sábado, 3 de agosto de 2013

Prova-biologia-enem-2009-fraudada


  1. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase e a compreensão dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária para começar a subir para a atmosfera.
    Disponível em http://www.keroagua.blogspot.com. Acesso em 30 mar. 2009 (adaptado).
    A transformação mencionada no texto é a:
    A) fusão.
    B) liquefação.
    C) evaporação.
    D) solidificação.
    E) condensação.
    Comentário:
    A – Fusão é o processo no qual uma determinada substância passa do estado sólido ao estado líquido.
    B – Liquefação é o processo no qual uma determinada substância passa do estado gasoso para o estado líquido.
    C – Evaporação é o processo no qual determinada substância passa do estado líquido para o gasoso.
    D – Solidificação é o processo no qual determinada substância passa do estado líquido ao estado sólido.
    E – Condensação é o processo no qual determinada substância passa do estado gasoso ao estado líquido.
  2. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - Uma colônia de formigas inicia-se com uma rainha jovem que, após ser fecundada pelo macho, voa e escolhe um lugar para cavar um buraco no chão. Ali dará origem a milhares de formigas, constituindo uma nova colônia. As fêmeas geradas poderão ser operárias, vivendo cerca de um ano, ou novas rainhas. Os machos provêm de óvulos não fertilizados e vivem aproximadamente uma semana. As operárias se dividem nos trabalhos do formigueiro. Há formigas forrageadoras que se encarregam da busca por alimentos, formigas operárias que retiram dejetos da colônia e são responsáveis pela manutenção ou que lidam com o alimento e alimentam as larvas, e as formigas patrulheiras. Uma colônia de formigas pode durar anos e dificilmente uma formiga social consegue sobreviver sozinha.
    MELO, A. Como funciona uma sociedade de formigas? Disponível em: 
    http://www.cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 21 fev. 2009 (adaptado).
    Uma característica que contribui diretamente para o sucesso da organização social dos formigueiros é
    (A) a divisão de tarefas entre as formigas e a organização funcional da colônia.
    (B) o fato de as formigas machos serem provenientes de óvulos não fertilizados.
    (C) a alta taxa de mortalidade das formigas solitárias ou das que se afastam da colônia.
    (D) a existência de patrulheiras, que protegem o formigueiro do ataque de herbívoros.
    (E) o fato de as rainhas serem fecundadas antes do estabelecimento de um novo formigueiro. 
    Comentário: Uma colônia de formigas é formada por diferentes tipos de indivíduos adultos. Cada um desses tipos constitui uma casta. Assim, uma colônia de formigas consta das seguintes castas: rainha (sexo feminino), sua função é liderar a colônia e pôr ovos férteis para perpetuação dos indivíduos; operária (sexo feminino), são destinadas a realizar as tarefas dentro do ninho, cuidar das larvas e forragear; soldado (sexo feminino), seu principal e único papel é proteger e defender as entradas da colônia contra possíveis predadores e outras espécies de formigas que tentem invadi-la; macho (sexo masculino), é o responsável por acasalar com a rainha durante o voo nupcial, deixando-a fecundada para a perpetuação da espécie.
    fonte: http://vestibular.brasilescola.com 
  3. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - Arroz e feijão formam um “par perfeito”, pois fornecem energia, aminoácidos e diversos nutrientes. O que falta em um deles pode ser encontrado no outro. Por exemplo, o arroz é pobre no aminoácido lisina, que é encontrado em abundância no feijão, e o aminoácido metionina é abundante no arroz e pouco encontrado no feijão. 
    A tabela seguinte apresenta informações nutricionais desses dois alimentos. 
    SILVA, R.S. Arroz e feijão, um par perfeito. Disponível em: http://
    www.correpar.com.br. Acesso em: 01 fev. 2009. 
    A partir das informações contidas no texto e na tabela, conclui-se que
    (A) os carboidratos contidos no arroz são mais nutritivos que os do feijão.
    (B) o arroz é mais calórico que o feijão por conter maior quantidade de lipídios. 
    (C) as proteínas do arroz têm a mesma composição de aminoácidos que as do feijão. 
    (D) a combinação de arroz com feijão contém energia e nutrientes e é pobre em colesterol. 
    (E) duas colheres de arroz e três de feijão são menos calóricas que três colheres de arroz e duas de feijão.
    Comentário: A tabela compara os valores nutricionais do arroz e do feijão, e as alternativas tentam relacionar estes valores com o conhecimento dos alunos.
    (A) não podemos fazer esta afirmação baseando-nos apenas no número de carboidratos.
    (B) novamente, não se faz uma afirmação baseado apenas na quantidade de lipídios.
    (C) o arroz é rico em metionina (aminoácido) que, por sua vez, é pouco encontrado no feijão. O feijão é rico em lisina, aminoácido pobre no arroz. Lembrando que as proteínas são formadas por cadeias de aminoácidos.
    (D) a questão está correta, pois o arroz tem várias vitaminas do complexo B, carboidratos, cálcio, folato e ferro. O feijão é um alimento rico em proteínas vegetais, também sendo fonte de ferro, vitaminas do complexo B e demais minerais para o bom funcionamento do organismo. Portanto, a combinação arroz/feijão mantém os níveis de nutrientes altos e pouco colesterol.
    (E) não, pois duas colheres de arroz e três de feijão somam 256 calorias, enquanto três de arroz e duas de feijão somam 239 calorias. 
    fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br 
  4. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - Suponha que o chefe do departamento de administração de uma empresa tenha feito um discurso defendendo a ideia de que os funcionários deveriam cuidar do meio ambiente no espaço da empresa. Um dos funcionários levantou-se e comentou que o conceito de meio ambiente não era claro o suficiente para se falar sobre esse assunto naquele lugar.
    Considerando que o chefe do departamento de administração entende que a empresa é parte do meio ambiente, a definição que mais se aproxima dessa concepção é:
    a) Região que inclui somente cachoeiras, mananciais e florestas.
    b) Apenas locais onde é possível o contato direto com a natureza.
    c) Locais que servem como áreas de proteção onde fatores bióticos são preservados.
    d) Apenas os grandes biomas, por exemplo, Mata Atlântica, Mata Amazônica, Cerrado e Caatinga.
    e) Qualquer local em que haja relação entre fatores bióticos e abióticos, seja ele natural ou urbano.
    Comentário: De acordo com a resolução CONAMA 306:2002: “Meio Ambiente é o conjunto de condições, leis, influencia e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”. Baseado nesta definição:
    (A) A questão está incorreta devido a palavra – somente. O meio ambiente não se restinge apenas a cachoeiras, mananciais e florestas.
    (B) Incorreta, porque o próprio texto indica “... a empresa é parte do meio ambiente”. Portanto, meio ambiente não está apenas ligado à natureza.
    (C) Não necessariamente locais preservados, ou protegidos fazem parte do meio ambiente.
    (D) Incorreta, pois não apenas grandes biomas são exemplos de meio ambiente.
    (E) Alternativa correta, que engloba tanto fatores bióticos (fauna e flora) e abióticos (aspectos físicos, químicos ou físico-químicos), sendo natural (cachoeiras, florestas) como urbanos (empresas).
    fonte: http://vestibular.brasilescola.com 
  5. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - Quando adquirimos frutas no comércio, observamos com mais frequência frutas sem ou com poucas sementes. Essas frutas têm grande apelo comercial e são preferidas por uma parcela cada vez maior da população. Em plantas que normalmente são diploides, isto é, apresentam dois cromossomos de cada par, uma das maneiras de produzir frutas sem sementes é gerar plantas com uma ploidia diferente de dois, geralmente triploide. Uma das técnicas de produção dessas plantas triploides é a geração de uma planta tetraploide (com 4 conjuntos de cromossomos), que produz gametas diploides e promove a reprodução dessa planta com uma planta diploide normal.
    A planta triploide oriunda desse cruzamento apresentará uma grande dificuldade de gerar gametas viáveis, pois como a segregação dos cromossomos homólogos na meiose I é aleatória e independente, espera-se que
    a) os gametas gerados sejam diploides.
    b) as cromátides irmãs sejam separadas ao final desse evento.
    c) o número de cromossomos encontrados no gameta seja 23.
    d) um cromossomo de cada par seja direcionado para uma célula filha.
    e) um gameta raramente terá o número correto de cromossomos da espécie.

    Comentário: Em plantas diploides, os cromossomos homólogos na meiose dão origem a gametas haploides, isto é, com a metade número de cromossomos da planta diploide. Em uma planta triploide, após a meiose, ocorre a formação de gametas com o número de cromossomos variável, por isso ela não possui a capacidade de fecundação. Isso faz com que não ocorra a formação de sementes.
    fonte: http://www.grandesmestresvestibular.com.br
  6. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - Confirmada pelos cientistas e já sentida pela população mundial, a mudança climática global é hoje o principal desafio socioambiental a ser enfrentado pela humanidade. Mudança climática é o nome que se dá ao conjunto de alterações nas condições do clima da Terra pelo acúmulo de seis tipos de gases na atmosfera — sendo os principais o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4) — emitidos em quantidade excessiva através da queima de combustíveis (petróleo e carvão) e do uso inadequado do solo.
    SANTILLI, M. Mudança climática global. Almanaque Brasil Socioambiental 2008. São Paulo, 2007 (adaptado).
    Suponha que, ao invés de superaquecimento, o planeta sofresse uma queda de temperatura, resfriando-se como numa era glacial, nesse caso 
    a) a camada de geleiras, bem como o nível do mar, diminuiriam.
    b) as geleiras aumentariam, acarretando alterações no relevo do continente e no nível do mar.
    c) o equilíbrio do clima do planeta seria re-estabelecido, uma vez que ele está em processo de aquecimento.
    d) a fauna e a flora das regiões próximas ao círculo polar ártico e antártico nada sofreriam com a glaciação.
    e) os centros urbanos permaneceriam os mesmos, sem prejuízo à população humana e ao seu desenvolvimento.
    Comentário: Caso o planeta sofresse uma queda de temperatura ao invés de um superaquecimento, as geleiras aumentariam, diminuindo o nível do mar e alterando o relevo dos continentes. A fauna e a flora das regiões próximas ao círculo polar ártico e antártico seriam as que mais sofreriam com a glaciação e haveria grandes prejuízos à população humana e ao seu desenvolvimento. 
    fonte: http://www.grandesmestresvestibular.com.br  
  7. ENEM-2009-PROVA CANCELADA 
    A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) divulga continuamente dados referentes à qualidade do ar na região metropolitana de São Paulo. A tabela apresentada corresponde a dados hipotéticos 
    que poderiam ter sido obtidos pela CETESB em determinado dia. Se esses dados fossem verídicos, então, seria mais provável encontrar problemas de visibilidade
    (A) no Parque Dom Pedro II.
    (B) em São Caetano do Sul.
    (C) em Congonhas.
    (D) em Osasco.
    (E) em Pinheiros.
    Comentário: 
    A – partículas instáveis não interferem na visibilidade.
    B – NO2, como todos os poluentes, prejudica à saúde mas não altera a visão no local.
    C – o poluente MP10 não afeta a visibilidade.
    D – CO se trata de um gás incolor, portanto não causa alterações visíveis.
    E – As partículas presentes na atmosfera de Pinheiros, dióxido de enxofre (SO2), reagem com outras substâncias presentes no ar ficando suspensas e prejudicando a visibilidade, efeito conhecido como Smog.
     
  8. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - Os anfíbios são animais que apresentam dependência de um ambiente úmido ou aquático. Nos anfíbios, a pele é de fundamental importância para a maioria das atividades vitais, apresenta glândulas de muco para conservar-se úmida, favorecendo as trocas gasosas e, também, pode apresentar glândulas de veneno contra microrganismo e predadores. 
    Segundo a Teoria Evolutiva de Darwin, essas características dos anfíbios representam a 
    (A) lei do uso e desuso. 
    (B) atrofia do pulmão devido ao uso contínuo da pele. 
    (C) transmissão de caracteres adquiridos aos descendentes. 
    (D) futura extinção desses organismos, pois estão mal adaptados. 
    (E) seleção de adaptações em função do meio ambientes em que vivem. 
    Comentário: Segundo a Teoria Evolucionista de Darwin, os indivíduos apresentam variações aleatórias, e a evolução é determinada pela seleção natural, onde os organismos mais aptos têm melhores chances de evoluir.
    (A) incorreto, porque a Lei do Uso e Desuso foi a Teoria Evolucionista de Lamarck.
    (B) o uso da pele para fins de trocas gasosas não alterou em nada a anatomia do animal, muito menos uma atrofia do pulmão.
    (C) caracteres adquiridos por adaptação do meio não são transmitidos aos descendentes.
    (D) uma possível futura extinção desses animais pode ocorrer em decorrência da poluição e destruição dos hábitats naturais, e não por estarem mal adaptados ao meio em que já existem.
    (E) na Teoria Evolucionista de Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes.
    fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br 
  9. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - Nos últimos 60 anos, a população mundial duplicou, enquanto o consumo de água foi multiplicado por sete. Da água existente no planeta, 97% são de água salgada (mares e oceanos), 2% formam geleiras inacessíveis e apenas 1% corresponde à água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos. A poluição pela descarga de resíduos municipais e industriais, combinada com a exploração excessiva dos recursos hídricos disponíveis, ameaça o meio ambiente, comprometendo a disponibilidade de água doce para o abastecimento das populações humanas. Se esse ritmo se mantiver, em alguns anos a água potável tornar-se-à um bem extremamente raro e caro. 
    MORAES, D.S.L; JORDÃO, B.Q. Degradação de recursos hídricos e seus efeitos sobre a saúde humana. Saúde Pública, São Paulo, v. 36, n. 3 Jun. 2002 (adaptado) 
    Considerando o texto, uma proposta viável para conservar o meio 
    ambiente e a água doce seria. 
    (A) fazer uso exclusivo da água subterrânea, pois ela pouco interfere na quantidade de água dos rios.
    (B) desviar a água dos mares para os rios e lagos, de maneira a aumentar o volume de água doce nos pontos de captação. 
    (C) promover a adaptação das populações humanas ao consumo da água do mar, diminuindo assim a demanda sobre a água doce. 
    (D) reduzir a poluição e a exploração dos recursos naturais, otimizar o uso da água potável e aumentar captação da água da chuva. 
    (E) realizar a descarga dos resíduos municipais e industriais diretamente nos mares, de maneira a não afetar a água doce disponível. 
    Comentário: A problemática da água aparece mais uma vez e, para resolver esta questão, é necessário apenas o bom senso.
    (A) a água subterrânea faz parte do ciclo da água, portanto, encontra-se intimamente relacionada com fatores atmosféricos e climáticos, com o regime de águas superficiais de rios e lagos e com as nascentes.
    (B) incorreto pela impossibilidade de que ao misturar água dos mares (salgada) com águas de rios e lagos (doce) iria aumentar o volume de água doce nos pontos de captação. A água seria salobra.
    (C) a adaptação das populações ao consumo da água do mar seria extremamente onerosa na compra de equipamentos para dessalinização da água, tornando-a potável.
    (D) o grande problema está justamente na poluição e na exploração indiscriminada dos recursos naturais, destruindo nascentes e degradando rios e lagos. Aumentar a captação da água das chuvas é uma medida viável e econômica.
    (E) desviar os resíduos municipais e das indústrias para os mares iria desencadear outro desequilíbrio ecológico com relação à vida marinha e, ainda assim, não seria solução para a escassez de água potável.
    fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br 
  10. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - Na região semiárida do Nordeste brasileiro, mesmo nos anos mais secos, chove pelo menos 200 mil metros por ano. Durante a seca, muitas pessoas, em geral as mães de família, têm de caminhar várias horas em busca de água, utilizando açudes compartilhados com animais e frequentemente contaminados. Sem tratamento, essa água é fonte de diarreias, parasitas intestinais, e uma das responsáveis pela elevada mortalidade infantil da região. Os açudes secam com frequência, tornando necessário o abastecimento das populações por carros-pipa, uma alternativa cara e que não traz solução definitiva ao abastecimento de água.

    OSAVA, M. Chuva de beber Cisternas para 50 mil famílias. Revista Eco21 n. 96 novembro 2004 (adaptado).
    Considerando o texto, a proposta mais eficaz para reduzir os impactos da falta de água na região seria 
    A) subsidiar a venda de água mineral nos estabelecimentos comerciais.
    B) distribuir gratuitamente remédios contra parasitas e outras moléstias intestinais.
    C) desenvolver carros-pipa maiores e mais econômicos, de forma a baratear o custo da água transportada.
    D) captar água da chuva em cisternas, permitindo seu adequado tratamento e armazenamento para consumo.
    E) promover a migração das famílias mais necessitadas para as regiões Sudeste e Sul, onde as chuvas são abundantes.
    Comentário:
    (A) Subsidiar a venda de água mineral para famílias que necessitam arriscar a saúde utilizando açudes compartilhados com animais, justamente por falta de recursos, não seria uma alternativa viável. 

    (B) A distribuição gratuita de remédio é lei. Porém, ainda não seria uma alternativa eficaz para reduzir os impactos da falta de água na região.
    (C) O desenvolvimento de carros-pipa maiores e mais econômicos resolveria temporariamente a falta de água na região, porém ainda não seria uma alternativa eficaz.
    (D) A solução seria realmente a construção de cisternas para o armazenamento de água nos períodos chuvosos, para que as famílias possam utilizá-la nos períodos mais críticos da seca. Esta água por sua vez, poderia ser tratada evitando doenças.
    (E) Promover a migração das famílias para regiões chuvosas, pode causar um desequilíbrio populacional na nova região, como também, não resolveria o problema da falta de água na região do Nordeste Brasileiro.
  11. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - Suponha que o chefe do departamento de administração de uma empresa tenha feito um discurso defendendo a ideia de que os funcionários deveriam cuidar do meio ambiente no espaço da empresa. Um dos funcionários levantou-se e comentou que o conceito de meio ambiente não era claro o suficiente para se falar sobre esse assunto naquele lugar.
    Considerando que o chefe do departamento de administração entende que a empresa é parte do meio ambiente, a definição que mais de aproxima dessa concepção é:
    (A) Região que inclui somente cachoeiras, mananciais e florestas.
    (B) Apenas locais onde é possível o contato direto com a natureza.
    (C) Locais que servem como áreas de proteção onde fatores bióticos são preservados.
    (D) Apenas os grandes biomas, por exemplo, Mata Atlântica, Mata Amazônica, Cerrado e Caatinga.
    (E) Qualquer lugar em que haja relação entre fatores bióticos e abióticos, seja ele natural ou urbano
  12. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - Confirmada pelos cientistas e já sentida pela população mundial, a mudança climática global é hoje o principal desafio socioambiental a ser enfrentado pela humanidade. Mudança climática é o nome que se dá ao conjunto de alterações nas condições do clima da Terra pelo acúmulo de seis tipos de gases na atmosfera – sendo os principais o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4) – emitidos em quantidade excessiva através da queima de combustíveis (petróleo e carvão) e do uso inadequado do solo. 
    SANTILLI, M. Mudança climática global. Almanaque Brasil 
    Socioambiental 2008. São Paulo, 2007 (adaptado). 
    Suponha que, ao invés de superaquecimento, o planeta sofresse uma queda de temperatura, resfriando-se como numa era glacial, nesse caso 
    (A) a camada de geleiras, bem como o nível do mar, diminuiriam. 
    (B) as geleiras aumentariam, acarretando alterações no relevo do continente e no nível do mar. 
    (C) o equilíbrio do clima do planeta seria reestabelecido, uma vez que ele está em processo de aquecimento.
    (D) a fauna e a flora das regiões próximas ao círculo polar ártico e antártico nada sofreriam com a glaciação.
    (E) os centros urbanos permaneceriam os mesmos, sem prejuízo à população humana e ao seu desenvolvimento.
    Comentário:
    (A) se houve queda de temperatura, a tendência é a camada de geleiras aumentar, e não diminuir.
    (B) baixas temperaturas provocam o congelamento da água nos polos, aumentando a quantidade de gelo nas calotas polares (aumento das geleiras). Ocorrerá o rebaixamento estático do nível dos oceanos devido à retenção de água nos polos. O oceano se afasta da linha da costa, expondo grandes extensões de terra e ligando ilhas e continentes, formando as chamadas pontes terrestres. 
    (C) mesmo se considerarmos que o resfriamento global seria gradativo, não haveria a estabilização de temperatura e, durante o processo de resfriamento, teríamos efeitos inesperados, como os que acontecem hoje. 
    (D) a fauna e a flora nas regiões do círculo polar ártico simplesmente desapareceriam com o aumento das geleiras.
    (E) acredita-se que se as temperaturas globais fossem de 10°C a menos, as camadas de neve com quilômetros de espessura tomariam o Hemisfério Norte do polo até Nova York e o norte da Europa, e no polo sul o gelo chegaria também a Argentina. Estes lugares se tornariam inabitáveis. 
  13. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - Metade do volume de óleo de cozinha consumido anualmente no Brasil, cerca de dois bilhões de litros, é jogada incorretamente em ralos, pias e bueiros. Estima-se que cada litro de óleo descartado polua milhares de litros de água. O óleo no esgoto tende a criar uma barreira que impede a passagem da água, causa entupimentos e, consequentemente, enchentes. Além disso, ao contaminar os mananciais, resulta na mortandade de peixes. A reciclagem do óleo de cozinha, além de necessária, tem mercado na produção de biodiesel. Há uma demanda atual de 1,2 bilhões de litros de biodiesel no Brasil. Se houver planejamento na coleta, transporte e produção, estima-se que se possa pagar até R$ 1,00 por litro de óleo a ser reciclado.
    Programa mostra caminho para o uso do óleo de fritura na produção de biodiesel. 
    Disponível em: http://www.nutrinews.com.br. Acesso em: 14 fev. 2009 (adaptado) 
    De acordo com o texto, o destino inadequado do óleo de cozinha traz diversos problemas. Com o objetivo de contribuir para resolver esse problemas, deve-se
    (A) utilizar o óleo para a produção de biocombustíveis, como etanol.
    (B) coletar o óleo devidamente e transportá-lo às empresas de produção de biodiesel.
    (C) limpar periodicamente os esgotos das cidades para evitar entupimentos e enchentes.
    (D) utilizar o óleo como alimento para os peixes, uma vez que preserva seu valor nutritivo após o descarte.
    (E) descartar o óleo diretamente em ralos, pias e bueiros, sem tratamento prévio com agentes dispersantes.
    Comentário:
    (A) O etanol é um biocombustível derivado da cana-de-açúcar, portanto, não é produzido através do processamento do óleo de cozinha.
    (B) A coleta e o devido transporte do óleo para as empresas destinadas à produção de biodiesel é uma solução ecologicamente correta, principalmente por estar reciclando e evitando a poluição de mananciais e morte de animais.
    (C) A limpeza periódica dos esgotos evitaria apenas o problema de enchentes causadas pelo entupimento dos mesmos. Porém não resolveria os problemas causados pelo destino inadequado do óleo.
    (D) O óleo causa contaminação de mananciais e, portanto tóxico para os peixes.
    (E) O descarte do óleo diretamente nos ralos, pias e bueiros, só contribuirá para o entupimento dos mesmos provocando enchentes nos períodos chuvosos.
     
  14. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - A maior parte dos mamíferos – especialmente os grandes – não pode viver sem água doce. Para os mamíferos marinhos, água doce é ainda mais difícil de ser obtida. Focas e leões marinhos captam água dos peixes que consomem e alguns comem neve para obtê-la. Os peixes-boi procuram regularmente água doce nos rios. As baleias e outros cetáceos obtêm água de seu alimento e de goladas de água do mar. Para tanto, os cetáceos desenvolveram um sistema capaz de lidar com o excesso de sal associado à ingestão de água marinha.
    WONG, K. Os mamíferos que conquistaram os oceanos. In: Scientific American Brasil. Edição Especial Nº 5: Dinossauros e Outros Monstros.  
    (Adaptado). 
    A grande quantidade de sal na água do mar
    (A) torna impossível a vida de animais vertebrados nos oceanos. 
    (B) faz com que a diversidade biológica no ambiente marinho seja muito reduzida. 
    (C) faz com que apenas os mamíferos adaptados à ingestão direta de água salgada possam viver nos oceanos. 
    (D) faz com que seja inapropriado seu consumo direto como fonte de água doce por mamíferos marinhos, por exemplo, as baleias. 
    (E) exige de mamíferos que habitam o ambiente marinho adaptações fisiológicas, morfológicas ou comportamentais que lhes permitam obter água doce. 
    Comentário:
    (A) animais vertebrados já estão bem adaptados ao ambiente salgado nos oceanos. Todos possuem especializações fisiológicas que permitem sua vida nesses ambientes.
    (B) o fato de o ambiente ser de água salgada não faz com que a diversidade biológica seja reduzida.
    (C) não apenas os mamíferos adaptados à ingestão direta de água salgada, como, também, peixes, anfíbios, répteis e aves.
    (D) no meio aquático existe grande variação na concentração de solutos. Deste modo, vertebrados que vivem em água doce enfrentam problemas muito diferentes dos que vivem em água salgada, em relação à manutenção da pressão osmótica. Não se torna, portanto, inapropriado o consumo direto de água doce por mamíferos marinhos.
    (E) todos os mamíferos que vivem em ambiente marinho possuem adaptações fisiológicas (mecanismos osmorreguladores), morfológicas (glândulas de sal) e comportamentais (retirar água do peixe) que lhes permitam obter água doce.
  15. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - No Período Permiano, cerca de 250 milhões de anos atrás, os continentes formavam uma única massa de terra conhecida como Pangeia. O lento e contínuo movimento das placas tectônicas resultou na separação das placas, de maneira que já no início do Período Terciário (cerca de 60 milhões de anos atrás), diversos continentes se encontravam separados uns dos outros. Uma das conseqüências dessa separação foi a formação de diferentes regiões biogeográficas, chamadas biomas. Devido ao isolamento reprodutivo, as espécies em cada bioma diferenciaram dos processos evolutivos distintos, novas espécies surgiram, outras se extinguiram, resultando na atual diversidade biológica do nosso planeta. A figura ilustra a deriva dos continentes e suas posições durante um período de 250 milhões de anos.
    RICKLEFS, R.E. “A economia da natureza”. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2003 (adaptado).
    De acordo com o texto, a atual diversidade biológica do planeta é resultado
    a) da similaridade biológica dos biomas de diferentes continentes.
    b) do cruzamento entre espécies de continentes que foram separados.
    c) do isolamento reprodutivo das espécies resultante da separação dos continentes.
    d) da interação entre indivíduos de uma mesma espécie antes da separação dos continentes.
    e) da taxa de extinções ter sido maior que a de especiações nos últimos 250 milhões de anos.
    Comentário:
    (A) É impossível falar sobre similaridade biológica entre biomas isolados em continentes diferentes. 

    (B) A atual diversidade biológica do planeta não resulta mais de cruzamento entre espécies de continentes que foram separados.
    (C) Alternativa correta, visto que assim que os continentes começaram a se separar, houve a perda de contato com espécies dos outros continentes isolando-as reprodutivamente.
    (D) Houve interação entre indivíduos tanto de mesma espécie quanto de outra, antes da separação dos continentes, porém atualmente não é possível identificar tal interação. 
    (E) Falar sobre taxa de extinção sendo maior que a de especiações nos últimos 250 milhões de anos, torna-se relativo visto que as espécies deveriam se adaptar às novas condições ambientais (especiação) caso contrário seriam extintas. 
  16. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - A água apresenta propriedades físico-químicas que a coloca em posição de destaque como substância essencial à vida. Dentre essas, destacam-se as propriedades térmicas biologicamente muito importantes, por exemplo, o elevado valor de calor latente de vaporização. Esse calor latente 
    refere-se à quantidade de calor que deve ser adicionada a um líquido em seu ponto de ebulição, por unidade de massa, para convertê-lo em vapor na mesma temperatura, que no caso da água é igual a 540 calorias por grama. 
    A propriedade físico-química mencionada no texto confere à água a capacidade de 
    (A) servir como doador de elétrons no processo de fotossíntese. 
    (B) funcionar como regulador térmico para os organismos vivos. 
    (C) agir como solvente universal nos tecidos animais e vegetais. 
    (D) transportar os íons de ferro e magnésio nos tecidos vegetais. 
    (E) funcionar como mantenedora do metabolismo nos organismos vivos. 
    Comentário: 
    (A) o transporte de elétrons não se relaciona com as propriedades térmicas.
    (B) a água funciona como regulador térmico devido a seu calor latente. Em nosso organismo a água desempenha o papel de manter a temperatura corporal em equilíbrio.
    (C) a água é considerada solvente universal não só em plantas e animais.
    (D) o transporte de íons em vegetais independe do calor latente.
    (E) o metabolismo de organismos vivos depende de outros fatores como: luz, calor etc. 
  17. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - Desde os anos 1990, novas tecnologias para a produção de plásticos biodegradáveis foram pesquisadas em diversos países do mundo. No Brasil, foi desenvolvido um plástico empregando-se derivados da cana-de-açúcar e uma bactéria recém-identificada, capaz de transformar açúcar em plástico.
    “A bactéria se alimenta de açúcar, transformando o excedente do seu metabolismo em um plástico biodegradável chamado PHB (polihidroxibutirato). Sua vantagem é que, ao ser descartado, o bioplástico é degradado por microrganismos existentes no solo em no máximo um ano, ao contrário dos plásticos de origem petroquímica, que geram resíduos que demoram mais de 200 anos para se degradarem”.
    Gomes, A.C. Biotecnologia ajuda na conservação do ambiente. Revista Eletrônica Vox Sciencia. Ano V. no. 28. São Paulo: Núcleo de Divulgação Científica José Gomes. Acesso em: 30 abril, 2009 (adaptado).
    A nova tecnologia, apresentada no texto, tem como consequência:
    A) A diminuição da matéria orgânica nos aterros e do mau-cheiro nos lixões.
    B) A ampliação do uso de recursos não renováveis, especialmente, os plásticos.
    C) A diminuição do metabolismo de bactérias decompositoras presentes nos solos.
    D) A substituição de recursos não renováveis por renováveis para fabricar plásticos.
    E) O lançamento no meio ambiente de produtos plásticos inertes em relação ao ciclo da matéria.
    Comentário:
    (A) Não é diminuição da matéria orgânica, e sim da matéria inorgânica (plásticos).
    (B) Incorreto, pois o objetivo desta nova tecnologia é ampliar o uso de recursos renováveis a partir de recursos não renováveis.
    (C) Não haverá diminuição do metabolismo das bactérias, pois o objetivo é transformar um produto inorgânico em orgânico, facilitando assim a ação dos decompositores.
    (D) Esta nova tecnologia pretende, portanto substituir os recursos não renováveis (plásticos) por renováveis (polihidroxibutirato - produzido a partir de um excedente do metabolismo de uma bactéria), produzindo assim plásticos biodegradáveis.
    (E) Os plásticos serão biodegradáveis, portanto não estarão inertes em relação ao ciclo da matéria.
     
  18. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - Mendel cruzou plantas puras de ervilha com flores vermelhas e plantas puras com flores brancas, e observou que todos os descendentes tinham flores vermelhas. Nesse caso, Mendel chamou a cor vermelha de dominante e a cor branca de recessiva. A explicação oferecida por ele para esses resultados era a de que as plantas de flores vermelhas da geração inicial (P) possuíam dois fatores dominantes iguais para essa característica (VV), e as plantas de flores brancas possuíam dois fatores recessivos iguais (vv). Todos os descendentes desse cruzamento, a primeira geração de filhos (F1), tinham um fator de cada progenitor e eram Vv, combinação que assegura a cor vermelha nas flores.
    Tomando-se um grupo de plantas cujas flores são vermelhas, como distinguir aquelas que são VV das que são Vv?
    (A) Cruzando-as entre si, é possível identificar as plantas que têm o fator v na sua composição pela análise de características exteriores dos gametas masculinos, os grãos de pólen.
    (B) Cruzando-as com plantas recessivas, de flores brancas. As plantas VV produzirão apenas descendentes de flores vermelhas, enquanto as plantas Vv podem produzir descendentes de flores brancas.
    (C) Cruzando-as com plantas de flores vermelhas da geração P. Os cruzamentos com plantas Vv produzirão descendentes de flores brancas.
    (D) Cruzando-as entre si, é possível que surjam plantas de flores brancas. As plantas Vv cruzadas com outras Vv produzirão apenas descendentes vermelhas, portanto as demais serão VV.
    (E) Cruzando-as com plantas recessivas e analisando as características do ambiente onde se dão os cruzamentos, é possível identificar aquelas que possuem apenas fatores V.
    Comentário:
    (A) Se houver cruzamento entre si (VV x Vv = VV, Vv, VVe Vv), seria impossível determinar quem tem o fator v (todas seriam vermelhas). Não é possível identificar a presença ou não de um fator v apenas pela análise exterior dos gametas masculinos.
    (B) Se houver cruzamento com plantas recessivas (vv) teremos: (VV x vv = Vv, Vv, Vv e Vv/ flores vermelhas. Novo cruzamento: (Vv x vv = Vv, Vv, vv, vv/flores vermelhas, porém produziram descendentes brancas.
    (C) Se as plantas vermelhas da geração (P) possuíam dois fatores dominantes (VV) de hipótese alguma o cruzamento com plantas Vv resultariam em flores brancas recessivas (vv).
    (D) Plantas Vv, cruzadas entre si temos: (Vv x Vv = VV, Vv, Vv e vv), portanto produzirão flores vermelhas e brancas (vv). 
    (E) Não é possível, a partir de características ambientais identificar a presença ou não de um fator. 
  19. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - Na atual estrutura social, o abastecimento de água tratada desempenha um papel fundamental para a prevenção de doenças. Entretanto, a população mais carente é a que mais sofre com a falta de água tratada, em geral, pela falta de estações de tratamento capazes de fornecer o volume de água necessário para o abastecimento ou pela falta de distribuição dessa água.
    Disponível em: htlp://www.sanasa.com.br. Acesso em: 27 jun. 2008 (adaptado).
    No sistema de tratamento de água apresentado na figura, a remoção do odor e a desinfecção da água coletada ocorrem, respectivamente, nas etapas
    (A) 1 e 3.            (B) 1 e 5.            (C) 2 e 4.            (D) 2 e 5.            (E) 3 e 4.
    Comentário:
    A – na etapa 1 a água é bombeada (retirada do rio) e na etapa 3 passa pela floculação (partículas de sujeira se unem para facilitar a retirada durante a etapa de filtragem).
    B – a etapa 1 só coleta a água mas não retira seus odores.
    C – a etapa 4 filtra a água e mais carvão ativado é adicionado para a completa remoção de odores, mas somente na etapa 5 ocorre a desinfecção.
    D – O carvão ativado, presente na etapa 2, tem a função de retirar os odores da água e o cloro tem a propriedade de desinfecção, ou seja, ele mata os microorganismos presentes.
    E – a floculação e decantação facilitam a retirada de partículas suspensas (mas não de odores) e a etapa 4 filtra mas não desinfeta.
  20. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - Quando adquirimos frutas no comércio, observamos com mais frequência frutas sem ou com poucas sementes. Essas frutas têm grande apelo comercial e são preferidas por uma parcela cada vez maior da população. Em plantas que normalmente são diploides, isto é, apresentam dois cromossomos de cada par, uma das maneiras de produzir frutas sem sementes é gerar plantas com uma ploidia diferente de dois, geralmente triploide. Uma das técnicas de produção dessas plantas triploides é a geração de uma planta tetraploide (com 4 conjuntos de cromossomos), que produz gametas diploides e promove a reprodução dessa planta com uma planta diploide normal.
    A planta triploide oriunda desse cruzamento apresentará uma grande dificuldade de gerar gametas viáveis, pois como a segregação dos cromossomos homólogos na meiose I é aleatória e independente, espera-se que
    (A) os gametas gerados sejam diploides.
    (B) as cromátides irmãs sejam separadas ao final desse evento.
    (C) o número de cromossomos encontrados no gameta seja 23.
    (D) um cromossomo de cada par seja direcionado para uma célula filha.
    (E) um gameta raramente terá o número correto de cromossomos da espécie.
    Comentário:
    (A) Uma planta triploide gera gametas com número de cromossomos variando de 11 a 22 cromossomos, lembrando que nos gametas diploides os cromossomos homólogos na meiose, origina dois grupos de 11 cromossomos que migram para os pólos opostos da célula, formando 4 gametas com 11 cromossomos cada.
    (B) Não há separação das cromátides irmãs visto que, este processo envolve a quebra da seqüência normal de acontecimento na mitose pela aplicação de colchicina. Essa substância evita a formação das fibras do fuso acromático durante a divisão celular, portanto os cromossomos não se movimentam para os pólos da célula.
    (C) O número de cromossomos encontrado no gameta varia de 11 a 22 cromossomos.
    (D) Os cromossomos, após terem sido duplicados, não se movimentam para os pólos da célula. Com a formação da membrana nuclear, a célula fica com o dobro do número de cromossomo que possuía no início do ciclo.
    (E) Um gameta raramente terá o número correto de cromossomos da espécie e, como conseqüência as plantas resultantes do triploide são estéreis e não produzem semente viável.
     
  21. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - Recentemente, foi descoberta uma nova espécie de inseto flebotomídeo, batizado de Lutzomya maruaga. O novo inseto possui apenas fêmeas que se reproduzem a partir da produção de ovos sem a intervenção de machos, em um processo conhecido como partenogênese. A espécie está restrita a uma caverna na região amazônica, não sendo encontrada em outros lugares. O inseto não se alimenta de sangue nem transmite doenças, como o fazem outros mosquitos de seu mesmo gênero. Os adultos não se alimentam e as larvas parecem se alimentar apenas de fezes de morcego (guano) existente no fundo da caverna. Essa dieta larval acumularia reservas a serem usadas na fase adulta.
    Ciência hoje, Rio de Janeiro, v. 42, n° 252, set. 2008 (adaptado).
    Em relação a essa descoberta, vê-se que a nova espécie de flebotomídeo
    (A) deve apresentar maior variabilidade genética que seus congêneres.
    (B) deve ter uma fase adulta longa se comparado com seus congêneres.
    (C) é mais vulnerável a desequilíbrios em seu ambiente que seus congêneres.
    (D) está livre de hábitos hematófagos e de transmissão de doenças devido à ausência de machos.
    (E) tem grandes chances de se dispersar para outros ambientes, tornando-se potencialmente invasora.
    Comentário:
    (A) Não é possível apresentar maior variabilidade genética que outros insetos devido à restrição da espécie a cavernas na região amazônica.
    (B) Se a espécie não se alimenta na fase adulta, pode-se concluir que esta fase é curta e não longa, ainda mais se comparada a outros insetos.
    (C) Esta espécie é extremamente vulnerável a desequilíbrios no seu ambiente, pois está restrita num único ambiente (endêmica), sendo incapaz de se adaptar em outros.
    (D) A ausência ou a presença de machos não irá determinar a transmissão ou não de doenças.
    (E) É uma espécie endêmica, restrita a uma região, portanto não conseguirá se adaptar (dispersar) para outros ambientes.
  22. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - Nas últimas décadas os ecossistemas aquáticos têm sido alterados de maneira significativa em função de atividades antrópicas, tais como mineração, construção de barragens, desvio do curso natural de rios, lançamento de efluentes domésticos e industriais não tratados, desmatamento e uso inadequado do solo próximo aos leitos, superexploração dos recursos pesqueiros, introdução de espécies exóticas, entre outros. Como consequência, tem-se observado expressiva queda da qualidade da água e perda da biodiversidade aquática, em função da desestruturação dos ambientes físico, químico e biológico. 

    A avaliação de impactos ambientais nesses ecossistemas tem sido realizada através da medição de alterações nas concentrações de variáveis físicas e químicas da água. Este sistema de monitoramento, juntamente com a avaliação de variáveis biológicas, é fundamental para a classificação de rios e córregos em classes de qualidade de 

    água e padrões de potabilidade e balneabilidade humanas.

    DAvE, M.; GOULART, C.; CALLlSTO, M. Bioindicadores de qualidade de 

    água como ferramenta em estudo de impacto ambiental. Disponível em: 

    http://www.icb.ufmg.br. Acesso em: 9 jan. 2009 (adaptado).

    Se um pesquisador pretende avaliar variáveis biológicas de determinado manancial, deve escolher os testes de

    (A) teor de oxigênio dissolvido e de temperatura e turbidez da água.
    (B) teor de nitrogênio amoniacal e de temperatura e turbidez da água.

    (C) densidade populacional de cianobactérias e de invertebrados bentônicos.

    (D) densidade populacional de cianobactérias e do teor de alumínio dissolvido.

    (E) teor de nitrogênio amoniacal e de densidade populacional de invertebrados bentônicos.
    Comentário: Se um pesquisador pretende avaliar variáveis biológicas de determinado manancial, deve escolher os testes de densidade populacional de cianobactérias e de invertebrados bentônicos. Estes seres vivos servem como bioindicadores da qualidade de água e habitat. Sendo assim, os principais métodos verificam a riqueza de espécies, abundância de organismos resistentes, perda de espécies sensíveis, dentre outros. 
    Teor ou concentração de oxigênio dissolvido é um teste utilizado para verificar os níveis de poluição das águas e para controle dos processos de tratamento de esgotos. Temperatura é uma característica também da água assim como turbidez, que é uma característica decorrente da presença de substâncias em suspensão. O teor de nitrogênio amoniacal é indicativo de contaminação da água e de possíveis condições higiênico-sanitárias insatisfatórias da mesma forma que o teor de alumínio dissolvido remete à toxicidade da água.  
  23. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - Sabe-se que a ingestão frequente de lipídios contendo ácidos graxos (ácidos monocarboxílicos alifáticos) de cadeia carbônica insaturada com isomeria trans apresenta maior risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, sendo que isso não se observa com os isômeros cis.

    Dentre os critérios seguintes, o mais adequado à escolha de um produto alimentar saudável contendo lipídios é:

    (A) Se contiver bases nitrogenadas, estas devem estar ligadas a uma ribose e a um aminoácido.

    (B) Se contiver sais, estes devem ser de bromo ou de flúor, pois são essas as formas mais frequentes nos lipídios cis.

    (C) Se estiverem presentes compostos com ligações peptídicas entre os aminoácidos, os grupos amino devem ser esterificados.

    (D) Se contiver lipídios com duplas ligações entre os carbonos, os ligantes de maior massa devem estar do mesmo lado da cadeia.

    (E) Se contiver polihidroxialdeídos ligados covalentemente entre si, por ligações simples, esses compostos devem apresentar estrutura linear.
    Comentário: Os ligantes de maior massa posicionados do mesmo lado da cadeia conferem a posição cis na molécula, portanto, a ingestão desses lipídios não é prejudicial à saúde. Uma vez que, o desenvolvimento de doenças cardíacas é observado na ingestão de lipídios de cadeia trans (ligantes em lados opostos da cadeia carbônica). 
  24. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - O mar de Aral, um lago de água salgada localizado em área da antiga União Soviética, tem sido explorado por um projeto de transferência de água em larga escala desde 1960. Por meio de um canal com mais de 1.300 km, enormes quantidades de água foram desviadas do lago para a irrigação de plantações de arroz e algodão. Aliado às altas taxas de evaporação e às fortes secas da região, o projeto causou um grande desastre ecológico e econômico, e trouxe muitos problemas de saúde para a população. A salinidade do lago triplicou, sua área superficial diminuiu 58% e seu volume, 83%. Cerca de 85% das áreas úmidas da região foram eliminadas e quase metade das espécies locais de aves e mamíferos desapareceu. Além disso, uma grande área, que antes era o fundo do lago, foi transformada em um deserto coberto de sal branco e brilhante, visível em imagens de satélite.
    MiLLER JR., G. T. Ciência Ambiental. São Paulo: Editora Thomson, 2007 (adaptado).

    Suponha que tenha sido observada, em uma vila rural localizada a 100 km de distância do mar de Aral, alguns anos depois da implantação do projeto descrito, significativa diminuição na produtividade 

    das lavouras, aumento da salinidade das águas e problemas de 

    saúde em sua população. Esses sintomas podem ser efeito

    (A) da perda da biodiversidade da região.

    (B) da seca dos rios da região sob a influência do projeto.

    (C) da perda de áreas úmidas nos arredores do mar de Aral.

    (D) do sal trazido pelo vento, do mar de Aral para a vila rural.

    (E) dos herbicidas utilizados nas lavouras de arroz e algodão do projeto.
    Comentário: 
    A – a perda da biodiversidade não é responsável pelos altos níveis de sal na água.
    B – a seca dos rios não afetaria diretamente as lavouras que poderiam ser irrigadas, o problema está nos ventos salinos que ressecam a vegetação.
    C – a falta de umidade interfere na produtividade das lavouras, mas não equivale ao aumento da quantidade de sal na água. Este efeito é resultado do sal transportado com o vento para este local.
    D – o sal transportado pelo vento causa:
    Diminuição na produtividade da lavoura: o excesso de sal prejudica as plantas (resseca as folhas). A secagem dos rios implica em terra seca no local, o que dificulta ainda mais a agricultura;
    Aumento da salinidade das águas: água salina não é boa para a agricultura (irrigação) e nem para o consumo humano;
    Problemas de saúde: o sal trazido com o vento chega até as residências. A poeira de sal afeta diretamente a respiração, os olhos, e a salinização da água potável a torna imprópria para ser consumida. 
    E – a presença de herbicidas não influi na salinidade da água.  
  25. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - Do veneno de serpentes como a jararaca e a cascavel, pesquisadores brasileiros obtiveram um adesivo cirúrgico testado com sucesso em aplicações como colagem de pele, nervos, gengivas e na cicatrização de úlceras venosas, entre outras. A cola é baseada no mesmo princípio natural da coagulação do sangue. Os produtos já disponíveis no mercado utilizam fibrinogênio humano e trombina bovina. Nessa nova formulação são utilizados fibrinogênio de búfalos e trombina de serpentes. A substituição da trombina bovina pela de cascavel mostrou, em testes, ser uma escolha altamente eficaz na cicatrização de tecidos.
    ERENO, D. veneno que cola. Pesquisa FAPESP. n° 158, abr. 2009 
    (adaptado).
    A principal vantagem deste novo produto biotecnológico é
    (A) estar isento de contaminações por vírus humanos e permitir uma coagulação segura, ou seja, a transformação do fibrinogênio em fibrina.
    (B) estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos que irão transformar as moléculas de protrombina em trombina com a participação de íons cálcio.
    (C) evitar rejeições pelos pacientes que utilizam essa técnica e desta forma transformar eficientemente a trombina em protrombina, responsáveis pela coagulação.
    (D) aumentar a formação do tampão plaquetário uma vez que a trombina é uma enzima que transforma a fibrina em fibrinogênio que estimula a produção de plaquetas.
    (E) esterilizar os locais em que é aplicado graças à ação antibiótica da trombina e o aumento da síntese dos fatores de coagulação no fígado com a participação dos íons potássio
    Comentário: 
    a) A principal vantagem desse adesivo cirúrgico é a não contaminação por vírus humanos, pois os produtos que existem atualmente no mercado são retirados de sangue humano que pode estar contaminado por diferentes vírus. Já o adesivo cirúrgico em testes substitui a trombina bovina pela de cascavel e o fibrinogênio utilizado é o de búfalos.
    b) Substâncias liberadas na ruptura de um vaso convertem a protrombina em trombina na presença de cálcio. Esse estímulo ocorre normalmente no organismo. Por isso não é essa a principal vantagem.
    c) É a protrombina, estado inativo da proteína, que se transforma em trombina no processo de cicatrização.
    d) O fibrinogênio, proteína que participa da coagulação do sangue, se quebra em fibrina quando há alguma lesão no organismo. 
    e) Trombina é uma proteína que converte fibrinogênio em fibrina. 
  26. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - As células possuem potencial de membrana, que pode ser classificado em repouso ou ação, e é uma estratégia eletrofisiológica interessante e simples do ponto de vista físico. Essa característica eletrofisiológica está presente na figura a seguir, que mostra um potencial de ação disparado por uma célula que compõe as fibras de Purkinje, responsáveis por conduzir os impulsos elétricos para o tecido cardíaco, possibilitando assim a contração cardíaca. Observa-se que existem quatro fases envolvidas nesse potencial de ação, sendo denominadas fases 0, 1, 2 e 3.
    O potencial de repouso dessa célula é -100 mv, e quando ocorre influxo de íons Na+ e Ca2+, a polaridade celular pode atingir valores de até +10 mv, o que se denomina despolarização celular.
    A modificação no potencial de repouso pode disparar um potencial de ação quando a voltagem da membrana atinge o limiar de disparo que está representado na figura pela linha pontilhada.
    Contudo, a célula não pode se manter despolarizada, pois isso acarretaria a morte celular. Assim, ocorre a repolarização celular, mecanismo que reverte a despolarização e retoma a célula ao potencial de repouso. Para tanto, há o efluxo celular de íons K+. Qual das fases, presentes na figura, indica o processo de despolarização e repolarização celular, respectivamente?
    (A) Fases 0 e 2.
    (B) Fases 0 e 3.
    (C) Fases 1 e 2.
    (D) Fases 2 e 0.
    (E) Fases 3 e 1.
    Comentário: 
    A - Fase 0 = momento de despolarização
    Fase 2 = momento de polarização
    B - Fase 0 = momento de despolarização
    Fase 3 = momento de repolarização
    C - Fase 1 = momento de polarização
    Fase 2 = momento de polarização
    D - Fase 2 = momento de polarização
    Fase 0 = momento de despolarização
    E - Fase 3 = repolarização
    Fase 1 = polarização 
    À medida que o potencial aumenta a célula é despolarizada. O momento de repolarização ocorre quando a célula retorna ao seu potencial de repouso. 
  27. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - Anemia Falciforme é uma das doenças hereditárias mais prevalentes no Brasil, sobretudo nas regiões que receberam maciços contingentes de escravos africanos. É uma alteração genética, caracterizada por um tipo de hemoglobina mutante designada por hemoglobina S. indivíduos com essa doença apresentam eritrócitos com formato de foice, daí o seu nome. Se uma pessoa recebe um gene do pai e outro da mãe para produzir a hemoglobina S ela nasce com um par de genes SS e assim terá a Anemia Falciforme. Se receber de um dos pais o gene para hemoglobina S e do outro o gene para hemoglobina A ela não terá doença, apenas o Traço Falciforme (AS), e não precisará de tratamento especializado. Entretanto, deverá saber que se vier a ter filhos com uma pessoa que também herdou o traço, eles poderão desenvolver a doença.
    Disponível em: http://www.opas.org.br. Acesso em: 02 mai. 2009 ( adaptado).
    Dois casais, ambos membros heterozigotos do tipo AS para o gene da hemoglobina, querem ter um filho cada. Dado que um casal é composto por pessoas negras e o outro por pessoas brancas, a probabilidade de ambos os casais terem filhos (um para cada casal) com Anemia Falciforme é igual a
    (A) 5,05%.        (B) 6,25%.       (C) 10,25%.         (D) 18,05%.        (E) 25,00%.
    Comentário:
    Pode-se fazer o heredograma.
    Se um casal heterozigoto possui o traço falciforme (pai - AS e mãe - AS) e deseja ter apenas um filho, isso significa que a chance desse filho nascer com a anemia falciforme é de 1 filho para cada 4 filhos. Isso porque um será homozigoto sem traços falciformes, 2 serão heterozigotos com traço falciformes, assim como os pais, e um será homozigoto e possuirá a anemia falciforme.
    Ou seja:
    25% normal (AA)
    50% com traço falciforme (AS)
    25% com anemia falciforme (SS)
    Se são dois casais, a probabilidade é de 1/4 x 1/4= 1/16
    E 1/16 = 0,0625
    Para saber a porcentagem, multiplica-se por 100 = 6,25%
  28. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - Uma parcela importante da água utilizada no Brasil destina-se ao consumo humano. Hábitos comuns referentes ao uso da água para o consumo humano incluem: tomar banhos demorados; deixar as torneiras abertas ao escovar os dentes ou ao lavar a louça; usar a mangueira para regar o jardim; lavar a casa e o carro.
    AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS; FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. 
    Caminho das águas, conhecimento, uso e gestão: caderno do professor 1. Rio de Janeiro, 2006 (adaptado).
    A repetição desses hábitos diários pode contribuir para 
    (A) o aumento da disponibilidade de água para a região onde você mora e do custo da água.
    (B) a manutenção da disponibilidade de água para a região onde você mora e do custo da água.
    (C) a diminuição da disponibilidade de água para a região onde você mora e do custo da água.
    (D) o aumento da disponibilidade de água para a região onde você mora e a diminuição do custo da água.
    (E) a diminuição da disponibilidade de água para a região onde você mora e o aumento do custo da água.
    Comentário:
    A- O uso em demasia de água gera a redução, e não o aumento.
    B- O uso em demasia de água gera a redução, não havendo a manutenção.
    C- Quanto menor a disponibilidade de água mais elevado será o seu custo.
    D- O uso em demasia de água gera a redução, e não o aumento.
    E- O uso em demasia de água gera a redução, consequentemente, o valor da água será mais elevado.
  29. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - O trânsito nas grandes cidades se transformou em problema que exige criatividade e pesados investimentos. A multiplicação dos acidentes, congestionamentos quilométricos e a poluição urbana, por exemplo, preocupam a sociedade. A indústria, por sua vez, teve de investir tanto em segurança ativa, facilitando o controle do veículo pelo motorista, quanto passiva, a fim de diminuir as consequências dos sinistros. A preocupação ambiental engloba também o trânsito, mas uma solução efetiva nessa área não pode se restringir à escolha de combustíveis pouco poluentes. A escritora Raquel de Queiroz, fazendo uma reflexão bem-humorada, em artigo da revista ‘O Cruzeiro’, desafiava o leitor a imaginar como seriam as cidades da década de 1970 com carruagens puxadas por cavalos: “a poluição causada pelos excrementos dos animais literalmente sufocaria a todos”.
    Disponível em: http://www.primeiramao.com.br. 
    Acesso em: 20 set. 2008 (adaptado).
    Com base no texto acima e na situação atual do trânsito, infere-se que
    (A) os acidentes eram mais frequentes na época das carruagens, devido à falta de segurança nos transportes.
    (B) as carruagens à tração animal em circulação têm alto impacto ambiental.
    (C) o número de veículos em circulação nas grandes cidades é parte importante do problema.
    (D) a segurança no trânsito se alcança com base numa escolha responsável da matriz energética.
    (E) a solução para os problemas ambientais da atualidade é o retorno a meios de transporte antigos.
    Comentário:
    A- O texto não menciona, em momento algum, acidente com carruagens.
    B- O texto faz uma ironia em relação aos excrementos dos animais e não da poluição gerada pelos mesmos.
    C- O texto menciona que o grande número de veículos gera engarrafamentos quilométricos e poluição atmosférica, sendo um problema para o meio ambiente.
    D- A escolha responsável da matriz energética melhoraria a questão da poluição atmosférica, e não a segurança.
    E- Em momento algum do texto foi sugerido como solução do problema do trânsito o retorno dos meios de transporte antigo.
  30. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - As queimadas, cenas corriqueiras no Brasil, consistem em prática cultural relacionada com um método tradicional de “limpeza da terra” para introdução e/ou manutenção de pastagem e campos agrícolas. Esse método consiste em: (a) derrubar a florestae esperar que a massa vegetal seque; (b) atear fogo, para que os resíduos grosseiros, como troncos e galhos, sejam eliminados e as cinzas resultantes enriqueçam temporariamente o solo. Todos os
    anos, milhares de incêndios ocorrem no Brasil, em biomas como Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica, em taxas tão elevadas, que se torna difícil estimar a área total atingida pelo fogo.
    CARNEiRO FiLHO, A. Queimadas. Almanaque Brasil Socioambiental. São Paulo: instituto Socioambiental, 2007 (adaptado).
    Um modelo sustentável de desenvolvimento consiste em aliar necessidades econômicas e sociais à conservação da biodiversidade e da qualidade ambiental. Nesse sentido, o desmatamento de uma floresta nativa, seguido da utilização de queimadas, representa
    (A) método eficaz para a manutenção da fertilidade do solo.
    (B) atividade justificável, tendo em vista a oferta de mão de obra.
    (C) ameaça à biodiversidade e impacto danoso à qualidade do ar e ao clima global.
    (D) destinação adequada para os resíduos sólidos resultantes da exploração da madeira.
    (E) valorização de práticas tradicionais dos povos que dependem da floresta para sua sobrevivência.
    Comentário:
    A- Método que prejudica a biodiversidade e gera danos ao meio ambiente.
    B- O texto propõe práticas para o desenvolvimento sustentável, ou seja, aliando necessidades econômicas e sociais à conservação do meio ambiente.
    C- Prejudica a biodiversidade e gera o aquecimento global.
    D- Atividade agressiva ao meio ambiente, potencializando o aquecimento global.
    E- Atividade insustentável, gerando problemas para a população.
     
  31. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - Inundações naturais dos rios são eventos que trazem benefícios diversos para o meio ambiente e, em muitos casos, para as atividades humanas. Entretanto, frequentemente as inundações são vistas como desastres naturais, e os gestores e formuladores de políticas públicas se veem impelidos a adotar medidas capazes de diminuir os prejuízos causados por elas.
    Qual das medidas abaixo contribui para reduzir os efeitos negativos das inundações?
    (A) A eliminação de represas e barragens do leito do rio. 
    (B) A remoção da vegetação que acompanha as margens do rio. 
    (C) A impermeabilização de áreas alagadiças adjacentes aos rios.
    (D) A eliminação de árvores de montanhas próximas do leito do rio. 
    (E) O manejo do uso do solo e a remoção de pessoas que vivem em áreas de risco.
    Comentário:
    A- Prejudicial a atividades econômicas e não suficiente para evitar as inundações naturais.
    B- Atitude que agravaria as inundações, pois, a vegetação ameniza o impacto das águas.
    C- Causaria problemas ainda maiores, pelo fato de a água não infiltrar no solo.
    D- As árvores minimizam o impacto da água no solo, além de contribuir para a absorção de água.
    E- A retirada de pessoas que residem próximas a essas áreas, evitando assim inundações a residências.
     
  32. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - A tabela a seguir apresenta dados coletados pelo Ministério da Saúde a respeito da redução da taxa de mortalidade infantil em cada região brasileira e no Brasil.
    Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 1 out. 2008.
    Considerando os índices de mortalidade infantil apresentados e os respectivos percentuais de variação de 2002 a 2004, é correto afirmar que
    (A) uma das medidas a serem tomadas, visando à melhoria deste indicador, consiste na redução da taxa de natalidade.
    (B) o Brasil atingiu sua meta de reduzir ao máximo a mortalidade infantil no país, equiparando-se aos países mais desenvolvidos.
    (C) o Nordeste ainda é a região onde se registra a maior taxa de mortalidade infantil, dadas as condições de vida de sua população.
    (D) a região Sul foi a que registrou menor crescimento econômico no país, já que apresentou uma redução significativa da mortalidade infantil.
    (E) a região Norte apresentou a variação da redução da mortalidade infantil mais baixa, tendo em vista que a vastidão de sua extensão e o difícil acesso a comunidades isoladas impedem a formulação de políticas de saúde eficazes.
    Comentário:
    A- Método ineficaz, pois os dados são em porcentagem.
    B- A taxa de mortalidade no Brasil ainda é muito elevada, diferentemente dos países desenvolvidos.
    C- Conforme a tabela, a região nordeste é a que apresenta maiores índices de mortalidade infantil, com 32,7 em 2002, e 33,9 em 2004.
    D- A questão não aborda crescimento econômico.
    E- A região norte apresentou variação de 5,2, enquanto região centro-oeste apresentou variação de 3,0, sendo a menor da tabela.
     
  33. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - As cidades não são entidades isoladas, mas interagem entre si e articulam-se de maneira cada vez mais complexa à medida que as funções urbanas e as atividades econômicas se diversificam e sua população cresce. Intensificam-se os fluxos de informação, pessoas, capital, mercadorias e serviços que ligam as cidades em redes urbanas.
    Sobre esse processo de complexificação dos espaços urbanos é correto afirmar que
    (A) a centralidade urbana das pequenas cidades é função da sua capacidade de captar o excedente agrícola das áreas circundantes e mantê-lo em seus estabelecimentos comerciais.
    (B) as grandes redes de supermercados organizam redes urbanas, pois seus esquemas de distribuição atacadista e varejista circulam pelas cidades e fortalecem sua centralidade.
    (C) as capitais nacionais são sempre as grandes metrópoles, pois concentram o poder de gestão sobre o território de um país, além de exportarem bens e serviços.
    (D) o desenvolvimento das técnicas de comunicação, transporte e gestão permitiu a formação de redes urbanas regionais e nacionais articuladas a redes internacionais e cidades globais.
    (E) a descentralização das atividades e serviços para cidades menores ocasiona perda de poder econômico e político das cidades hegemônicas das redes urbanas.
    Comentário:
    A- A centralidade urbana das pequenas cidades ocorre devido facilidade de acesso da população aos bens e serviços, e não exclusivamente a sua capacidade de captar o excedente agrícola das áreas circundantes e mantê-lo em seus estabelecimentos comerciais.
    B- As grandes reses de supermercados se instalam em redes urbanas já formadas, com infraestrutura adequada para sua atuação.
    C- Não necessariamente as capitais nacionais são grandes metrópoles, exportadoras de bens e serviços.
    D- O desenvolvimento das técnicas de comunicação, transporte e gestão, proporciona um sistema de rede que facilita a articulação de bens, serviços e pessoas de diferentes locais. 
    E- Esse processo não gera perda de poder econômico e político das cidades hegemônicas, pois através das redes de comunicação há uma interação entre as atividade desenvolvidas em lugares distintos. 
  34. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - O índio do Xingu, que ainda acredita em Tupã, assiste pela televisão a uma partida de futebol que acontece em Barcelona ou a um show dos Rolling Stones na praia de Copacabana. Não obstante, não há que se iludir: o índio não vive na mesma realidade em que um morador do Harlem ou de Hong Kong, uma vez que são distintas as relações dessas diferentes pessoas com a realidade do mundo moderno; isso porque o homem é um ser cultural, que se apoia nos valores da sua comunidade, que, de fato, são os seus.
    GULLAR, F. Folha de S. Paulo. São Paulo: 19 out. 2008 (adaptado).
    Ao comparar essas diferentes sociedades em seu contexto histórico, verifica-se que
    (A) pessoas de diferentes lugares, por fazerem uso de tecnologias de vanguarda, desfrutam da mesma realidade cultural.
    (B) o índio assiste ao futebol e ao show, mas não é capaz de entendê-los, porque não pertencem à sua cultura.
    (C) pessoas com culturas, valores e relações diversas têm, hoje em dia, acesso às mesmas informações.
    (D) os moradores do Harlem e de Hong Kong, devido à riqueza de sua História, têm uma visão mais aprimorada da realidade.
    (E) a crença em Tupã revela um povo atrasado, enquanto os moradores do Harlem e de Hong Kong, mais ricos, vivem de acordo com o presente.
    Comentário:
    A- Não, apesar do processo de globalização, aspectos locais configuram a cultura de um povo.
    B- O índio entende o jogo de futebol e o show, pois, através dos meios de comunicação tem acesso a esses eventos.
    C- O processo de globalização proporciona para as pessoas, através dos meios de comunicação acesso a informação.
    D- Não, pois isso varia de acordo com a cultura e o contexto histórico de cada população, havendo valores de conhecimento distintos. 
    E- São questões históricas e culturais, não havendo comparações entre diferentes povos e culturas. 
  35. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - Desgraçado progresso que escamoteia as tradições saudáveis e repousantes. O ‘café’ de antigamente era uma pausa revigorante na alucinação da vida cotidiana. Alguém dirá que nem tudo era paz nos cafés de antanho, que havia muita briga e confusão neles. E daí? Não será por isso que lamento seu desaparecimento do Rio de Janeiro. Hoje, se houver desaforo, a gente o engole calado e humilhado. Já não se pode nem brigar. Não há clima nem espaço.
    ALENCAR, E. Os cafés do Rio. in: GOMES, D. Antigos cafés do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Kosmos, 1989 (adaptado).
    O autor lamenta o desaparecimento dos antigos cafés pelo fato de estarem relacionados com
    (A) a economia da República velha, baseada essencialmente no cultivo do café.
    (B) o ócio (“pausa revigorante”) associado ao escravismo que mantinha a lavoura cafeeira.
    (C) a especulação imobiliária, que diminuiu o espaço disponível para esse tipo de estabelecimento.
    (D) a aceleração da vida moderna, que tornou incompatíveis com o cotidiano tanto o hábito de “jogar conversa fora” quanto as brigas.
    (E) o aumento da violência urbana, já que as brigas, cada vez mais frequentes, levaram os cidadãos a abandonarem os cafés do Rio de Janeiro.
    Comentário:
    a) FALSA – O comentário do autor do texto NÃO APRESENTA nenhum tipo de crítica ao cenário econômico da República Velha.
    b) FALSA – A escravidão ligada ao ócio não está TEMATIZADO no texto.
    c) FALSA – A especulação imobiliária NÃO É COLOCADA como fator condicionante ao habito de se fazer intervalos regados com café.
    d) VERDADEIRA – O acúmulo de obrigações do mundo moderno SE RELACIONA COM o fim das pausas em que as pessoas proseavam ou discutiam entre si.
    e) FALSA – As brigas são colocadas como SITUAÇÃO COMUM do tempo em que as pessoas faziam uma “pausa para o café”. 
  36. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - O ecossistema urbano é criado pelo homem e consome energia produzida por ecossistemas naturais, alocando-a segundo seus próprios interesses. Caracteriza-se por um elevado consumo de energia, tanto somática (aquela que chega às populações pela cadeia alimentar), quanto extrassomática (aquela que chega pelo aproveitamento de combustíveis), principalmente após o advento da tecnologia de ponta. Cada vez mais aumenta o uso de energia extrassomática nas cidades, o que ocasiona a produção de seu subproduto, a poluição. A poluição urbana mais característica é a poluição do ar.
    Almanaque Brasil Socioambiental. São Paulo: instituto Socioambiental, 2008.
    Os efeitos da poluição atmosférica podem ser agravados pela inversão térmica, processo que ocorre muito no sul do Brasil e em São Paulo. Esse processo pode ser definido como
    (A) processo no qual a temperatura do ar se apresenta inversamente proporcional à umidade relativa do ar, ou seja, ar frio e úmido ou ar quente e seco.
    (B) precipitações de gotas d’água (chuva ou neblina) com elevada temperatura e carregadas com ácidos nítrico e sulfúrico, resultado da poluição atmosférica.
    (C) inversão da proteção contra os raios ultravioleta provenientes do Sol, a partir da camada mais fria da atmosfera, que esquenta e amplia os raios.
    (D) fenômeno em que o ar fica estagnado sobre um local por um período de tempo e não há formação de ventos e correntes ascendentes na atmosfera.
    (E) fenômeno no qual os gases presentes na atmosfera permitem a passagem da luz solar, mas bloqueiam a irradiação do calor da Terra, impedindo-o de voltar ao espaço.
    Comentário: 
    A- A inversão térmica não se caracteriza pela relação temperatura do ar com umidade relativa do ar.
    B- Esse processo é característico da chuva ácida.
    C- Fenômeno que não gera a inversão térmica.
    D- Não há a formação de ventos em um determinado local durante um período, prejudicando a dispersão das partículas poluentes na atmosfera. 
    E- Processo que caracteriza o efeito de estufa. 
  37. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - No Brasil, entre 2001 e 2007, a renda per capita dos mais pobres cresceu substancialmente. O crescimento anual da renda dos 10% mais pobres foi de 7%, quase três vezes maior que a média nacional de 2,5%. Observe-se que, entre 2001 e 2007, houve
    dois momentos bastante distintos do crescimento da renda dos grupos. Entre 2001 e 2003, a renda média per capita decresceu a uma taxa de 3% ano. Entre 2003 e 2007 essa renda média cresceu 5,4%. Considera-se classe média, aqui, os extratos situados entre o terceiro e o oitavo décimos da distribuição de renda representada nos gráficos.
    PNAD/iPEA. http://www.ipea.gov.br (adaptado)
    Com relação à taxa de crescimento médio da renda familiar per capita entre 2001 e 2003 e considerando-se a distribuição das classes sociais no Brasil, o gráfico mostra que
    (A) a renda da classe média apresentou decréscimo.
    (B) a renda familiar per capita cresceu para os grupos especificados.
    (C) a renda dos 10% mais pobres foi o dobro da média nacional.
    (D) ela decresceu linearmente com relação aos décimos da distribuição.
    (E) o decréscimo mais acentuado foi para os 10% mais ricos,
    sendo de 2,8%.
    Comentário:
    A- Analisando o gráfico, fica evidente que a renda da classe média sofreu decréscimo. Sendo a classe média composta pelos extratos situados entre o terceiro e oitavo décimos da distribuição de renda representados no gráfico. 
    B- Conforme o gráfico, houve decréscimo na renda familiar na classe média e para os mais ricos.
    C- Conforme a análise do gráfico, os 10% mais pobres não representa o dobro da média nacional.
    D- Apresentou variações, o que é notório analisando as oscilações no gráfico.
    E- O decréscimo mais acentuado foi de 4,1 para os 10% mais ricos.
     
  38. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - Desde o início da colonização, a Amazônia brasileira tem sido alvo de ação sistemática de extração de riquezas, que se configurou em diferentes modos de produção e de organização social e política [...]. Se a Amazônia dos rios foi o padrão que marcou mais de quatro séculos de ocupação europeia, a coisa começa a mudar de figura nas três últimas décadas do século XX.
    SAYAGO, D.; TOURRAND, J.F.; BURSZTYN, M. (Org.). 
    Amazônia: cenas e cenários. Brasília: UnB, 2004.
    Entre as transformações ocorridas na Amazônia brasileira, nas três últimas décadas, destaca-se
    (A) a estatização das empresas privadas como garantia do monopólio da exploração dos recursos minerais pelo poder público.
    (B) o interesse geopolítico de controle da fronteira, o que representou maior integração da região com o restante do país, por meio da presença militar.
    (C) a reorganização do espaço agrário em minifúndios, valorizando-se o desenvolvimento da agricultura familiar e o desenvolvimento das cidades.
    (D) a modernização tecnológica do modo de produção agrícola para o aumento da produção da borracha e escoamento da produção pelas estradas.
    (E) a implantação de zona franca nas fronteiras internacionais, a exemplo da Guiana Francesa e Venezuela.
    Comentário:
    a) FALSA – A estatização de empresas não aparece enquanto prática corrente do poder público nas três últimas décadas.
    b) VERDADEIRA – O controle das fronteiras se tornou uma questão de grande importância mediante o reconhecimento das várias riquezas ligadas à biodiversidade encontrada no ecossistema amazônico. Além disso, a proteção das fronteiras pode ser relacionada ao intenso tráfico de drogas presente nesta região.
    c) FALSA – A distribuição de terras a pequenos núcleos familiares não aparece na atual feição econômica do espaço amazônico, hoje marcado pelo desenvolvimento da indústria madeireira e a criação de gado bovino.
    d) FALSA – O auge da produção da borracha foi somente observado até a primeira metade do século XX. Depois disso, a atividade seringueira ocupou menor espaço. Além disso, vale ressaltar que o transporte ainda é um sério problema infraestrutural dessa região.
    e) FALSA – A única zona franca criada nesse recorte de tempo se localiza no interior do território brasileiro, na cidade Manaus.
     
  39. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - O intercâmbio de ideias, informações e culturas, através dos meios de comunicação, imprimem mudanças profundas no espaço geográfico e na construção da vida social, na medida em que transformam os padrões culturais e os sistemas de consumo e de produção, podendo ser responsáveis pelo desenvolvimento de uma região.
    HAESBAERT, R. Globalização e fragmentação do mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: EdUFF, 1998. 
    Muitos meios de comunicação, frutos de experiências e da evolução científica acumuladas, foram inventados ou aperfeiçoados durante o século XX e provocaram mudanças radicais nos modos de vida, como por exemplo,
    (A) a diferenciação regional da identidade social por meio de hábitos de consumo.
    (B) o maior fortalecimento de informações, hábitos e técnicas locais.
    (C) a universalização do acesso a computadores e a internet em todos os países.
    (D) a melhor distribuição de renda entre os países do sul favorecendo o acesso a produtos originários da Europa.
    (E) a criação de novas referências culturais para a identidade social por meio da disseminação das redes de fast-food.
    Comentário:
    A- Aspectos da cultura local são responsáveis pela diferenciação regional.
    B- Através do processo de globalização, as informações tendem a se tornarem globais, isso ocorre através do avanço tecnológico e dos meios de comunicação em escala mundial.
    C- Nem todos os países são providos de internet.
    D- Esse processo não gera melhor distribuição de renda entre os países do Sul.
    E- O Enem considera essa alternativa correta, no entanto, as redes de fast-food não podem ser consideradas elemento único na criação de novas referências culturais para a identidade social.
  40. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - O Ministro da Saúde disse em audiência pública em 2009 que é justo acionar na Justiça o gestor público que não provê, dentro de sua competência e responsabilidade, os bens e serviços de saúde disponibilizados no Sistema Único de Saúde (SUS). Mas observou que a via judicial não pode se constituir em meio de quebrar os limites técnicos e éticos que sustentam o sistema. 
    Segundo o ministro, a Justiça não pode impor o uso de tecnologias, insumos ou medicamentos, deslocando recursos de destinações planejadas e prioritárias e – o que surpreende muitas vezes –com isso colocando em risco e trazendo prejuízo à vida das pessoas.
    Disponível em: http://www.stf.jus.br. 
    Acesso em: 7 maio 2009.
    A preocupação do ministro com o acionamento da justiça para garantia do direito à saúde é motivada
    (A) pelos conflitos entre as demandas dos pacientes, as possibilidades do sistema e as pressões dos laboratórios para incorporar novos e caros medicamentos à lista do SUS.
    (B) pelas decisões judiciais que impedem o uso de procedimentos e medicamentos ainda não experimentados ou sem a necessária comprovação de efetividade e custo-benefício.
    (C) pela falta de previsão legal da garantia à assistência farmacêutica ao conjunto do povo brasileiro, o que gera distorções no SUS.
    (D) pelo uso indiscriminado de medicamentos pela população brasileira, sem consulta médica, medida que foi garantida por decisão judicial.
    (E) pelo descompromisso ético de profissionais de saúde que indicam apenas tratamentos de alto custo, fragilizando o SUS.
    Comentário:
    A- A utilização de medicamentos sugeridos por laboratórios e implantação de novas tecnologias irão gerar custos elevados, o que ocasionaria o deslocamento de verba de outras áreas planejadas e prioritárias para serem destinadas a saúde pública.
    B- O texto não menciona decisões judiciais que impedem o uso de medicamentos não experimentados.
    C- O texto não faz referência a esse processo.
    D- Não é mencionado o uso de medicamentos indiscriminado pela população brasileira.
    E- Esse fato não é constatado no texto.
  41. ENEM-2009-PROVA CANCELADA - Os dados dos gráficos a seguir foram extraídos da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD), do instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a respeito da população nas cinco grandes regiões brasileiras. O gráfico da esquerda mostra a distribuição da população brasileira, em milhões de habitantes e, o da direita, mostra o percentual da população que reside em domicílios urbanos sem saneamento básico adequado.
    iBGE/PNAD, 2007. Disponível em: http://www.ibge.com.br. 

    Acesso em: 10 out. 2008.

    Considerando as informações dos gráficos, a região que concentra o menor número absoluto de pessoas residentes em áreas

    urbanas sem saneamento básico adequado é a região
    (A) Norte.      (B) Nordeste.      (C) Sudeste.      (D) Sul.      (E) Centro-Oeste.
    Comentário:
    A Região Sul, com uma população aproximada de 26 milhões de habitantes, tem cerca de 21%, ou seja, 5,5 milhões de pessoas vivendo sem saneamento básico. É a região com um menor número de habitantes nessa situação, já que 21% da sua população total compreende menos que o percentual da população de outras regiões.
    Norte – 15 milhões de habitantes – 9 milhões vivem sem saneamento.
    Nordeste – 52 milhões de habitantes – cerca de 23 milhões vivem sem saneamento.
    Sudeste – 80 milhões de habitantes – 9,6 milhões vivem sem saneamento.
    Centro-Oeste – 13 milhões de habitantes – 6,9 milhões vivem sem saneamento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário