversas espécies animais? A resposta pode estar na região não-codificante do DNA.
    S. B. Carroll et al. O jogo da evolução. In: Scientific American Brasil, jun./2008 (com adaptações). 
    A região não-codificante do DNA pode ser responsável pelas diferenças marcantes no fenótipo porque contém
    a) as sequências de DNA que codificam proteínas responsáveis pela definição das formas do corpo.
    b) uma enzima que sintetiza proteínas a partir da seqüência de aminoácidos que formam o gene.
    c) centenas de aminoácidos que compõem a maioria de nossas proteínas.
    d) informações que, apesar de não serem traduzidas em seqüências de proteínas, interferem no fenótipo. 
    e) os genes associados à formação de estruturas similares às de outras espécies.
    COMENTÁRIO:
    a) (falso) – Se determinado seguimento do filamento de DNA e não-codificante, isso significa que este é impossibilitado de codificar uma proteína.
    b) (falso) – Uma região não-codificante contêm nucleotídeos e não enzimas.
    c) (falso) – Uma região não-codificante contêm nucleotídeos e não aminoácidos.
    d) (verdadeiro) – Os segmentos não-codificantes do DNA, mesmo não indicando a síntese de uma proteína, podem estar relacionados à manifestação de um aspecto fenotípico.
    e) (falso) – As regiões não-codificantes representam os genes que não estão associados à formação de estruturas. 
     
  25. ENEM - 2008 - Um grupo de ecólogos esperava encontrar aumento de tamanho das acácias, árvores preferidas de grandes mamíferos herbívoros africanos, como girafas e elefantes, já que a área estudada era cercada para evitar a entrada desses herbívoros. Para espanto dos cientistas, as acácias pareciam menos viçosas, o que os levou a compará-las com outras de duas áreas de savana: uma área na qual os herbívoros circulam livremente e fazem podas regulares nas acácias, e outra de onde eles foram retirados há 15 anos. O esquema a seguir mostra os resultados observados nessas duas áreas.

    De acordo com as informações acima,
    a) a presença de populações de grandes mamíferos herbívoros provoca o declínio das acácias.
    b) os hábitos de alimentação constituem um padrão de comportamento que os herbívoros aprendem pelo uso, mas que esquecem pelo desuso.
    c) as formigas da espécie 1 e as acácias mantêm uma relação benéfica para ambas. 
    d) os besouros e as formigas da espécie 2 contribuem para a sobrevivência das acácias.
    e) a relação entre os animais herbívoros, as formigas e as acácias é a mesma que ocorre entre qualquer predador e sua presa.
    COMENTÁRIO:
    a) (falso) – A presença de grandes mamíferos não significa declínio na população de acácias, mas a maior ou menor produção de néctar.
    b) (falso) – O texto e o diagrama não trabalham este aspecto, e mesmo que trabalha-se, tendo como exemplo o habito alimentar, uma mudança de habito não ocorre simplesmente pelo desuso, mas pela disponibilidade ou não de um determinado nutriente. Esta alternativa interpreta o aspecto alimentar de forma incoerente, através de Princípio Lamarquista / Lei do Uso e Desuso.
    c) (verdadeiro) – Sim, pois pode ser observado na primeira coluna do diagrama que o domínio de formigas da espécie 1 coincide com a preservação das acácias.
    d) (falso) – Pelo contrário, a relação estabelecida entre estes artrópodes e as acácias é desarmônica, provocando o enfraquecimento das acácias.
    e) (falso) – Uma cadeia alimentar pode conter diferentes relações entre predador e presa, não sendo simplesmente generalizada por meio da exemplificação: animais herbívoros, formigas e acácias. 
     
  26. ENEM - 2008 - Suponha que o universo tenha 15 bilhões de anos de idade e que toda a sua história seja distribuída ao longo de 1 ano — o calendário cósmico —, de modo que cada segundo corresponda a 475 anos reais e, assim, 24 dias do calendário cósmico equivaleriam a cerca de 1 bilhão de anos reais. Suponha, ainda, que o universo comece em 1.º de janeiro a zero hora no calendário cósmico e o tempo presente esteja em 31 de dezembro às 23 h 59 min 59,99 s. A escala abaixo traz o período em que ocorreram alguns eventos importantes nesse calendário.

    Se a arte rupestre representada abaixo fosse inserida na escala, de acordo com o período em que foi produzida, ela deveria ser colocada na posição indicada pela seta de número

    a) 1.              b) 2.               c) 3.               d) 4.               e) 5.
    COMENTÁRIO:
    Apesar de não fornecer os dados referentes ao aparecimento dos primeiros hominídeos, o gabarito da questão é número 5. Pois, se o mês de dezembro corresponderia aos últimos 1,25 bilhões da História do Universo e os primeiros Homo sapiens tivessem surgido a 120 mil anos atrás, as primeiras manifestações da arte rupestre seriam correspondentes aos últimos quatro minutos do mês de dezembro. 
  27. ENEM - 2008                  PROPOSTA DE REDAÇÃO
    O texto acima, que focaliza a relevância da região amazônica para o meio ambiente e para a economia brasileira, menciona a “máquina de chuva da Amazônia”. Suponha que, para manter essa “máquina de chuva” funcionando, tenham sido sugeridas as ações a seguir:
    1. suspender completa e imediatamente o desmatamento na Amazônia, que permaneceria proibido até que fossem
    identificadas áreas onde se poderia explorar, de maneira sustentável, madeira de florestas nativas;
    2. efetuar pagamentos a proprietários de terras para que deixem de desmatar a floresta, utilizando-se recursos
    financeiros internacionais;
    3. aumentar a fiscalização e aplicar pesadas multas àqueles que promoverem desmatamentos não-autorizados.
    Escolha uma dessas ações e, a seguir, redija um texto dissertativo, ressaltando as possibilidades e as limitações da ação escolhida.
    Ao desenvolver seu texto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação.
    Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista, sem ferir os direitos humanos.
    Observações:
    x Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.
    x O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.
    x O texto com até 7 (sete) linhas escritas será considerado texto em branco.
    x O rascunho pode ser feito na última página deste Caderno. 
    x A redação deve ser passada a limpo na folha própria e escrita a tinta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário