sábado, 3 de agosto de 2013

Prova-biologia-enem-1999

       biologiaprofpaulotrinjunior@gmail.com
      1. ENEM - 1999 - A tabela abaixo apresenta dados referentes à mortalidade infantil, à porcentagem de famílias de baixa renda com crianças menores de 6 anos e às taxas de analfabetismo das diferentes regiões brasileiras e do Brasil como um todo.
        Suponha que um grupo de alunos recebeu a tarefa de pesquisar fatores que interferem na manutenção da saúde ou no desenvolvimento de doenças. O primeiro grupo deveria colher dados que apoiassem a ideia de que combatendo-se agentes biológicos e químicos garante-se a saúde. Já o segundo grupo deveria coletar informações que reforçassem a ideia de que a saúde de um indivíduo está diretamente relacionada à sua condição socioeconômica.
        Os dados da tabela podem ser utilizados apropriadamente para
        (A) apoiar apenas a argumentação do primeiro grupo.
        (B) apoiar apenas a argumentação do segundo grupo.
        (C) refutar apenas a posição a ser defendida pelo segundo grupo.
        (D) apoiar a argumentação dos dois grupos.
        (E) refutar as posições a serem defendidas pelos dois grupos.
      2. ENEM - 1999 - Em material para análise de determinado marketing político, lê-se a seguinte conclusão:
        A explosão demográfica que ocorreu a partir dos anos 50, especialmente no Terceiro Mundo, suscitou teorias ou políticas demográficas divergentes. Uma primeira teoria, dos neomalthusianos, defende que o crescimento demográfico dificulta o 
        desenvolvimento econômico, já que provoca uma diminuição na renda nacional per capita e desvia os investimentos do Estado para setores menos produtivos. Diante disso, o país deveria desenvolver uma rígida política de controle de natalidade.
        Uma segunda, a teoria reformista, argumenta que o problema não está na renda per capita e sim na distribuição irregular da renda, que não permite o acesso à educação e saúde. Diante disso o país deve promover a igualdade econômica e a justiça social.
        Qual dos slogans abaixo poderia ser utilizado para defender o ponto de vista neomalthusiano?
        (A) “Controle populacional – nosso passaporte para o desenvolvimento.”
        (B) “Sem reformas sociais o país se reproduz e não produz.”
        (C) “População abundante, país forte!”
        (D) “O crescimento gera fraternidade e riqueza para todos.”
        (E) “Justiça social, sinônimo de desenvolvimento.”
         
      3. ENEM - 1999 - Qual dos "slogans" a seguir poderia ser utilizado para defender o ponto de vista dos reformistas?
        a) "Controle populacional já, ou país não resistirá."
        b) "Com saúde e educação, o planejamento familiar virá por opção!" 
        c) "População controlada, país rico!"
        d) "Basta mais gente, que o país vai pra frente!"
        e) "População menor, educação melhor!"
      4. ENEM - 1999 - A seqüência abaixo indica de maneira simplificada os passos seguidos por um grupo de cientistas para a clonagem de uma vaca:
        I. Retirou-se um óvulo da vaca Z. O núcleo foi desprezado, obtendo-se um óvulo anucleado.
        II. Retirou-se uma célula da glândula mamária da vaca W. O núcleo foi isolado e conservado, desprezando-se o resto da célula.
        III. O núcleo da célula da glândula mamária foi introduzido no óvulo anucleado. A célula reconstituída foi estimulada para 
        entrar em divisão. 
        IV. Após algumas divisões, o embrião foi implantado no útero de uma terceira vaca Y, mãe de aluguel. O embrião se desenvolveu e deu origem ao clone.
        Considerando-se que os animais Z, W e Y não têm parentesco, pode-se afirmar que o animal resultante da clonagem tem as características genéticas da vaca
        (A) Z, apenas.
        (B) W, apenas.
        (C) Y, apenas.
        (D) Z e da W, apenas.
        (E) Z, W e Y.
         
      5. ENEM - 1999 - Se a vaca Y, utilizada como “mãe de aluguel”, for a mãe biológica da vaca W, a porcentagem de genes da “mãe de aluguel”, presente no clone será 
        (A) 0%            (B) 25%            (C) 50%            (D) 75%            (E) 100% 
      6. ENEM - 1999 - A construção de grandes projetos hidroelétricos também deve ser analisada do ponto de vista do regime das águas e de seu ciclo na região. Em relação ao ciclo da água, pode-se argumentar que a construção de grandes represas
        (A) não causa impactos na região, uma vez que a quantidade total de água da Terra permanece constante.
        (B) não causa impactos na região, uma vez que a água que alimenta a represa prossegue depois rio abaixo com a mesma vazão e velocidade.
        (C) aumenta a velocidade dos rios, acelerando o ciclo da água na região.
        (D) aumenta a evaporação na região da represa, acompanhada também por um aumento local da umidade relativa do ar.
        (E) diminui a quantidade de água disponível para a realização do ciclo da água.
      7. ENEM - 1999 - O diagrama abaixo representa a energia solar que atinge a Terra e sua utilização na geração de eletricidade. A energia solar é responsável pela manutenção do ciclo da água, pela movimentação do ar, e pelo ciclo do carbono que ocorre através da fotossíntese dos vegetais, da decomposição e da respiração dos seres vivos, além da formação de combustíveis fósseis.

        No diagrama estão representadas as duas modalidades mais comuns de usinas elétricas, as hidroelétricas e as termoelétricas. No Brasil, a construção de usinas hidroelétricas deve ser incentivada porque essas
        I. utilizam fontes renováveis, o que não ocorre com as termoelétricas que utilizam fontes que necessitam de bilhões de anos para serem reabastecidas.
        II. apresentam impacto ambiental nulo, pelo represamento das águas no curso normal dos rios.
        III. aumentam o índice pluviométrico da região de seca do Nordeste, pelo represamento de águas.
        Das três afirmações acima, somente
        (A) I está correta.
        (B) II está correta.
        (C) III está correta.
        (D) I e II estão corretas.
        (E) II e III estão corretas.
         
      8. ENEM - 1999 - A variação da quantidade de anticorpos específicos foi medida por meio de uma experiência controlada, em duas crianças durante um certo período de tempo. Para a imunização de cada uma das crianças foram utilizados dois procedimentos diferentes:
        Criança I: aplicação de soro imune.
        Criança II: vacinação.
        O gráfico que melhor representa as taxas de variação da quantidade de anticorpos nas crianças I e II é:
         
      9. ENEM - 1999 - Um agricultor, que possui uma plantação de milho e uma criação de galinhas, passou a ter sérios problemas com os cachorros-do-mato que atacavam sua criação. O agricultor, ajudado pelos vizinhos, exterminou os cachorros-do-mato da região. Passado pouco tempo, houve um grande aumento no número de pássaros e roedores que passaram a atacar as lavouras. Nova campanha de extermínio e, logo depois da destruição dos pássaros e roedores, uma grande praga de gafanhotos, destruiu totalmente a plantação de milho e as galinhas ficaram sem alimento.
        Analisando o caso acima, podemos perceber que houve desequilíbrio na teia alimentar representada por:  # B
         
      10. ENEM - 1999 - Apesar da riqueza das florestas tropicais, elas estão geralmente baseadas em solos inférteis e improdutivos. Grande parte dos nutrientes é armazenada nas folhas que caem sobre o solo, não no solo propriamente dito. Quando esse ambiente é intensamente modificado pelo ser humano, a vegetação desaparece, o ciclo dos nutrientes é alterado e a terra se torna rapidamente infértil.
        (CORSON, Walter H. Manual Global de Ecologia,1993)
        No texto acima, pode parecer uma contradição a existência de florestas tropicais exuberantes sobre solos pobres. No entanto, 
        este fato é explicado pela
        (A) profundidade do solo, pois, embora pobre, sua espessura garante a disponibilidade de nutrientes para a sustentação dos vegetais da região.
        (B) boa iluminação das regiões tropicais, uma vez que a duração regular do dia e da noite garante os ciclos dos nutrientes nas folhas dos vegetais da região.
        (C) existência de grande diversidade animal, com número expressivo de populações que, com seus dejetos, fertilizam o solo.
        (D) capacidade de produção abundante de oxigênio pelas plantas das florestas tropicais, consideradas os “pulmões” do mundo.
        (E) rápida reciclagem dos nutrientes, potencializada pelo calor e umidade das florestas tropicais, o que favorece a vida dos 
        decompositores. 
      11. ENEM - 1999 - Com o uso intensivo do computador como ferramenta de escritório, previu-se o declínio acentuado do uso de papel para escrita. No entanto, essa previsão não se confirmou, e o consumo de papel ainda é muito grande. O papel é produzido a partir de material vegetal e, por conta disso, enormes extensões de florestas já foram extintas, uma parte sendo substituída por reflorestamentos homogêneos de uma só espécie (no Brasil, principalmente eucalipto).
        Para evitar que novas áreas de florestas nativas, principalmente as tropicais, sejam destruídas para suprir a produção crescente de papel, foram propostas as seguintes ações:
        I. Aumentar a reciclagem de papel, através da coleta seletiva e processamento em usinas.
        II. Reduzir as tarifas de importação de papel.
        III. Diminuir os impostos para produtos que usem papel reciclado.
        Para um meio ambiente global mais saudável, apenas
        (A) a proposta I é adequada.
        (B) a proposta II é adequada.
        (C) a proposta III é adequada.
        (D) as propostas I e II são adequadas.
        (E) as propostas I e III são adequadas.
         
      12. ENEM - 1999 - O crescimento da população de uma praga agrícola está representado em função do tempo, no gráfico ao lado, onde a densidade populacional superior a P causa prejuízo à lavoura. No momento apontado pela seta 1, um agricultor introduziu uma espécie de inseto que é inimigo natural da praga, na tentativa de controlá-la biologicamente.
        No momento indicado pela seta 2­, o agricultor aplicou grande quantidade de inseticida, na tentativa de eliminar totalmente a praga.

        A análise do gráfico permite concluir que
        (A) se o inseticida tivesse sido usado no momento marcado pela seta 1, a praga teria sido controlada definitivamente, sem necessidade de um tratamento posterior.
        (B) se não tivesse sido usado o inseticida no momento marcado pela seta 2, a população de praga continuaria aumentando rapidamente e causaria grandes danos à lavoura.
        (C) o uso do inseticida tornou-se necessário, uma vez que o controle biológico aplicado no momento 1 não resultou na diminuição da densidade da população da praga.
        (D) o inseticida atacou tanto as pragas quanto os seus predadores; entretanto, a população de pragas recuperou-se mais rápido voltando a causar dano à lavoura.
        (E) o controle de pragas por meio do uso de inseticidas é muito mais eficaz que o controle biológico, pois os seus efeitos são muito mais rápidos e têm maior durabilidade.
      13. ENEM - 1999 - Em nosso planeta a quantidade de água está estimada em 1,36 x 106 trilhões de toneladas. Desse total, calcula-se que cerca de 95% são de água salgada e dos 5% restantes, quase a metade está retida nos pólos e geleiras.
        O uso de água do mar para obtenção de água potável ainda não é realidade em larga escala. Isso porque, entre outras 
        razões,
        (A) o custo dos processos tecnológicos de dessalinização é muito alto.
        (B) não se sabe como separar adequadamente os sais nela dissolvidos.
        (C) comprometeria muito a vida aquática dos oceanos.
        (D) a água do mar possui materiais irremovíveis.
        (E) a água salgada do mar tem temperatura de ebulição alta.
         
      14. ENEM - 1999 - Segundo o poeta Carlos Drummond de Andrade, a "água é um projeto de viver". Nada mais correto, se levarmos em conta que toda água com que convivemos carrega, além do puro e simples H2O, muitas outras substâncias nela dissolvidas ou em suspensão. Assim, o ciclo da água, além da própria água, também promove o transporte e a redistribuição de um grande conjunto de substâncias relacionadas à dinâmica da vida.
        No ciclo da água, a evaporação é um processo muito especial, já que apenas moléculas de H2O passam para o estado gasoso. Desse ponto de vista, uma das consequências da evaporação pode ser
        (A) a formação da chuva ácida, em regiões poluídas, a partir de quantidades muito pequenas de substâncias ácidas evaporadas juntamente com a água.
        (B) a perda de sais minerais, no solo, que são evaporados juntamente com a água.
        (C) o aumento, nos campos irrigados, da concentração de sais minerais na água presente no solo.
        (D) a perda, nas plantas, de substâncias indispensáveis à manutenção da vida vegetal, por meio da respiração.
        (E) a diminuição, nos oceanos, da salinidade das camadas de água mais próximas da superfície.
         
      15. ENEM - 1999 - A deterioração de um alimento é resultado de transformações químicas que decorrem, na maioria dos casos, da interação do alimento com microrganismos ou, ainda, da interação com o oxigênio do ar, como é o caso da rancificação de gorduras. Para conservar por mais tempo um alimento deve-se, portanto, procurar impedir ou retardar ao máximo a ocorrência dessas transformações.Os processos comumente utilizados para conservar alimentos levam em conta os seguintes fatores:
        I. microrganismos dependem da água líquida para sua sobrevivência.
        II. microrganismos necessitam de temperaturas adequadas para crescerem e se multiplicarem. A multiplicação de microrganismos, em geral, é mais rápida entre 25ºC e 45ºC, aproximadamente.
        III. transformações químicas têm maior rapidez quanto maior for a temperatura e a superfície de contato das substâncias que 
        interagem.
        IV. há substâncias que acrescentadas ao alimento dificultam a sobrevivência ou a multiplicação de microrganismos.
        V. no ar há microrganismos que encontrando alimento, água líquida e temperaturas adequadas crescem e se multiplicam.
        Em uma embalagem de leite “longa-vida”, lê-se : 
        “Após aberto é preciso guardá-lo em geladeira”.
        Caso uma pessoa não siga tal instrução, principalmente no verão tropical, o leite se deteriorará rapidamente, devido a razões relacionadas com
        (A) o fator I, apenas.
        (B) o fator II, apenas.
        (C) os fatores II ,III e V , apenas.
        (D) os fatores I,II e III, apenas.
        (E) os fatores I, II ,III , IV e V. 
      16. ENEM - 1999
        Casos de leptospirose crescem na região 
        M.P.S. tem 12 anos e está desde janeiro em tratamento de leptospirose. 
        Ela perdeu a tranqüilidade e encontrou nos ratos, (...), os vilões de sua infância. “Se eu não os matar, eles me matam”, diz. Seu medo reflete um dos maiores problemas do bairro: a falta de saneamento básico e o acúmulo de lixo...
        (O Estado de S. Paulo, 31/07/1997)
        Oito suspeitos de leptospirose
        A cidade ficou sob as águas na madrugada de anteontem e, além de 120 desabrigados, as inundações estão fazendo outro tipo de vítimas: já há oito suspeitas de casos de leptospirose (...) transmitida pela urina de ratos contaminados.

        (Folha de S. Paulo, 12/02/1999)
        As notícias dos jornais sobre casos de leptospirose estão associadas aos fatos:
        I. Quando ocorre uma enchente, as águas espalham, além do lixo acumulado, todos os dejetos dos animais que ali vivem.
        II. O acúmulo de lixo cria ambiente propício para a proliferação dos ratos.
        III. O lixo acumulado nos terrenos baldios e nas margens de rios entope os bueiros e compromete o escoamento das águas em dias de chuva.
        IV. As pessoas que vivem na região assolada pela enchente, entrando em contato com a água contaminada, têm grande chance de contrair a leptospirose.
        A sequência de fatos que relaciona corretamente a leptospirose, o lixo, as enchentes e os roedores é:
        (A) I, II, III e IV
        (B) I, III, IV e II
        (C) IV, III, II e I
        (D) II, IV, I e III
        (E) II, III, I e IV

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário